top of page

N.O

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 17 de fev. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2021

O lado obscuro da educação na Coreia do Sul.


N.O" é a 2ª faixa do 1º mini álbum do BTS, "O!RUL8,2?". A música aborda como o sistema educacional, especialmente na Coréia, transformou as crianças em 'máquinas de estudar', como resultado da importância da educação ser entranhada nos alunos pela sociedade. Os jovens/estudantes que são forçados a estudar sem parar, à sempre se importar demais com as notas, em ser um bom aluno, em ter um futuro de sucesso, uma carreira estável, correr atrás do dinheiro, etc., e como esse estilo de vida afeta os estudantes negativamente. BTS tenta encorajar os jovens a tomar à frente, se defender e dizer não a esse ideal triste, mas normalizado, e a realizarem seu próprio sonho.


Aviso: Por ser uma música que fala sobre a pressão que os jovens sofrem com o estilo de vida dos estudantes na Coreia do Sul, a análise pode ter assuntos delicados como depressão e suicídio. Mil desculpas :(



Irei fazer uma análise somente da letra da música e deixando um post separado para uma análise mais profunda somente no MV.


“[Gancho: RM]

Uma boa casa, um bom carro, essas coisas trarão felicidade?

Em Seul para o SKY, seus pais ficariam felizes?”


RM começa questionando se o sonho de ter dinheiro é a fonte para felicidade, e é o que todo ser humano sabe mas ninguém admite ou finge não saber: não, dinheiro não compra felicidade. Coisas materiais não trazem a felicidade pura e verdadeira. Seus sonhos devem ser sobre as alegrias da vida, e não sobre dinheiro.


"Em Seul para o SKY..."


SKY é um acrônimo para as três maiores universidades na Coreia do Sul, Seoul National University, Korea University e Yonsei University; SKY é o sonho de muitos estudantes, uma conquista, um futuro que a maioria dos adultos querem para os seus filhos. Porém RM fez uso também do humor ácido dando duplo sentido a palavra, se referindo ao "céu" (sky em inglês). "Em Seul para o céu...", em que dá a entender que a pressão dos estudos levam alguns alunos ao suicídio.


Num artigo que eu li de 2011, dizia: “Mais de 80% dos sul-coreanos cursam o ensino superior, e a concorrência por um lugar numa boa universidade -cujo diploma é garantia de uma vida próspera- começa no ensino médio. Em média, cada família gasta mais dinheiro em aulas particulares e cursinhos do que qualquer outro país participante da OCDE, preparando seus filhos para o vestibular nacional.”. Resumindo, muita pressão é posta nos jovens podendo levar a fins trágicos.


"seus pais ficariam felizes?"


“[Verso 1: Jungkook]

Sonho se foi, não há tempo para respirar

Escola, casa e sala de informática é tudo o que temos

Vivemos a mesma vida

E ter que se tornar o número um

Para nós, é como um espião duplo entre sonho e realidade”


A música “N.O” é uma continuação de “No More Dream”, porém a pressão sofrida é vista como maior, sonhos perdidos, dificuldade em viver. Enquanto que em “No More Dream” BTS diz que ter o seu próprio sonho é o mais importante, e você deve sempre se levantar e defender esse sonho; em “N.O” BTS parece estar perdendo esse sonho, e mostra como é a vida de quem tenta viver o sonho de outra pessoa.


Na Coreia os estudantes não tem tempo para lazeres, hobbies, é todo dia a mesma coisa: escola, tutoria e casa. Muitos querem ser o número 1, há muita pressão pra ser o número 1, mas alguns não conseguem lidar com a dura realidade, não aguentam ter que viver por um sonho que muitas vezes não são deles e viver ao mesmo tempo a realidade.


“[Verso 2: Suga]

Quem foi que nos transformou em máquinas de estudo?

É o número um ou uma falha

Eles nos prendem em fronteiras, os adultos

Não há escolha senão consentir

Mesmo se pensarmos simplesmente, é a sobrevivência do mais apto

Quem você acha que nos faz pisar até em nossos amigos íntimos para subir? O que?”


Suga expõe os adultos que são os responsáveis por dificultar a vida dos jovens, impõe ideias, sonhos, metas, não dão opções e os prendem em fronteiras. Alunos na Coreia do Sul estudam em média 12 horas por dia, muitas vezes para tentar atingir as altas expectativas que os adultos tem com relação aos jovens.


Foram ensinados a chegar em primeiro, a serem o número 1, e com tanta pressão imposta, independe de como foi o caminho para conseguir isso. "Os fins justificam os meios". "Sobrevivência do mais forte". Podendo até ser uma opção pisar nos amigos mais íntimos para chegar no tão sonhado destino. "Outra coisa que os sul-coreanos falam muito é a competição intensa: todo mundo quer ir para as melhores universidades, todo mundo quer que seus filhos se saiam bem. Tudo isso é psicologicamente prejudicial."


“[Pré-refrão: V, Jungkook]

Os adultos me dizem que as dificuldades são apenas momentâneas

Para suportar um pouco mais, fazê-lo mais tarde


As dificuldades que os jovens/estudantes passam, ao olhos dos adultos, são passageiras e serão resolvidas no futuro com o dinheiro ou depois que entrarem nas universidades. Falam para aguentar um pouco mais, “engolir o choro”, e continuar, que uma hora tudo se resolve.


"[Refrão: Todos, Jungkook, Jimin]

Todos dizem não!

Isso não vai mais funcionar

Não seja capturado nos sonhos dos outros

We roll (We roll) We roll (We roll) We roll

Todos dizem não!

Tem que ser agora

Ainda não fizemos nada

We roll (We roll) We roll (We roll) We roll”


BTS volta para a luta principal tratada em “No More Dream” de lutar pela sua vida, pelo seus sonhos e não ficar preso nos sonhos dos outros, eles convidam os ouvintes a se rebelar, a dizer NÃO, e tem que ser agora antes que seja tarde demais.


A frase “We roll (We roll) We roll (We roll) We roll” eu não encontrei uma tradução literal que traduzisse o significado real da frase, então eu decidir explicar.

We roll” foi uma frase que ficou muito popular uns 7 anos atrás, derivada da frase “That’s how I/we roll” podendo significar, “é assim que as coisas funcionam por aqui” ou “é assim que a gente faz”. Portanto, na música, pode indicar que os jovens se rebelando contra os adultos é o jeito deles mostraram como as coisas vão funcionar daqui pra frente.


Todos dizem não!” (“Everybody say NO!”)


A palavra “NO” é um acrônimo para “No Offense” (sem ofensa, em português), dando um tom de sarcasmo à frase, na minha opinião. Uma tentativa de demonstrar respeito à geração mais velha enquanto ao mesmo tempo você se rebela contra a cultura do estudo exagerado imposta por eles.


“[Verso 3: J-Hope]

Quero comer e me divertir, quero rasgar meu uniforme

Ganhar dinheiro, bom dinheiro, mas eles já me veem torto

Minha conta bancária obscura, minha infelicidade ultrapassou seu limite

Uma fábrica de suspiros enquanto estudava, um ciclo contínuo”


j-hope fala que só quer se divertir, aproveitar a sua vida de jovem, esquecer os estudos por um momento, quer só ganhar um bom dinheiro pois não vê a necessidade de ganhar muito para ser feliz. Mas essas ideias são vistas como errada. E assim continua o ciclo constante de estudos obrigatórios acompanhados de suspiros, por querer estar em outro lugar em vez de uma mesa de estudos.


“[Verso 4: RM]

Os adultos dizem que é tão fácil

Dizem que estou a caminho da felicidade

Então, como você explica minha infelicidade?

Não há tópicos de conversa além de estudar

Lá fora, há tantas crianças como eu, vivendo a vida de uma marionete

Quem assumirá a responsabilidade?”


As gerações anteriores à dos meninos teve um estilo de vida, e dificuldades, diferentes comparado com a deles, com todas as crises que a Coreia do Sul sofreu, Guerra da Coreia, e entre outros conflitos, fazendo com que os mais velhos veem uma facilidade maior no estilo de vida dos mais jovens.


Os adultos dizem que o caminho é fácil e que esse caminho leva a felicidade, e você percorre ele estudando, muito. Porém há a dúvida, então porque os jovens estão tão infelizes? Ninguém dá explicação para infelicidade deles, ninguém leva a sério. As conversas tem base os tópicos acadêmicos, estudo e mais estudo. Todos vivendo como marionetes, controlados pelos adultos, sem controle da própria vida e do próprio destino.


E quem assumirá a responsabilidade? Quem se responsabilizará pelas consequências, infelicidades e destinos trágicos dos estudantes???


Então é por isso que todos nós devemos dizer NÃO!


“[Outro]

Todos dizem não!

Todos dizem não!

Todos dizem não!

Todos dizem não!”



;)


FONTES:


Reportagem de Stefania Gozzer, da BBC News Mundo - https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51450570


Comments


© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page