top of page

OUTRO: EGO

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 9 de fev. de 2020
  • 9 min de leitura

Atualizado: 28 de set. de 2021

Já peço desculpas antecipadas se esse post ficar muito longo, e a leitura cansativa ou demorada, mas como essa música tem várias referências e análises utilizando psicologia eu não posso ter o desrespeito de fazer uma explicação sucinta. Devo isso ao Hobi, que fez uma música tão maravilhosa independente do ângulo ou profundidade que você analisa ela.

Utilizei de base para as minhas próprias análises um vídeo de um canal do YouTube que eu sigo, e amo muito, há algum tempo: DKDKTV. A explicação que vou fazer tem o meu ponto de vista e as minhas opiniões pessoais com relação a música, não tiro a credibilidade de outras teorias/explicações, cada um pensa e ver as coisas de um jeito.

O vídeo que eu vou usar está em inglês, mas vou colocar ele aqui caso alguém queira assistir. Porém como a linha de pensamento que o David usou para explicar o MV foi basicamente a mesma que eu tive quando o assisti, o post vai falar quase tudo o que está no vídeo. [[David se você estiver lendo isso, o que é pouco provável, eu acho que a gente divide os mesmos neurônios]]

Outro: Ego, “Comeback Trailer: Ego”, foi lançado no dia 3 de fevereiro de 2020 (data KST; então dia 2 de fevereiro no Brasil), cantada por j-hope e fala, mais especificamente, sobre o EGO dele, quem ele é. Primeiro vou explicar o que é EGO na definição de Jung, que é o livro (Jung’s Map of the Soul) e a psicologia utilizada de base nessa nova Era MOTS.

EGO: a identidade com si próprio.

De acordo no Carl Jung o Ego é “parte constituinte da mente humana, como um processo funcional composto por tudo aquilo que vimos, convivemos e percebemos. Sendo assim, é muito mais do que o simples “eu”, é a junção de lembranças, sentimentos e ideias que posicionam nosso comportamento e nos tornam conscientes.”, portanto o Ego é o que permite que as experiências recebidas se tornam parte da Consciência; em outras palavras, é o responsável por desvendar e interpretar o desconhecido e o que se encontra no inconsciente. E essa definição de Ego vai estar muito presente no MV Outro: Ego.

O Ego também foi descrita no MV como sendo o destino final da jornada de “conhecer a si mesmo”; depois de reconhecer as suas Personas e aceitar as suas Shadows (Sombras), você chega ao Ego, você conclui quem é o “eu”. Essa jornada é chamada de “individuação”, que é a predominância do “self”; o objetivo da personalidade é de chegar à auto realização e conhecimento do próprio “self”.

“O Self é a meta da nossa existência, por ser ele a mais completa expressão da combinação a que estamos fadados e que denominamos individualidade.” (Carl Gustav Jung)


Depois de entender esses conceitos apresentados acima, por mais que sejam confusos, fica mais fácil de encontrar as referências da psicologia no MV. Então vamos dar uma olhada no video para ter uma melhor visualização dos conceitos mostrados.



Começa com uma retrospectiva do primeiro vídeo lançado pelo BTS, intro do álbum 2 Cool 4 Skool, e mostrando depois flashes dos MVs mais recente até o primeiro, do debut; dando a impressão de que a música vai fazer uma análise de toda a trajetória do j-hope.


“Eu volto todos os dias

Para o meu “eu” de ontem

Para a vida de desistir

Eu me deixei ir embora

Mas neste mundo, você sabe

Existem verdades inalteradas

O tempo corre para a frente

Não há se’s, mas’s ou talvez’s”

No video parece que o j-hope está voltando para o passado, indo na direção contrária de “EGO”, “HOPE”, “MY WAY”, mas dá para perceber que o caminho continua andando para frente, como se ele tivesse tentando voltar atrás mas andando numa esteira. “O tempo corre para a frente”. Resumindo, você não consegue voltar atrás, e não consegue mudar o passado.

“Memórias quase esquecidas retornam

Toque do Diabo, lembrança fatídica

Ainda me pergunto, por que eles acenaram novamente

Todo dia me pergunto, adivinhe,

Chicoteie, repita oh”

É possivel conectar essa parte com uma parte em “I Need U”, em que j-hope desmaia e aparece num hospital, fazendo referência também aos tempos antigos, como se tivesse um Diabo no seu ouvido sussurrando:



“Você quer voltar atrás e ser normal novamente?”


Isso mostra o estado de inconsciência onde j-hope se questiona, se torturando, se as decisões que ele tomou foram as certas.

“Nada disso vai mudar, então

Tranco minhas preocupações novamente, fecho

Quanto amor?

Quanta alegria?

Acalme-me e fique calmo, sozinho”

J-hope percebe que não importa quantas vezes ele passa por esse processo de se questionar, de duvidar das suas decisões, nada vai mudar. E mesmo machucado ou cansado da sua vida atual ele reconhece a quantidade de amor e alegria que ele recebe devido ao seu status, fazendo ele sair desse transe e de volta à realidade.


“Yeah, eu não ligo, é tudo

Escolhas pelo meu destino, então estamos aqui

Olhe para frente, o caminho está brilhando

Continue indo agora

Pronto, prepare e comece”

J-hope finalmente aceita que o seu passado e seu presente foram suas escolhas, seu destino. No MV mostra ele andando numa estrada, dessa vez para frente e na direção certa; essa estrada é um dos caminhos do Mapa da Alma (Map of the Soul). É possível ver várias letras formando várias palavras chaves: "TRUST"; "EGO"; "MAP OF THE SOUL"; "MYSELF".

"O caminho, caminho, caminho

Onde quer que seja o meu caminho

Apenas Ego Ego Ego

Apenas confiar em mim mesmo”

A música muda nessa parte ficando bem animada, alegre, divertida, indicando que j-hope não tem mais nenhum arrependimento com relação as escolhas que ele fez, que o futuro é dele e ele deve confiar em si mesmo. É possível ver várias homenagens ao ARMY no MV: as estrelas; a cor roxa; e nome ARMY que aparece várias vezes durante o MV; mostrando que somos também motivo da felicidade do j-hope e uma parte dele.


Vemos também traços da Sombra, Ego, e Persona do j-hope coexistindo enquanto ele dança, indicando o "Self"; que eu expliquei no começo, que para uma auto realização deve-se reconhecer todas as camadas da alma humana.

“Não a vida de j-hope, mas a de Jung Ho-Seok que aparece

Deve ter sido cheio de arrependimento sem esperança até eu morrer

Minha dança estava perseguindo fantasmas

Culpando meu sonho, perguntando por que vivo e respiro

Oh meu deus

Deus, Deus, Deus”

J-hope relembra da sua vida como Jung Hoseok e não j-hope do BTS, achando que a sua vida seria cheia de arrependimentos sem “hope”, utilizando os dois sentidos da palavra: “Esperança” e “j-hope” que é o seu nome no BTS. Dizendo que a sua dança, seu sonho, estaria perseguindo fantasmas se não existe j-hope, fazendo com que ele questionasse a sua existência.

“Uh, o tempo passa

Sete anos de angústia finalmente saem

Opressões todas resolvidas

Em meu coração vêm respostas dos meus mais confiáveis”


Depois de anos j-hope finalmente coloca toda a angústia e preocupações para fora, todas as opressões são resolvidas, mais nenhum arrependimento. Vemos o letreiro da loja mudar de “HOPE RECORDS” (registros de esperança) para “HOPES RECORD” (registros do Hope = j-hope), e dentro na loja tem os álbuns do BTS e as músicas do j-hope como artista solo.


“Apenas uma esperança, apenas uma alma

Apenas um sorriso, apenas um ‘você’

Resposta definitiva à verdade do mundo

Apenas um e imutável ‘eu’, certo”

J-hope cita característica que compõe ele: esperança (hope), alma, sorriso e o “você” (너) é o ARMY. E reafirmando que tudo isso é imutável.

Uma referência que eu gritei muito, quase engasguei, quando eu assisti o MV pela primeira vez, foi a referência ao filme Kingsman. A escolha do filme foi perfeita quando você percebe que a narrativa do filme se parece muito com tudo o que representa ou de como é o processo de se tornar um idol.


No filme o personagem principal, Gary “Eggsy” Unwin, é uma pessoa comum que é recrutado por uma organização secreta de espiões que reconheceu o seu potencial para participar de uma missão de salvar o mundo. Todo o treinamento para se tornar um espião é pesado e cansativo, colocando muitas vezes a pessoa no seu limite – fazendo um paralelo com o treinamento de se tornar um idol. J-hope que antes era Jung Ho-Seok, agora é uma pessoa com capacidade e oportunidade de produzir um impacto semelhante à “salvar o mundo”, com as suas músicas; as mensagens nelas; vídeos; e vários outros conteúdos produzidos pelos meninos e pelo BTS.

Dentro da alfaiataria é onde o personagem se transforma, de uma pessoa comum para alguém que irá salvar o mundo; e é quando j-hope entra na alfaiataria, se olha no espelho questionando novamente as suas escolhas mas decide virar as costas para esse questionamento que não é mais necessário, ele aceita as suas sombras (pois quando abre a passagem secreta / passagem secreta para o inconsciente, está tudo escuro = as sombras). Essa parte também pode ser considerado um paralelo com o filme Kingsman, pois o personagem também deve aceitar as suas sombras com o intuito de se transformar num espião.

O labirinto visto representa o Mapa da Alma, uma jornada da vida, cheia de escolhas; mas o importante é confiar em si mesmo, e não importa o caminho que siga, vai ser o "seu" caminho. Eu achei um paralelo bem legal com o labirinto de Epilogue: Young Forever, em que os meninos durante o clip também tem que sair de um labirinto, mas aqui vemos o Hobi entrando em um.



As mensagens são diferentes mas ao mesmo tempo não. Em YF o labirinto representa a libertação do medo de crescer e virar adultos e também se libertar das sombras que assombravam os meninos, por isso durante o MV vemos cenas dos MVs antigos, do que aconteceu com eles durante o BU. Vemos várias referências das "tragédias" sofridas na Era HYYH. E após sairem do labirinto, eles se encontram numa pista de aeroporto, indicando que estão livres para voar e seguir em frente. Já em EGO, o Hobi entra no labirinto como meio de encontrar o final do Mapa da Alma. Ele já tem carga emocional e conhecimento suficiente de si mesmo para enfrentar o labirinto, ele não precisa mais "fugir" ou se libertar de suas sombras.



“Caminho, eu confio, Caminho que eu vou

O Caminho, Caminho, Caminho

Tornou-se meu destino, tornou-se meu núcleo

Onde quer que seja meu caminho

Tão duro e tão triste quanto é

Somente Ego Ego Ego

Isso me tranquilizou e me disse quem eu sou

Apenas confie em mim mesmo”

Como já sabemos que Ego é quem você é, nessa parte que fala “Tão duro e tão triste quanto é/Somente Ego Ego Ego/Isso me tranquilizou e me disse quem eu sou” j-hope diz que todas as dificuldades que ele viveu são preciosas e fazem parte de quem ele é, pois fizeram ele entender quem ele realmente é.

O cenário do MV muda mostrando j-hope chegando em algum tipo de cidade futurística, as placas indicam “Future”, “One Way”, “Go Straight FUTURE”, "Road to Myself", “Follow Your Dream” e “Prohibited” que seria proibido retornar = proibido voltar atrás. Alguns podem dizer que a cena dá a impressão de que Jhope está indo na direção contrária do que as placas indicam, mas eu acho que isso foi proposital.

Acompanhe a minha linha de pensamento: A cidade é o destino final, podemos chamar a cidade de Ego, portanto, Ego era o destino final; como foi explicado no começo sobre a psicologia de Jung. Após j-hope chegar à cidade parece que o carro está andando no sentido contrário, querendo sair da cidade, o que é natural do ser humano fugir do seu autoconhecimento, porém logo depois mostra uma cena onde j-hope está sentado em cima do carro no centro da cidade. Isso indica que não é possível voltar atrás quando se chega no centro de si mesmo.


“Mapa da Alma

Mapa de Tudo

Esse é o meu Ego,

Esse é o meu Ego”

A cidade Ego é o centro do j-hope, seu núcleo, então é possível ver vários sinais/letreiros indicando isso: “HOPE”; “EGO”; “ARMY”; “MY EGO”; “MY WAY”; “TRUST MYSELF”; “정호석” (jung hoseok); “自我”(ego/self); “中心”(centro).

Concluindo, o final da jornada é o autoconhecimento – cidade Ego, centro do j-hope – pois o “Ego” (pela definição de Jung) é o responsável por interpretar e aceitar as sombras e personas do indivíduo, levando o que se está no inconsciente para o consciente, assim construindo o Self.

OBS: muitas vezes o “Ego” pode ser assimilado ao “Self”, sendo considerados a mesma coisa (no coreano a palavra para ego é a mesma para self “자아”), pois o “Ego” é uma peça crucial para a formação do “Self”. Porém há uma pequena diferença, na minha interpretação, que seria que o “Self” é um destino mais preciso, talvez a perfeição do ser humano, onde o indivíduo entende 100% quem ele é, já o “Ego” seria um degrau abaixo; por isso eu acredito que a escolha do BTS pelo “Ego” como destino final e não o “Self” foi proposital.

“De quem você era no início, as boas ou más escolhas que fez, o caminho que tomou, o atual ‘você’ e o que está esperando por você no futuro, tudo fazem parte de você. Você não deve se envergonhar de nenhuma parte da sua vida ou de si mesmo, não deve tentar esconder ou negar; todos os arrependimentos e dúvidas da sua vida são naturais, mas depois que você começa a aceitar tudo e começa a se amar de verdade, no final levará a um centro forte e estável e formará seu ego."

Curiosidade #1: é que na estrada, a “faixa de pedestre”, se virar a imagem na vertical forma a palavra “길로” que significa “caminho”

Curiosidade #2: na placa do carro, está escrito BTS 13613, data do debut do BTS

Curiosidade #3: a placa de limite de velocidade está o número 7, o que pode indicar que não se deve andar muito rápido, 7 devem andar juntos

Curiosidade #4: as galinhas em cima do muro, referência da música “Chicken Noodle Soup”

Curiosidade #5: numa das placas na cidade tem o número 94, indicando o ano que j-hope nasceu (1994)

Curiosidade #6: no vídeo o David faz uma conexão da música “Outro: Ego” com a música “Answer: Love Myself”, e ele explica mais sobre o Ego e o Self, vai lá dar uma olhada, é bem interessante!

;)


FONTES:

Julia Zayas -

Evandro Rodrigo Tropéia -


Comentários


© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page