Awake - Short Film
- M. N. C.
- 23 de nov. de 2021
- 11 min de leitura
Antes de começar a análise do Short Film Awake é bom lembrar que toda a Era Wings, principalmente os Short Films, foram baseados no livro Demian de Hermann Hesse. Então para um melhor entendimento, eu aconselho a você à ler a nossa resenha desse livro (se você não leu esse livro) que tem aqui no Wiki mesmo, ou até mesmo ler o post de Referências de Livros, onde eu falo logo no começo do post um pouco mais dessa referência em cada Short Film.
WINGS Short Film #7 AWAKE, sétima curta lançado da série de Short Films da Era Wings. Mostra um sonho abstrato baseado na história do personagem Kim Seokjin do Universo BTS, com o título referente à música solo do membro Jin.
A Era Wings veio como consequência dos acontecimentos que vimos na Era HYYH, em que entramos no interior psicológico de cada personagem após perderem a sua inocência devido aos eventos anteriores. Fazendo uma retrospectiva sobre o personagem Kim Seokjin e o que aconteceu da Era HYYH e Wings, temos:
Seokjin é o mais velho do grupo de amigos, e o protagonista observador principal de todo o Universo BTS. Seu histórico familiar é bastante complicado - como podemos ver durante os relatos no The Notes. Um detalhe bem importante de seu personagem são a utilização de câmeras. Com isso vemos bastante durante o BU o Jin vendo o mundo através das lentes das suas câmeras. Durante o Webtoon Save Me, vimos que Seokjin quer o melhor para os seus amigos, quer ver eles felizes, muitas vezes no começo da história ele se questiona como os seus amigos estão, se eles estão bem, e depois que a trama começa, ele faz de tudo para tentar salvar os seus amigos.
Durante toda a Era HYYH vemos Seokjin feliz perto de seus amigos (como vemos nos MVs dessa Era), porém todo o caminho percorrido por ele durante essa Era para tentar salvar os seus amigos de um final trágico (como vemos na webtoon Save Me) gerou consequências que deixou marcas. Na Era Wings vemos um Seokjin mais sério, como se estivesse abalado pelos acontecimetos.
Algumas simbologias presente na vida de Seokjin:
- Smeraldo;
- Lírios;
- Ponto (aquele fone de ouvido que faz o retorno do palco);
- Câmeras e polaroid.
Falando um pouco de uma das simbologias, temos que a flor de Smeraldo é uma flor fictícia que faz parte de uma lenda italiana, com o significado "esmeralda" em italiano. De acordo com a lenda, a flor Smeraldo existiu na "Cittá Di Smeraldo" (que significa: cidade de esmeralda), localizada no norte da Itália durante os tempos medievais, mas abandonada após a praga da peste negra.

Agora relembrando também do esquema que foi a Era Wings. Durante essa Era tivemos duplas que tinham suas histórias interligadas, porém Seokjin não tinha dupla por ele ser o centro da história, sendo o protagonista muitas vezes observador, e um ponto de conexão entre as histórias. E isso vemos no curta Awake, onde podemos observar várias referências dos outros curtas.
Começando então a análise do curta, temos que o vídeo começa da seguinte forma:
"The bird fights its way out of the egg. The egg is the world. Who would be born must first destroy a world. The bird flies to God. That God's name... is... Abraxas."
"O pássaro luta para sair do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer deve primeiro destruir um mundo. O pássaro voa para Deus. O nome do Deus... é... Abraxas."
E aqui vemos uma citação do livro Demian. Vamos "desmembrar" o significado dessa frase primeiro:
Quem é Abraxas?
De acordo com o dicionário português, abraxas significa "Pedras gravadas, que contêm símbolos religiosos de certas seitas". E uma curiosidade é que a palavra foi inventada pelo heresiarcha Basílides e formada de sete letras que, tomadas numericamente, formavam entre os Gregos o número 365, número dos dias do ano (ΑΒΡΑΣΑΞ é 365).
Porém devido a várias confusões e mudanças ao passar dos anos, das traduções e interpretações, as opiniões referente a Abraxas foram diversas. Entendido muitas vezes como um deus egípcio e um demônio, o psicólogo Jung (Que ouvimos muuuuuito falar dele na Era MOTS), descreve Abraxas em Sete Sermões aos Mortos como um ser, um deus, acima do Deus Cristão e o Diabo, combinando os dois oposto em um único Ser. E é basicamente essa combinação das definições que conhecemos como o "bem" e o "mal", que é mostrada em Demian [livro], gerando todo um conflito de interpretações.
Essa frase em específico, ditada no começo do curta Awake, resume de uma maneira bem simples e curta o livro Demian, tudo que Sinclair viveu e aprendeu durante sua jornada, e também resume bastante o conceito da Era Wings combinada com a Era HYYH. Tanto no livro quanto no Universo BTS, durante essas duas Eras, a ingenuidade e a dúvida são deixadas para trás, sendo substituídas pela vontade de potência e o conhecimento de si mesmo (começando a jornada, dessa Era para frente, do autoconhecimento [Era MOTS] e do aprendizado de amar a si mesmo [Era Love Yourself]). Foi assim que, no livro o jovem Sinclair, e os meninos durante toda a sua jornada do BU, conseguiu responder as questões que atormentavam suas vidas, rompendo com o mundo ideal e ilusório e, enfrentando o mundo real, o mundo adulto.
Todo o conceito e filosofia por trás dessa Era é um encontro de dúvidas, certezas, tristeza, felicidade, dor, prazer, ingenuidade, amadurecimento, vida e morte. Vemos a vida dos meninos sendo transformada e seu mundo sendo destruído. A procura pelo autoconhecimento, é turbulento e ultrapassa as fronteiras de tudo que eles acreditavam e achavam que era o certo, pois na verdade 'A luta entre o bem contra o mal é falsa!'. E é basicamente isso que essa primeira frase quer nos dizer; para nascer, primeiro temos que destruir um mundo, nossa concepção de mundo, e assim romper toda a concepção de 'bem' e 'mal' que temos, pois o mundo são os dois unidos. Abraxas.
Começando então uma análise do curta em si, temos o primeiro cenário: Um cômodo com paredes de cor clara, aparentemente sem janelas e somente uma porta que vemos posteriormente, um chão de cor azul, uma mesa toda posta no centro, um espelho, um abajur.
A mesa que teoricamente serviria para mais pessoas, apenas uma pessoa está sentada, mostrando mais claramente, em combinação com o cenário geral, um sentimento de solidão. Nesse cenário também vemos simbologias de outros membros, a maçã (Jimin), o espelho (Namjoon), o lírio do próprio Seokjin da Era anterior, um pássaro (Jungkook) na mesinha atrás, o fogo das velas (Yoongi), e a garrafa com comprimidos vermelhos (Hoseok).



Com isso o curta começa com Seokjin sozinho, num cômodo fechado parecendo uma "prisão" por ter somente uma saída/entrada (representando a situação que ele viveu no loop temporal, em que tinha que viver o mesmo dia várias e várias vezes sem poder sair ou seguir em frente, até que completasse o que foi proposto - de salvar seus amigos). O clima da cena é melancólico, onde ele está rodeado de objetos que representam seus amigos.
Seokjin também é visto usando um ponto de som no ouvido, esse ponto pode significar várias coisas, na minha opinião. Mas primeiro deixa eu resumir o que é esse ponto.
O fone de retorno in ear - ponto - é muito utilizado por músicos profissionais, e te possibilita de ouvir o seu som e também o produzido pelo resto da banda.
Então os significados, pela minha interpretação, do ponto que aparece em Seokjin em Awake, seriam:
1) Mostrar uma conexão com o "mundo" externo, "a quebra da quarta parede", em que o mundo do Universo BTS é fictício e o personagem Seokjin é interpretado pelo idol Jin. Vemos essa "quebra da quarta parede" várias vezes durante a Era HYYH, onde vemos Jin olhar diretamente para a câmera como se olhasse para o telespectador.
2) Ainda na mesma linha de pensamento, em que o ponto representa uma conexão com o "mundo" externo, acredito que pode representar também o fato dele ser o único que sabe das viagens no tempo, sempre lembrando de tudo que aconteceu com ele nas várias versões de mundo, nos vários mundos paralelos, e também lembrando de tudo que aconteceu com seus amigos nesses mundos paralelos.


Ao tirar o ponto do ouvido Seokjin quebra essa ponte entre o mundo externo e o que ele está vivendo. Ao fazer isso parece que ele não vê mais sentido em manter essa conexão, como se ele desistisse de tudo, de tentar fugir da escuridão. E um pouco mais para frente no curta a gente vê a escuridão tomando o local.

Com isso Seokjin olha hesitante para a maçã*, que agora representa a tentação retratada na Era Wings. Ele leva a maçã próximo a boca, tentando não provar o fruto proibido, e no final decide largar a maçã.


*O que a maçã representa em Demian: A maçã foi o começo de tudo para Sinclair no livro Demian. Foi quando ele mentiu pela primeira vez.
Introduzindo um pouco o contexto, temos o que chamamos de ponto de vista cainista, que surgiu da história de Caim e Abel. Segundo a Bíblia, Caim matou seu irmão Abel por ciúmes, após Deus ter recusado sua oferenda, configurando o primeiro homicídio da humanidade. Entretanto, há os que defendem que, na verdade, a explicação da história é bem mais simples: “o homem forte matou o homem mais fraco”. E esse ponto de vista se chama ponto de vista cainista.
Em Demian esse ponto de vista foi introduzido logo no começo, e tudo ocorre surpreendentemente entre dois meninos (Sinclair e Kromer), após uma aula sobre religião. Para se gabar do valentão do bairro [Kromer], Sinclair mente dizendo que roubou algumas maçãs, porém esse mentira desencadeou muitos outros problemas para Sinclair, pois Kromer passou a chantageá-lo para não contar ao dono das frutas.
**em Lie, música solo do Jimin, tem bastante a utilização da maçã, mostrando essa ligação com a mentira.

Por isso que quando Jin recusa a maçã, ele recusa um caminho cheio de obstáculos e sombras, que foi o que aconteceu com Sinclair após mentir. Em vez disso, Jin tenta fotografar as flores que representam a juventude efémera em HYYH, mas as velas se apagam o forçando a ficar na escuridão. Mostrando que mesmo recusando o fruto, não tem como fugir das sombras.


Lírio branco, uma flor símbolo que está sempre junto do Jin durante o Universo BTS, simboliza a pureza de corpo e alma, a inocência, a lealdade, o amor incondicional, mas na Grécia antiga era um símbolo de amores proibidos e da tentação, talvez pelo seu odor acre e doce, levemente erótico. Símbolo de amor e glória, o lírio traduz a confiança, o abandono completo e a dedicação a Deus, porque, embora não tecendo nem fiando, está mais bem vestido do que Salomão em toda a sua riqueza, como escreveu Mateus em "Olhai os lírios do campo...".
Conseguimos ver a tragetória dessa flor durante o BU, incrementando o significado do momento (voltar as imagens no início para ver as fotos com a flor). O lírio aparece despedaçado no chão, somente as pétalas, em um vaso caído - podendo representar a quebra da inocência e da pureza; em formato de imagem no Jin - significando que há dentro de si o que o lírio representa; aparece no espelho refletindo outra flor (celósia*) - mostrando essa dualidade do mundo e do ser humano, em que não há somente um lado; aparece novamente, em preto e branco, em um vaso no MV de Epiphany, representando a volta da vida mas sem cor; também aparece em formato de botão, a flor fechada, nas fotos do álbum MOTS 7 - significando talvez estar fechado para o mundo e sem ser modificado por ele.
Após todo uma análise e interpretação das flores, e como elas aparecem, acredito que o lírio representa literalmente o personagem Seokjin no Universo BTS, e todo o caminho que ele percorre, e tudo que ele é e vive.
*Celósia: É uma flor extravagante, exótica, aveludada, chamativa, e suas cores por ser tão vibrante faz muitos pensarem que é de mentira. Será que fez sentido o uso dessa flor no Universo BTS em contraste com o lírio?




Continuando o Short Film, o quarto inteiro é tomado pela escuridão, e cobre todos os símbolos que representam os meninos. Jin olha fixamente para a câmera e uma frase aparece.
꿈이 없었다 = não tive sonhos
Ele levanta e segue a maçã até ao quarto iluminado que contêm mais vários artefatos relacionados com os personagens, só que diferentes dos que estavam no outro cômodo.

O quarto se assemelha ao quarto de Seokjin no webtoon Save Me, mostrando a conexão com todo o Universo, e também onde tudo começou (as viagens no tempo).




A porta se fecha mostrando que por dentro há vários arranhados, parecendo que foram feitos por unhas. Passando uma impressão de um quarto de confinamento, em que a pessoa dentro dele estar querendo muito sair. Se formos interpretar o quarto como a situação em que Jin está vivendo, ou que o quarto representa ele mesmo e seu mundo, é como se ele estivesse querendo sair desse mundo (O pássaro luta para sair do ovo. O ovo é o mundo).





Vemos aqui novamente uma simbologia do Yoongi, e também um paralelo com o vídeo de 화양연화 on stage: prologue.



Novamente, Seokjin queima as pétalas da flor, tal como em MV's anteriores, em uma tentativa de desfazer os erros do passado. As pétalas representam os meninos, tal que a mesma quantidade de pétalas é a mesma quantidade de personagens, 6. O quarto fica então distorcido, como um sonho lúcido, um pássaro passa voando e ele abre as cortinas para um novo dia de luz.
Parece que o pássaro conseguiu quebrar o ovo e sair do mundo/ovo. Todo o cenário e a sensação da cena se modifica e parece que Seokjin acordou para uma outra realidade, ou será que para outro mundo?




Vemos também outro paralelo com os outros Short Films, a cena que o foco é no olho, mostrando a conexão entre todos eles. E logo depois vem a seguinte cena:


A janela se transforma num espelho, tal que eu interpretei como uma referência à frase: "Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo" - Leonarda da Vinci. Seokjin se olha no espelho, como ele vem fazendo no decorrer de todo o Universo BTS, só que dessa vez, o espelho parece ser um portal para outra dimensão, deixando mais claro ainda que Jin acordou para uma realidade totalmente diferente da que ele estava acostumado.
Outra frase aparece na tela:
"울기도 웃기도 많이 했지만 모두 꽤나 아름다웠어" = Choramos muito e rimos muito, mas eram todos lindos.
Indicando que mesmo vivendo tudo que viveu, todos os momentos difíceis e os alegres, eles viveram juntos, todos os meninos; e até os momentos escuros foram lindos, pois estavam juntos, e porque agora eles estam começando a entender que até as sombras nos moldam e são momentos lindos por nos complementar e construir quem somos. Agora, após quebrar o mundo para poder viver no mundo, que o BTS começar a entender quem eles são por completo.


Jin sai da cama e vai para a única porta do cômodo. Antes que dava para o primeiro cômodo que aparece no Short Film (onde tinha a mesa), agora dá para um corredor, em que vemos um contraste com luzes e sombras, metade iluminado e metado em sombras. Jin passa pela maçã que ainda está no chão, anda lentamente pelo corredor observando e tocando as paredes.

O papel de parede tem desenhos de Abraxas, o deus da luz e da escuridão, e no fundo está o desenho do corvo.



Novamente, Seokjin retorna à luz e deixa para trás seis fotografias com os símbolos que representam os seus amigos. As polaroids parecem que foram tiradas recentemente pois aos poucos as imagens vão aparecendo, indicando que tudo estará registrado eternamente.



Interpretando de maneira geral essa última cena do corredor, temos uma ótima representação da frase citada no começo do Short Film:
"O pássaro luta para sair do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer deve primeiro destruir um mundo. O pássaro voa para Deus. O nome do Deus... é... Abraxas."
Jin, o passáro (e também representando todos os meninos), sai do ovo e passa por tudo naquele corredor 'da vida': momentos iluminados e momentos de escuridão; rodeado por Abraxas que é o símbolo de maior representatividade na Era Wings. Chegando no final, ele se vira para a luz como se estivesse chegado no final, olha para a câmera com a certeza de que está livre e sai. Pois ele finalmente está acordado [Awake].
O símbolo inicial de Seokjin/Awake parece passar por várias transformações. De primeira, nos passa a impressão de correntes ou algo desse tipo, nos levando a pensar em como o personagem Seokjin se vê constantemente preso às voltas no tempo e às tentativas falhas de tentar reparar todos os erros seus e de seus amigos a fim de salvá-los das tragédias previstas.
Em seguida, o símbolo muda. Parece se quebrar ou se dividir em diversos pedaços. Podemos então interpretar como uma consequência diante de tantas linhas do tempo e tantas cenas horríveis que Seokjin presenciou. Isso pode quebrar uma pessoa, e realmente o machuca. Porém, mesmo quando está exausto, sobrecarregado e sem esperança, prestes a desistir de tudo, ele sempre pensa em seus amigos e diz, como está na letra de Awake: “Talvez eu nunca possa tocar o céu / [...] Mas eu quero tentar correr só mais um pouco”.
Outra possibilidade de interpretação surge ainda ao pensarmos na metáfora presente em “Demian” que foi citado no Short Film de Awake: O pássaro irrompendo a casca do ovo e alçando voo.
Imagine como se o símbolo de Seokjin fosse a casca do ovo pouco a pouco craquelando e prestes a irromper - o que acontece na sequência é uma explosão de luz, como se finalmente foi acordado e a casca foi quebrada.
FONTES:
Demian e sua relação com a maçã - Jeniffer Geraldine
Demian ou o fim do mundo - Sociologia do absurdo
Abraxas - Dicionário , Wikipédia
Lírio - Significado
Comments