top of page

We are Bulletproof: the Eternal (MV) #FESTA2020

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 13 de jun. de 2020
  • 7 min de leitura

11 de Junho de 2020. FESTA 2020. BTS lançou o MV de "We are Bulletproof: the Eternal" depois de quase 4 meses que a música foi lançada no álbum "Map of the Soul: 7", o MV foi feito em animação e cheio de referências aos MVs passados, mostrando que cada momento que passou faz parte da vida de cada um dos membros, do BTS e do ARMY.


Nessa análise tentarei mostrar todas as referências que eu encontrei assistindo ao MV, e também mostrar os paralelos entre os clipes passados, junto com seus significados. Já separe um lenço porque se você já chorava ouvindo a música, que nem eu, e chorou vendo o MV, saber as referências e seus significados deixa tudo mais profundo e sentimental.



Numa primeira observação é possível ver que os cartoons representam a história do BTS, de sua carreia, em ordem cronológica, desde do MV "No More Dream" até o último MV (em que eles estavam junto com a gente, em shows, apresentações...) que saiu, "Boy With Luv". Para quem acompanha eles à mais tempo foi como se tivesse visto a vida deles, todos esses anos, todas as suas conquistas, passarem diante de nossos olhos por 4 minutos e 32 segundos enquanto toca uma das músicas mais tocantes do álbum.


Então vamos começar...


O primeiro membro à aparecer é o Namjoon, e eu não acho isso uma coincidência, pois Namjoon foi o primeiro membro a ser escalado para o grupo em 2010. Vemos um paralelo entre o RM atual e o Rap Monster de antigamente lá do começo da carreira. Namjoon da Era Map of the Soul se encontrando com o Namjoon da Era No More Dream, mostrando também todo o conceito que foi trabalhado nesses últimos álbuns, eles se conhecendo, se aceitando, aceitando seu passado como parte de si mesmo, e se amando.


Num estúdio de dança, representando a luta, persistência, e noites de ensaio e trabalho duro, para chegar onde eles chegaram.



Logo depois vemos o cenário de "No More Dream". As características chaves do MV, o ônibus, as caixas, as pichações, podem ser vistas na cena de "We are Bulletproof: the Eternal".



Logo depois vemos V no cenário de "We are Bulletproof Pt 2", o chão característico todo de ladrilhos branco e preto. Um paralelo é visto aqui, entre a coreografia de "No More Dream" no cenário de "We are Bulletproof Pt 2", em que dá entrada para a parte do Suga.




Depois vemos o MV de "N.O". O cenário branco, as mesas, as pílulas vermelhas.



Próxima referência é de "Boy in Luv", o cenário estilo escola, o corredor.



Próxima referência à um MV antigo é a de "Danger", com o Jimin presente no cenário.



Eu percebi que em todos os cenários de referências aos MVs passados, apenas um membro aparecia, sozinho, isolado; enquanto que a música mostra que no começo de tudo era nada além de só sonhos, dias nublados, noites viradas treinando dança e canto.


"Jogue tudo o que você tem

Primeira luta com o mundo, não quero morrer

Mas tanta dor, muito choro

Então, lâminas nada afiadas"


Com isso vemos os cenários se destruindo, e os meninos sendo consumidos. Pode significar os momentos difíceis da luta que eles tiveram no começo para conseguir um lugar na indústria do kpop, ganhar visualização, fama, reconhecimento por tudo que eles batalharam.



Vemos vários pontos importantes nessa parte do MV. O espelho que refletia o Namjoon se quebra, podendo significar a quebra do sonho de se ter um futuro, pois o reflexo é do RM (Era Map of the Soul), e é o único paralelo entre o passado e o futuro. E depois vemos Rap Monster (Namjoon da Era No More Dream) se afogando.


No livro "Magic Shop", que deu origem ao conceito de mesmo nome na Era Love Yourself do BTS, mostra uma técnica para conseguir realizar os seus sonhos, que consiste em visualizar o seu futuro/sonho numa porta de vidro, num espelho mais especificamente. A ideia é de que se você consegue visualizar o seu futuro claramente em sua mente, ele se torna possível. Com isso a quebra do espelho, no momento que mostra uma das épocas mais difíceis da carreira do BTS, representa a perda da esperança de se ter um futuro como artista.


Nessa parte entra também o conceito de oceano/deserto que o BTS já tratou em músicas passadas. O oceano representa o sucesso, e o deserto representa o fracasso. Porém se sabe que no fundo do oceano se tem areia, criando a ideia de que quanto mais fundo no sucesso você vai, quando mais você se "afoga" no sucesso, você acaba encontrando um deserto, encontrando o fracasso. Muitas vezes o BTS, no passado, pensou ter encontrado seu oceano mas que no final sempre dava de cara com um deserto.


Os cacos do espelho se tornam "facas" afiadas que vão em direção à outro membro, representando os "nãos" recebidos durante suas vidas, os fracassos, as decepções, tudo aquilo que aconteceu e que desmotivou eles à continuar lutando. Porém nessa parte vemos que isso nunca os desmotivou realmente, pois eles estavam sempre levantando.



Nessa parte do video para frente vemos um outro protagonista super importante na história do BTS. Um luz roxa. É possível ver que essa luz roxa foi o motivo para eles continuarem lutando ainda mais, elas aparecem aos poucos e depois vão se multiplicando... Essa luz roxa é mais conhecido como ARMY, fãs do BTS (Adorable Representative M.C for Youth).



Vemos as luzes roxas se transformarem em pétalas de flores. Eu particularmente achei as pétalas bem parecidas com as de cerejeira, por ser uma flor bem conhecida na Coreia do Sul também e estar ligada a primaveira, faria sentido ser esse tipo de flor utilizada no MV, criando assim também uma conexão com o MV e música "Spring Day".


"As pétalas da sakura simboliza o amor, felicidade, renovação e a esperança"

Depois que o BTS se encontra com o ARMY eles ganham um novo motivo para continuar, uma energia à mais. E nós também.


Vemos assim todos os membros juntos, se encontrando no cenário de "Young Forever", que é uma música muito significativa para o grupo. A música foi escrita num momento difícil que o BTS estava passando, várias emoções misturadas, dúvidas sobre a carreira, suas vidas pessoais e como idols.


"Eu tento me confortar

Eu digo para mim mesmo que o mundo não é perfeito

Começo a me deixar ir"

"Sob as pétalas de flores que caem

Eu corro, tão perdido neste labirinto"


Após o encontro de todos os membros, eles passam correndo por vários cenários de MVs passados, mostrando que o tempo passa rápido e com a fama tudo ficou mais corrido. Vemos então: "I Need U", "Run", "Blood Sweat & Tears", "Not Today", "Spring Day".



Vamos fazer uma retomada rápida no significado da música, e também do cenário de "Spring Day"; a música tem como principal ponto o sentimento da saudade e de como o tempo é cruel quando uma pessoa está nesse estado. A música usa como metáfora duas estações do ano, o inverno representado o período de saudade, a tristeza interna; e a primavera representando o reencontro, o término da tristeza (término do inverno).


Paralelamente, no período da primavera existe os festivais onde se é possível observar as flores, as pétalas, de cerejeira caindo, mantendo a conexão das luzes roxas se tonando pétalas.


Portanto, a música "Spring Day" tem uma mensagem de conforto, de que a primavera um dia chega e vamos nos reencontrar de novo.


Outro paralelo que eu achei bem legal é na letra de "Spring Day":


"Como uma pequena poeira que flutua no ar

Como uma pequena poeira

Se eu fosse a neve que voa

Eu poderia ter te alcançado"


E logo vemos os meninos sentados envolta de uma fogueira no cenário de "Spring Day", e uma luz roxa vem voando que nem uma poeira pequena, um floco de neve caindo, passando por cada um deles. Se olharmos bem vemos que as roupas e cabelos são da época do "Wings Tour: The Final" em Seul, um dos momentos também mais marcantes da história do BTS. Para quem não conhece o show, ou nunca viu, eu aconselho à ver, o show foi marcante, emocionante, tocante, foi um mar de emoções com certeza.



A luz roxa se transforma numa baleia, mas não uma baleia qualquer, uma Whalien 52. A música de mesmo nome do BTS foi inspirado nessa baleia chamada baleia dos 52 hertz, essa baleia também é conhecida como a baleia mais solitária do mundo pois a frequência de seu canto está em 52 hertz, e essa é uma frequência muito mais alta que a vocalização da maioria das baleias, tornando ela incomunicável entre as outras baleias.


Essa baleia representada em "Whalien 52" se tornou um símbolo do ARMY e do BTS, significando que somos únicos, e mesmo nos sentindo sozinhos e até desmotivados por não ter ninguém nos entendendo ou nos escutando, nunca devemos desistir pois um dia o nosso canto será ouvido. Nossa voz será escutada.


"Eu sigo para o meu futuro

Com o mar azul

Acredito em meus kertz"


"Até as baleias que estão longe de mim

Vão eventualmente me ver

Eu canto novamente hoje"



A baleia (ARMY) ajuda o BTS à subir aos céus, enquanto que o BTS ajuda a baleia a seguir o caminho certo mostrando a direção. A representatividade dessa cena é linda, pois é possível ver uma ajuda mútua entre todos. Com a ajuda dos fãs o BTS foi capaz de subir ao topo, ser reconhecido, realizar os seus sonhos como artistas e como pessoas; enquanto que o BTS sempre esteve ali para nos ajudar, nos guiar, com suas músicas, suas palavras sábias e momentos de afeto.


A baleia volta a se transformar em luz, porém essa luz se multiplica, indicando que o BTS ao nos tocar com suas músicas, suas experiências de vida e lições de vida, nos faz multiplicar, o ARMY foi aumentando. As luzes se movem e se moldam no formato de um estádio de show, mostrando mais uma vez que as luzes roxas representam o ARMY, as ARMY BOMBS (lightsitck do BTS).



As luzes se espalham novamente se transformando numa galaxia, um céus cheio de estrelas, e como diz na música "Heartbeat":


"Eu tenho gritado seu nome por este universo

Agora eu não preciso de espaço

Eu tenho você-niverso e pronto"

(jogo de palavras com universe e you-niverse)


Somos o universo deles. E eles o nosso.



Vemos também referência à apresentação da música "Born Singer" no Wings Tour: The Final.




Vemos o Hobi segurando o prêmio do MAMA, representando um dos momentos mais sensíveis para o BTS e ARMY, o MAMA de 2018.


Depois uma passarela se forma no palco levando até o símbolo que representa o ARMY, junto com a frase "Nós somos sete junto com você".



E com isso todas as luzes são atraídas para o símbolo do ARMY que ao se abrir como uma porta se transforma no símbolo do BTS, indicando que o BTS só é o BTS junto com o ARMY.



O MV termina com o BTS num campo de flores como se estivessem na primavera, fazendo novamente um paralelo à música "Spring Day" e as luzes roxas como sendo as pétalas de flores.


As roupas e os cabelos mostram ser do MV "Boy With Luv", último MV lançado em que o BTS e o ARMY estavam juntos, pois devido à atual situação do mundo com a pandemia e a quarentena, o último comeback do álbum "Map of the Soul: 7" não teve performances com a presença dos fãs.






;)


 

Bem pessoinhas é isso... O MV ficou lindo e cheio de referências do jeito que eu gosto. Não coloquei tudo que eu vi mas tentei mostrar as maiores referências. Fique agora com uma edit que eu encontrei no pinterest mas não sei de quem é...



1 Comment


Valesca Keps
Valesca Keps
Jan 08, 2024

Eu amei, muito obrigada por essa interpretação e análise maravilhosa. Vc foi perfeita Army. 💜💜💜💜💜💜💜

Like

© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page