top of page

시차 - My Time

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 6 de mar. de 2021
  • 7 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2021

9ª faixa do álbum "Map of the Soul: 7" e um solo do Jungkook, a música fala sobre o tempo vivido pelo artista cronologicamente desde o tempo de trainee em 2011 na Bighit até virar um idol.


 

Escrito por Sleep Deez, RM, Richelle Alleyne, Printz Board, Pdogg, Jungkook, Jayrah Gibson

Produzido por Sleep Deez, Pdogg

Copyright BigHit Entertainment

Performance de Jungkook (BTS)

 

"[Verso 1: Jungkook]

24, parece que me tornei um adulto mais rápido do que todos os outros

Minha vida tem sido um filme, o tempo todo

Corri para onde o sol nasce todas as noites

É como se eu tivesse ido para o amanhã de alguém

[...]"


Aos 24 anos de idade (idade coreana; 22 na idade internacional)*, JK reflete como na sua vida tudo aconteceu muito rápido, saiu de casa muito cedo, teve que trocar a sua juventude de garoto "comum" por dias como trainee, teve que crescer e amadurer muito rápido por consequência da vida de trainee e depois de idol.


Com isso Jungkook vai passando muito rápido de cena após cena no filme de sua vida, que está sendo assistida o tempo todo; correndo para o sol até durante as noites, como se tivesse que viver tudo muito rápido, sem aproveitar o presente, pois tem sempre algo à frente te esperando para acontecer.


Na música "Reflection" cantada por RM, também tem uma abordagem parecida.


"Eu sei

Cada vida é um filme

Temos estrelas e histórias diferentes

Temos noites e manhãs diferentes

Nossos cenários não são apenas enfadonhos

Eu acho esse filme muito divertido"


Assuntos como vida adulta, amadurecimento e crescer na vida muito rápido, são muito falados nas músicas do BTS desde o debut. Na música "Shadow", por exemplo, cantada por Suga ele fala sobre o medo de não suportar o crescimento rápido demais da fama, em consequência de tudo que vem junto.


"Acontece que estou voando mais alto

Por favor não me deixe brilhar

Não me decepcione

Não me deixe voar"


Outra música que aborda a vida adulta é "No More Dream", que fala dos adultos querendo forçar sonhos e um futuro na vida dos jovens.


"O mesmo dia chato, todo dia só se repete

Adultos e pais nos amontoam com sonhos presos no lugar

O emprego dos sonhos nº 1 ... serviço público?"


"[...]

O menino que achou o mundo muito grande

Continue correndo, pegue o microfone

Amigos andando de metrô, estarei no modo avião

Ao redor do mundo arrasando, eu fiz minha própria loteria

Mas é muito rápido? Existem vestígios de perdas

Não sei o que fazer com isso, estou vivendo do jeito certo?

Por que estou sozinho em um tempo e espaço diferente?"


Enquanto que seus amigos andam de metrô (literalmente) para ir para escola, faculdade, trabalho, fazem coisas comum de jovens; JK está vivendo em modo avião (metaforicamente), desconectado do mundo, offline, vivendo de modo diferente da maioria dos jovens, andando de avião (literalmente) para as lugares que vai, viajando o mundo à trabalho.


Jungkook fez sua própria carreira, sua própria fama, sua riqueza. Viaja ao mundo deixando a sua marca e "arrasando", mas será que tudo acontece muito rápido? Partes dele vai ficando para trás, se perde muita coisa quando se passa muito rápido, detalhes não apreciados completamente, 'não se observa a estrada num carro em alta velocidade'.


E com isso parece que ele está vivendo num mundo paralelo, onde só ele sabe o que vive, como vive, onde tudo é diferente. "Por que estou sozinho em um tempo e espaço diferente?"


"[Refrão: Jungkook]

Oh, eu não posso te chamar, eu não posso me segurar em você

Ai não posso

E sim você sabe, sim você sabe

Oh, eu não posso te chamar, eu não posso te tocar

Ai não posso

Me avise"


No refrão Jungkook se refere ao tempo, e como ele sabe que não é possível se segurar ao que já passou. Ele entende a perda que foi viver tudo tão rápido.


Pode ser que tenha uma conexão com a música "Let me know" do álbum "Dark&Wild" pois foi a primeira coisa que pensei quando li a letra da música em inglês e vi a última frase do refrão onde fala "let me know". Em "Let Me Know" temos a história de um relacionamento que acabou mas o menino ainda quer saber como a garota está, por isso a expressão "let me know", "me avise", "me deixe saber", "me informe"; se prendendo em algo que já acabou.


Talvez a conexão entre "My Time" e "Let Me Know" está na comparação de que não é possível se segurar em algo que já passou. Em que JK tenta se segurar ao seu passado (oportunidades) e destaca o maior sacrifício que ele fez para chegar ao topo.


"[Pós-refrão: Jungkook]

Posso algum dia (consertar) encontrar meu tempo? (Sim, eu vou encontrar meu tempo)

(consertar) encontrar meu tempo

Algum dia (consertarei) encontrarei meu tempo"


O pós-refrão tem uma palavra peculiar na letra em inglês, "finna" que significa "consertar algo", bem parecida com a palavra "gonna" que significa "vai/vou" - na parte "Posso algum dia (consertar) encontrar meu tempo?". Passando a mensagem: Jungkook se pergunta se em algum momento ele terá tempo para recuperar o seu tempo perdido, as oportunidades perdidas, por ter que treinar e trabalhar.


Uma curiosidade sobre essa parte da música, é que foi especificamente escrita pelo JK e ele escolheu esse jogo de palavras. Namjoon numa live comenta sobre essa parte na utilização da palavra "finna":

"Todos presumiram que eu escrevi e quando digo a eles que Jungkook o escreveu, ninguém acredita em mim. Para mim, é tudo sobre como soa. Poderíamos ter corrigido um pouco, mas seria o mesmo? Eu gosto do jeito que soa."

"[Verso 2: Jungkook]

Oh, eu acho que estava ontem

Porque todo mundo anda muito rápido

Sou uma criança que cresceu sem saber (como uma criança que se perdeu)

Isso me pegou, oh, apenas tropeçando

Parece que estou vagando

Não sei o que fazer com isso, estou vivendo isso certo?

Por que estou sozinho em um tempo e espaço diferente?"


Novamente Jungkook fala que acha que tudo está acontecendo muito rápido, o futuro te pegou desprevenido, deixando atordoado. Cada dia algo novo sem ter tempo de assimilar o que passou. Será que está vivendo sua vida de maneira correta? Porque parece que não está no mesmo plano que as outras pessoas? É possível viver num tempo e espaço diferente?


Imagina você no lugar dos meninos. Ter uma vida corrida por anos; perder oportunidades de fazer algo 'comum' por estar sempre com a agenda cheia; correr numa velocidade que deixa para trás partes de si mesmo, e muitas vezes amigos; achar que nunca terá tempo de fazer tudo que quer; achar que só você está vivendo a vida que tem, se sentindo sozinho as vezes. Alguns de nós pensam assim, parece que estamos sozinhos no nosso universo, nesse espaço e tempo que só cada um de nós vive.


Por ter perdido parte de sua adolescência e necessitar amadurecer muito rápido, JK pode as vezes se sentir como uma criança, o mesmo garoto de antes.


"[Refrão: Jungkook]

Oh, eu não posso te ligar, eu não posso te segurar

Ai não posso

E sim você sabe, sim você sabe

Oh, eu não posso te ligar, eu não posso te tocar

Ai não posso

Avise


[Pós-refrão: Jungkook]

Posso algum dia (consertar) encontrar meu tempo? (Sim, vou encontrar meu tempo)

(consertar) encontrar meu tempo (sim)

Algum dia (consertarei) encontrarei meu tempo (Oh, sim)


[Ponte: Jungkook]

Às vezes, quando estou com falta de ar

Eu uso meu chapéu baixo e continuo correndo

Sim, eu não preciso saber para onde vou

Mesmo que seja o oposto do sol

Uma vez para o presente

Duas vezes para o passado

Feliz por termos nos conhecido

Agora até o fim"


Mesmo em momentos de dificuldade é preciso continuar correndo, pois sempre tem algo num futuro próximo e não se pode parar. As vezes não se sabe para onde eles estão correndo, e muitas vezes eles nem querer saber. Vivendo o presente ("Uma vez para o presente"), correndo para o futuro e lamentando o passado ("Duas vezes para o passado"). Óbvio que Jungkook não se arrepende de ter a vida que tem, sua vida possibilitou conhecer seus fãs, amigos, conhecidos, pessoas de todos os tipos, países diferentes; e que vai levar até o fim.


O uso do "chapéu baixo" mais conhecido como bucket hat é um acessório muito comum entre os idols (principalmente em público), que começou com o fashionista do kpop G-Dragon.


G-Dragon



"[Refrão: Jungkook]

Oh, eu vou te chamar, eu vou te

Oh eu vou

E sim você sabe, sim você sabe

Oh, eu vou te chamar, vou te tocar

Oh eu vou

E você sabe"


No último refrão da música, há uma mudança na letra, comparado com o anterior. Agora Jungkook canta que vai alcançar o seu tempo, vai se conectar, recuperar seu passado. Nada é perdido, pra tudo há um equilíbrio. Mesmo com a correria JK pode recuperar o que ele considera seu tempo perdido, fazer o que quer e o que não pode fazer no passado.


"[Pós-refrão: Jungkook]

Posso algum dia (consertar) encontrar meu tempo? (Sim)

Posso algum dia (consertar) encontrar meu tempo?

(consertar) encontrar meu tempo (sim, oh, sim)

Encontrar meu tempo (algum dia (consertarei) encontrarei meu tempo)


[Outro: Jungkook]

Oh, oh, oh, oh, oh

Oh, oh, oh, oh, oh, oh

Oh, oh, oh, oh, oh, oh

Oh, oh, oh, oh, oh

Oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh

Oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh

Oh oh oh oh"



*Idade coreana: Quando os bebês nascem na Coreia, eles já possuem um ano de idade. Isso ocorre porque os coreanos não contam a idade a partir do nascimento, e sim quando o bebê já está sendo formado no ventre da mãe. Portanto, ao invés da criança ter nove meses ao nascer, ela já terá um ano de idade. Independemente do mês de aniversário, depois do ano novo, todos os coreanos se tornam um ano mais velhos.

 

CURIOSIDADE


Em uma entrevista à Variety, Jungkook disse que “My Time” é sua música favorita do álbum. O BTS também disse no Spotify:

"A música transmite as emoções que sentiu desde que se tornou um adulto, tendo-se preparado para a carreira desde cedo para fazer a sua estreia aos 17 anos. Jung Kook canta o ‘jet-leg’ do crescimento associado aos tempos que passou no estúdio e no palco, ao longo de toda a sua adolescência e idade adulta."

Sleep Deez afirmou que em uma transmissão ao vivo:

"Ele é incrível, ele é um dos melhores cantores do mundo. Sua voz é pura. Na verdade, a música originalmente tinha um tom abaixo, e a voz dele é tão boa que realmente aumentamos um tom. Então, ele pode realmente fazer do seu jeito. Seu alcance é louco. Definitivamente temos que trabalhar juntos novamente no futuro."

GALERIA DE FOTOS





;)



Nota: Nada é oficial, as análises são feitas por mim com ajuda da internet. Fontes abaixo.


 

FONTE:

Idade coreana - BRAZILKOREA

Letra - Genius Lyrics

Comments


© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page