Awake
- M. N. C.
- 15 de out. de 2021
- 7 min de leitura
des•per•tar
1 - Deixar de estar dormindo; sair do estado de sono, de dormência; acordar.
2 - Ação de sair da inércia, da prostração, de se manifestar; ato de dar início a.
Música solo do Jin, e 9ª track do álbum Wings, foi lançada no dia 10 de Outubro de 2016. Awake é sobre entender que as vezes você não terá o sucesso da maneira que deseja, mas ainda assim estar determinado a lutar por isso de qualquer maneira. Você pode não ser capaz de fazer o que se imagina fazendo, mas pode pelo menos olhar para trás e dizer que tentou, que conseguiu lutar contra os obstáculos, as caídas e ferimentos do caminho.
“Não é que eu acredite, mas quero tentar resistir, porque isso é tudo o que eu posso fazer”
Tudo o que você pode fazer é tentar. Se você falhar, você falha, mas se você não tem esperança de ter o sucesso que deseja, se você pelo menos não tentar, é certo que você nunca terá o sucesso. É muito aquele ditado: "O não você já tem, corra atrás do sim". Porque o importante é nunca desistir.
[Verso 1: Jin]
Não é que eu acredite
Mas que eu quero tentar resistir
Porque isso é tudo o que eu posso fazer
Quero permanecer, quero sonhar mais
Mesmo assim, o que estou dizendo é
Que é hora de sair
As duas primeiras frases da música foi escrita anteriormente por 'Hitman' Bang, e em uma live Namjoon disse:
"Ele disse que quer que mantenhamos essas duas linhas. Eu ia fazer de qualquer maneira porque acho que essas duas linhas são o núcleo da música. Em certo sentido, pode significar muitas coisas diferentes. Mas naquela letra... Jin era um tipo de pessoa que eu não conseguia entender até nossa estreia. Nunca tinha conhecido alguém como ele antes. Ele é bem relaxante e tem uma visão muito clara de alguma forma. Sempre achei que as pessoas deveriam viver ferozmente, mas Jin me mudou muito. Levei muito tempo para entender ele. Eu me perguntei como ele não conseguia viver ferozmente? Mas não é como se Jin não vivesse ferozmente. Ele dá o melhor de si nas costas, pois somos as asas de cada lado. Em termos de dança e até músicas, ele é ganancioso quando canta sua música cover e ele praticou muito quando trabalhou em ‘Awake’. Não é como se ele não vivesse ferozmente, mas é assim que ele é. Então... a letra diz 'Eu nunca poderei voar' em Awake. Eu provavelmente nunca poderei voar, mas eu não acredito nisso. Estou apenas tentando suportar. Estou apenas tentando suportar ver o que tenho."
Só nessa parte Namjoon já resumiu e explicou bastante sobre a mensagem que a música passa, pois Jin, no período que a música saiu, vivia esses conflitos de achar que nunca chegaria onde desejava chegar, mas estava sempre dando o melhor de si sem desistir.
[Pré-refrão: Jin]
Sim, é minha verdade (Ooh-ah)
É minha verdade (Ooh-ah)
Eu estarei coberto de feridas por toda parte, ooh
Mas é o meu destino (Ooh-ah)
É o meu destino (Ooh-ah)
Ainda assim, eu quero lutar e lutar, ooh
Chegar nesse nível de autoconhecimento que o Jin já tinha na Era Wings, é incrível. Pois essa música pode ser interpretada de duas maneiras, e nunca e ninguém saberá realmente o que passava com o Jin quando essa música foi criada. Awake pode ser vista como uma música autodepreciativa, ou como uma música de autoaceitação.
O autoconhecimento nos ensina quem somos, os nossos defeitos, qualidades, e nossos limites. Entender qual são os nossos limites nos dá liberdade e um maior controle sob as nossas próprias vidas. E eu acredito que Awake também passa essa mensagem.
Jin afirma várias vezes durante a música que sabe que não consegue muitas vezes chegar onde outros chegariam - se espelhando na vida de algumas pessoas ao seu redor. "Sim, é minha verdade". Mas mesmo assim ele não vai parar de tentar. "Ainda assim, eu quero lutar". E não imposta os obstáculos, não importa se ele sair ferido; ele nunca vai desistir. "Eu estarei coberto de feridas por toda parte".
[Refrão: Jin]
Talvez eu, eu nunca possa voar
Eu não posso voar como as pétalas de flores ali
Ou como se eu tivesse asas, yeah
Talvez eu, eu não posso tocar o céu
Ainda assim, eu quero esticar minha mão
Quero correr só mais um pouquinho
Jin está usando uma comparação para dizer que muitas vezes pensa que suas habilidades não são iguais às do resto do BTS e que ele nunca será capaz de alcançar os outros membros. Pétalas de flores têm sido freqüentemente usadas como uma metáfora para os outros 6 membros do BTS, e também é afirmado mais tarde na música. As petálas também aparecem no Short Film, na mesma quantidade dos membros do grupo.


Até hoje em dia, as vezes vemos Jin apontando certas ausências de habilidades que ele acreditar ter, porém muitas vezes vemos os outros meninos contradizendo o que ele fala, e sempre exaltando ele.
Podemos associar esse pensamento, considerado até tóxico, de Jin vindo do fato de que, de todos os sete membros do BTS, Jin foi o único que foi escalado para o grupo nas ruas por causa de sua aparência, levando-o a acreditar que ele não é tão talentoso. Todos os outros membros se juntaram à empresa porque Big Hit (agora HYBE) expressou interesse em seus talentos, como canto, rap ou dança. E com isso, Jin durante toda a sua carreira sempre tenta se esforçar ao máximo, muitas vezes até ultrapassando os seus próprios limites corporais.
Para a Rolling Stone, esse ano Jin fala em entrevista sobre suas dificuldades.
E: Como sua formação foi em atuação, você realmente teve que aprender a cantar e dançar do zero como um trainee. Como foi isso? J: Era verdade na época e ainda é verdade agora que eu preciso de mais esforço para fazer as coisas que podem vir mais naturalmente para os outros membros. Me carece em muitas áreas. Por exemplo, muitos dos outros membros aprenderão uma dança uma vez e serão capazes de dançar imediatamente com a música. Mas eu não posso fazer isso, então eu tento trabalhar mais duro para não segurar os outros membros ou ser um fardo. Então, eu vinha para o ensaio de dança uma hora mais cedo ou, depois que o ensaio terminava, ficava para trás mais uma hora ou mais, e pedia ao professor para repassar a coreografia mais uma vez.
Também para a WeVerse Magazine, Jin fala:
“A prática é, honestamente, um fardo. Normalmente, quando praticamos, sou lento para aprender os movimentos. Então, não sou muito bom nisso ”
Mas se você assistir a qualquer um dos dance practices que o BTS posta no YouTube, dá ara ver que Jin não é diferente dos outros membros. Ele não parece sofrer mais ou menos do que os outros, ou ser mais lento para aprender do que o resto da grupo e ainda assim ele se considera fraco quando se trata de praticar.
Durante a Wings Tour, conforme documentado na série de documentários Burn The Stage do BTS, os outros seis membros também concordaram coletivamente que Jin mostrou a melhoria mais evidente de todos eles.
[Verso 2: Jin]
Estou apenas caminhando e caminhando, entre esta escuridão
Meus momentos felizes me fizeram esta pergunta
Você, você está realmente bem, ele me perguntou, oh não
Eu respondi não, estou com tanto medo
Ainda assim, eu seguro as 6 flores com força em minhas mãos
Eu, eu só estou caminhando, eu disse, ah não
Vemos aqui também em Awake a citação da escuridão, igual aparece bastante em Reflection. BTS brinca bastante em suas música com os conceitos de luz e sombras, luz e escuridão. Aqui em Awake a escuridão não passa a sensação de conforto igual passa em Reflection, aqui a escuridão é vista como algo negativo, depressivo. Jin diz que está "caminhando entre esta escuridão", dando a entender que ele está caminhando e deixando a vida levar ele, como se ele caminhasse sem saber para onde vai, como vai, e onde vai chegar.
Jin personifica os seus momentos felizes dando a impressão como se eles fossem algo raro em sua vida, algo que acontece poucas vezes. E logo depois há aquele questionamento: "você está realmente bem?", o que é estar realmente bem? O ser humano é feito de momentos, uns estamos bem, outros não estamos. E Jin responde que não.
No período da Era HYYH e parte da Era Wings, o BTS estava passando por momentos difíceis, foi um momento bastante turbulento para todos eles, mas também foi um turning point, um momento decisivo onde a fama e vida do BTS como BTS mudou, e assim eles decolaram mais ainda. Podemos ver essas turbulências claramente nas músicas da Era Wings, todo a autoreflexão feita pelos membros, os questionamentos sobre suas vidas, sobre os caminhos que eles escolheram seguir, e como será dali pra frente.
A inclusão da letra, “Estou com tanto medo; ainda assim, eu seguro essas 6 flores com força na minhas mãos” fala de algo bem mais pessoal. Ele está determinado a continuar trabalhando mais no grupo com os outros 6 membros, e está determinado a não largar a mão dos meninos. Embora ele possa nunca voar como eles, “as pétalas da flor ali”, ele vai continuar tentando, porque ele quer manter esse sonho de melhorar, ele quer continuar apesar do medo irracional de que nunca será bom o suficiente.
[Pré-refrão: Jin]
Mas é o meu destino (Ooh-ah)
É o meu destino (Ooh-ah)
Ainda assim, eu quero lutar e lutar, ooh
[Refrão: Jin]
Talvez eu, eu nunca possa voar
Eu não posso voar como as pétalas de flores ali
Ou como se eu tivesse asas, sim
Talvez eu, eu não posso tocar o céu
Ainda assim, eu quero esticar minha mão
Quero correr só mais um pouquinho
[Bridge: Jin]
Bem acordado, totalmente acordado, totalmente acordado
Não chore (chore, chore)
Bem acordado, totalmente acordado, totalmente acordado
Sem mentira (sem mentira, sem mentira, sem mentira, sim)
Bem acordado, totalmente acordado, totalmente acordado
Não chore (não chore, não chore)
Bem acordado, totalmente acordado, totalmente acordado
Sem mentira (mentira, mentira)
[Refrão: Jin]
Talvez eu, eu nunca possa voar
Eu não posso voar como as pétalas de flores ali
Ou como se eu tivesse asas, sim
Talvez eu, eu não posso tocar o céu
Ainda assim, eu quero esticar minha mão
Eu quero correr um pouco mais
Concluindo, a música Awake mostra que Jin está acordado para a realidade, ele entende e aceita quem ele é, com todos os seus limites (que todo mundo tem), com as suas qualidades (que ele tem MUITAS), e com os seus defeitos (que todo mundo tem também). Mas como eu disse lá no começo da análise, acredito que a música tem dupla interpretação, mudando principalmente dependendo de quem ler/escuta, e de como está o ouvinte emocionalmente no momento que escuta Awake. Podendo interpretar a música como autodepreciativa.
Então vemos também que Seokjin parece ser incapaz de enxergar certos aspectos de si mesmo tanto quanto deveria, como suas habilidades reais de dança e performance. Mesmo quando o resto do mundo está elogiando ele. Por isso que sempre devemos, como ARMYs, sempre exaltar o Jin, mostrar pra ele que ele é capaz, que ele é um ótimo cantor, um ótimo dançarino, uma ótima pessoa, um ótimo artista.
FONTES:
WeVerse Magazine - Entrevista
Rolling Stone - Entrevista
Letra - Genius
Comments