BLACK SWAN
- M. N. C.
- 15 de mar. de 2020
- 5 min de leitura
Nessa música eu vi uma necessidade em fazer quatro posts separados, um para uma análise somente da letra de “Black Swan”, uma para o MV da performance da “MN Dance Company”, outra análise para falar somente da conexão da música com o filme Cisne Negro, e outra para o MV surpresa que saiu.
“Black Swan” foi o primeiro single a ser lançado do álbum “Map Of The Soul: 7” e que se tornou a 7ª faixa do álbum. A música teve a inspiração da frase da Martha Graham:
“Um dançarino morre duas vezes - uma vez quando ele param de dançar, e essa primeira morte é a mais dolorosa”
Tendo um instrumental que relembra a música “Fake Love” lançada em 2018, a mensagem na música também é bem parecida, a dor de estar distante daquilo que você ama, porém enquanto que na música “Fake Love” é a dor de estar distante daquela pessoa especial, “Black Swan” é estar distante da paixão principal de um dançarino, a dança.
Na situação do BTS é perder a sua paixão pela performance, de estar no palco, estar na presença de uma audiência, ter amor pela música.
“[Intro: Jungkook]
Faça do seu jeito
Faça do seu jeito comigo agora
Faça do seu jeito
Faça do seu jeito comigo agora
Qual é o meu jeito
Qual é o meu jeito me diga agora
Diga-me agora
Yeah, yeah, yeah, yeah”
“[Verso 1: Suga]
Ayy
O coração não acelera mais
Ao ouvir a música tocar
Tentando me levantar
Parece que o tempo parou
Oh, essa seria minha primeira morte
A que eu sempre temi”
Suga começa descrevendo a primeira morte de um artista, perder a conexão com a música que antes ele achava que era impossível, vez o seu mundo todo mudar.
O coração não bate igual antes quando a música começa a tocar, parece que o tempo parou e a vida não compartilha mais dos mesmos tons. Como se a música, algo que ele sempre confiava e se apoiava; como ele descreve na música “First Love” em que ele fala do seu amor pelo piano, pela música; não tem mais o mesmo efeito nele.
[parte de “First Love”]
“Naquela época, quando eu caí em um poço do desespero
Mesmo quando eu te afastei
Mesmo quando eu me ressentia de conhecê-lo
Você estava firmemente ao meu lado
Você não precisava dizer nada
Então nunca solte minha mão
Eu não vou deixar você ir novamente
Meu nascimento e o fim da minha vida
Você vai estar lá para cuidar de tudo”
Se a música se tornar algo impessoal e desconectado, ele não poderá viver como antes, e será similar a morte.
“[Verso 2: RM]
Se isso não puder mais ressoar
Já não faz meu coração vibrar
Então, isso pode ser considerado
Como morro a minha primeira morte
Mas e se esse momento for agora
Agora mesmo”
RM repete que se a música não for mais possível ressoar e fazer seu coração vibrar, acelerar, bater; essa será a sua primeira morte como artista.
Muitos artistas passam por dificuldades, muitas vezes por momentos de falta de criatividade, dúvidas se esse é o caminho que eles deviam realmente seguir, ansiedade, estresse, fazendo com que o artista abandone a sua arte, tendo a sua primeira morte.
RM se pergunta se esse é o momento da sua primeira morte, se ele terá que abandonar a sua arte agora devido suas inseguranças e dúvidas.
“[Pré-refrão: V, Jimin]
Batimentos cardíacos pulsando lentamente em meus ouvidos
Bump, bump, bump
Tento fugir, mas volto em disparada
Jump, jump, jump
Nenhuma música me afeta mais
Chorando um grito silencioso”
O coração não bate forte mais, não é possível ouvi-lo pulsando no ouvido, acelerado. Como qualquer outro artista, como qualquer ser humano, em momentos de dúvidas ou quando se perde aquilo que mais ama, se tem vontade de fugir.
BTS já teve vontade de fugir, mas sempre voltou em disparada, sempre voltou atrás, sempre voltou para a música, porém quando a música não o afetar mais, parece que seu mundo desaba.
“[Refrão: Jungkook, Jimin, V, Jin]
Oceano com toda a luz apagada silenciosa sim, sim, sim
Meus pés errantes mantiveram uma rotina sim, sim, sim
Todos os barulhos e sons foram abafados sim, sim, sim
Isso está me matando agora, me matando agora
Você me ouve? sim
Afundando lentamente como em um transe nah, nah, nah
Luto mas parece que estou no fundo do oceano nah, nah
Cada momento se torna eternidade sim, sim, sim
Filme isso agora, filme isso agora
Você me ouve? sim”

Um oceano de luzes apagadas poderia estar se referindo a um show sem os fãs, sem as estrelas que iluminam os shows, sem os lightsticks. O lightstick é uma característica dos shows de idols, que iluminam os shows dando mais vida as músicas.

Poderia também estar fazendo referência à música “Sea”, que conta que sem os fãs o oceano se transforma num deserto, que sem os fãs o sucesso se torna um fracasso. Portanto um oceano com luzes apagadas poderia significar realmente um sucesso sem felicidade.
Mesmo sem o que te motiva, sem a sua paixão, eles seguem tentando, se arrastando na sua rotina como num transe. Todos os barulhos e sons não existem mais, a música não existe mais, e isso vai matando o artista.
Estar no fundo do oceano pode significar várias coisas, pela conexão com as referências anteriores feitas de “oceano e deserto”, estar no fundo do oceano seria estar no ápice do sucesso, chegar onde queria. Mas o que é encontrado no fundo do oceano? Areia.
A areia do deserto significa as dificuldades, os momentos difíceis, os fracassos, e enquanto que nas citações antigas do BTS de “oceano e deserto” se referia, preto no branco, que o oceano era o sucesso e o deserto era o fracasso. Sete anos depois, após conquistarem a indústria da música, conquistarem o sucesso, o oceano, eles perceberam que o fracasso sempre estará presente, pois um está ligado ao outro, pois o fundo do oceano é feito de areia.
[“Skit: On The Start Line”]
“Mesmo que ocasionalmente eu tenha a certeza de pensar em coisas como
"Quando eu estrear, conquistarei a indústria da música"
Sempre que ouço as críticas dos produtores e professores
Estou novamente dominado pela percepção de que eu não sou nada
Que eu sou tão inconseqüente quanto um grão de poeira
É como se diante de mim estivesse o oceano mais azul
E se eu me viro para olhar para trás
Um vasto deserto me espera ”
“[Verso 3: J-Hope]
Mais profundo
Sim, eu acho que estou indo mais fundo
Eu continuo perdendo o foco
Não, apenas me solte
Deixe meus próprios pés me guiarem
Eu vou mergulhar em mim mesmo
Nas profundezas mais profundas
Eu me encontrei”
Nessa parte da música acontece uma reviravolta, em que o artista tenta tomar controle da situação, tomar novamente o controle de si mesmo, tentar prevenir sua primeira morte como artista, nunca perder a sua paixão.
Mesmo com a areia, com seus fracassos e dificuldades, eles continuam indo mais fundo no oceano, mais fundo neles mesmos, conhecendo mais e mais as suas sombras e tentando ao máximo nunca perder o foco. Perder o foco no trabalho de um artista pode ser autodúvida, inseguranças, ansiedades e bloqueios, e eles não querem deixar isso os dominar, eles querem caminhar com seus próprios pés.
E é indo mais fundo em si mesmo, conhecendo a parte obscura do oceano, a parte obscura da alma, que aprendemos quem realmente somos e nos descobrimos.
“[Verso 4: Suga]
Lentamente, eu abro meus olhos
Estou na minha sala de trabalho, é o meu estúdio
As ondas passam sombriamente em disparada
Mas nunca serei arrastado para longe novamente
Dentro
Eu vi eu mesmo, eu mesmo”
Após uma análise profunda da psique de si mesmo e de todo seu sucesso, enfrentando seu medo de sua primeira morte como um artista, eles acordam no seu local de trabalho, onde eles criam a sua paixão.
Mesmo com as sombras ainda passando pela suas vidas, pois elas nunca vão embora, eles nunca mais seram arrastados novamente por elas.
“[Pré-refrão: Jungkook, Jin]
Batimento cardíaco pulsando nos meus ouvidos
Bump, bump, bump
Olhos bem abertos na minha própria floresta
Pular, pular, pular
Nada pode me devorar
Eu grito com ferocidade”
O pré-refrão muda, o contexto muda. Na primeira metade da música, BTS compartilhar o sentimento mortal de perder o amor pela música, pelas suas paixões, cheia de crises existenciais e medo depressivo, mas, nesse ponto, a crise chega a uma resolução. Com a máxima clareza, é afirmado como não deixarão que esse medo os conquiste novamente.
O batimento cardíaco acelera novamente, é possível ouvi-lo pulsar no ouvido. A paixão pela música não morreu. BTS não vai ter a sua primeira morte como artista.
;)
Comments