top of page

Cypher Pt.1

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 8 de abr. de 2020
  • 8 min de leitura

Atualizado: 7 de dez. de 2021

"BTS Cypher Pt.1" é a 7ª faixa do álbum "O!RUL8,2?" e é uma música cantada pela rap line que é composta por RM, Suga e j-hope.

Escrito por

j-hope, Suga, RM e Supreme Boi

Copyright

BigHit Entertainment

Performado por

j-hope, Suga, RM


Antes de começar a análise da letra da música em si, eu queria explicar um pouco do o que seria um cypher.


"A palavra cypher vem do alfabeto árabe (sifr ou صفر), e significa zero. No hip-hop, a cypher se originou na dança, mais especificamente no breakdance, com os b-boy e b-girls que dançavam no centro de círculos – daí a referência ao número zero -, formados pela galera que assistia. Com relação ao rap, é mais difícil determinar com exatidão a origem da ligação."


Seja qual for sua origem, a cypher no rap tem como objetivo reunir MCs, sendo eles de grupos ou artistas solos, para rimas inéditas e com uma conexão de palavras mais complexas, com um DJ responsável pelo beat. É algo que se aproxima mais do freestyle do que do rap elaborado e construído sobre uma batida produzida em estúdio.


Agora a análise da letra de "Cypher Pt.1"


Aviso: Por favor não me odeiem, mas esse post pode gerar raiva e ódio, pois para explicar essa música, e todos os outros cyphers, eu vou precisar falar de assuntos delicados como os ataques que o BTS, mas especificamente a rap line, sofreu com os haters.


A música em geral fala da dificuldade da rap line, RM, Suga e j-hope, em lidar com as críticas nada construtívas feitas por outros rappers, que já estavam à mais tempo no ramo, sobre o fato deles serem idols e rappers.


RM antes de se tornar trainee e virar um idol se encontrava na área underground como rapper, com o nome Runch Randa; Suga também era rapper no cenário underground e produzia músicas com o intuito de vendê-las, com o nome Gloss; e j-hope era um dançarino muito conhecido na sua cidade também no cenário underground, com o grupo de nome Neuron.


- Namjoon pre-debut no cenário underground. Conhecido pelo seu nome de palco Runch Randa e no grupo chamado DaeNamHyup. (Namjoon é o de camiseta branca e boné branco)


- Suga pre-debut. Utilizando o nome Gloss, no cenário underground. (D-Town)

Aqui tem um vídeo do Yoongi numa batalha de rap organizada pela Big Hit (Yoongi é quem está sem boné).


- Hoseok pre-debut, participava do grupo NEURON e estudava dança na Gwangju Music Academy


Tendo esses históricos, ao se tornarem idols e ainda carregando os títulos de rapper, muitos rappers que se consideravam mais experientes criticaram a rap line dizendo que eles não mereciam o título ou que o que eles estavam fazendo não era hip-hop de verdade. RM, Suga e j-hope sofreram com críticas frequentes tanto na internet quanto em entrevistas cara a cara, foram criticados por estarem virando as costas para o seu passado como "verdadeiros" rappers ou até mesmo traindo seus amigos do underground.


Logo após seu debut, BTS sofreu críticas em que dizia "eles estão se esforçando muito para ser igual ao BIGBANG" ou que "não é nada como BIGBANG e falhará miseravelmente.", que é um grupo que tinha um estilo parecido com o qual o BTS estava criando sua carreira, o hip-hop, e o BIGBANG era um dos maiores grupos na época (ainda hoje em dia é um grupo super famoso e bem conhecido como referência de hip-hop). No final, no entanto, a maioria dos fãs percebeu que BIGBANG e BTS têm seus próprios estilos distintos e ambos os grupos merecem todo o amor e apoio que podem obter. Curiosamente, tanto o BIGBANG quanto o BTS enfrentaram o ódio quando começaram, e uma de suas maiores semelhanças foi a capacidade de esmagar o ódio dos haters e superar tudo isso se tornando conhecidos dentro e fora da Coréia.


Também com o anúncio do nome do grupo "bangtansonyeondan" (방탄소년단, bulletproof scouts) muitas pessoas começaram a fazer apostas de quanto tempo duraria um grupo com esse nome, por ser um nome tão incomum ou até mesmo "brega" comparado com os nomes dos outros grupos que tinha na época e que faziam sucesso. Dizia que BTS não duraria nem 2 anos (toma haters, porque o BTS está chegando nos 9 anos de carreira quase).


Mesmo após divulgarem o significado de seu nome, "os 'bulletproof scouts' protegerão os adolescentes das balas de preconceito e pressão", as pessoas continuaram achando o nome bem incomum e continuaram rindo disso. Riram também dos seus nomes de palco. Com todas as faixas lançadas antes de seu debut como BTS, os meninos sofreram bastante. E é possível ver esse sentimento na música "Cypher Pt. 1".


"[Verso 1: RM]

Que se lixe o orgulho hip-hop, ídolo rapper? Corta essa

Ele é uma merda de ídolo de qualquer maneira - eles me desprezam

Eles dão os seus princípios aos cães e riem do meu nome

Você só sabe como ir com a maré

E olha para os outros de cima, como você vai me matar?

Então eu trago o monstro de volta

O meu swag monstro

Então esta é a faixa do monstro

Por causa do meu maldito rap monstruoso

Sou o Hong Kil Dong dos dias modernos

Eles vêem coisas boas mas não conseguem chamar de bom

Líder de terceira geração, por isso, vou te liderar

Isto é uma mudança de geração - estou dizendo

Sim, eu sou o topo do topo do topo.

Rebentando eles, balançando eles, parando eles, bloqueando eles

Como a lança do Cassius – eu estou fazendo

Não desligue a batida porque eu ainda não acabei

Não brinque com o ritmo

Porque cada pontapé eu conquisto a área

Eu sempre fui generoso

Mas agora eu vou matar vocês, rappers

Cortar cada um deles

Então eu vou matar vocês invejosos (haters)

Agora olhe para mim e diga: quem está no seu top 5?

Rap Monster, Randa, Líder, Rapmon, seu pai"

Namjoon faz muita referência ao nome que ele usava na época, Rap Monster (nome que ele não gosta atualmente). Devido a esse nome ele muitas vezes foi motivo de piada para outros rappers, então como um meio de acabar com os haters, Namjoon utiliza seu nome de palco num jogo de palavras. "Então eu trago o monstro de volta / O meu swag monstro / Então esta é a faixa do monstro / Por causa do meu maldito rap monstruoso".


Hong Kil Dong é mais conhecido como o Robin Hood coreano, e existe várias produções...

Para quem não sabe quem seria o Robin Hood, muitas vezes é utilizado para descrever uma pessoa que rouba dos ricos para dar aos pobres, o que enfrenta os que se acham superior ajudando os menos afortunados no processo. Portanto, Namjoon está sempre tendo que lutar contra aqueles que se acham superior, e ajudando "os excluídos" à se levantar (esses sendo os outros membros do grupo - por ele ser o líder do grupo, e estar sempre ajudando; e também ajudando os seus fãs com as suas letras de músicas sobre problemas na sociedade coreana).



A Lança de Cassius, também conhecida como "A Lança do Destino" ou "A Lança de Longinus", é a lança que pertencia ao centurião romano Gaius Cassius Longinus e conhecida pelo cristianismo como a lança que perfurou Jesus quando o mesmo estava crucificado, confirmando sua morte; a arma já apareceu como referência em várias produções, como por exemplo, no anime Evangelion 2.0, na série Supernatural, no jogo God of War, e em várias outras...


Na música Namjoon deve estar se referindo ao quão mortal é o objeto, a lança (e ele também com o seu rap), e quando diz "Rebentando eles, balançando eles, parando eles, bloqueando eles" se refere que vai acabar com os invejosos que tentam destruir a sua carreira.


"[Verso 2: J-Hope]

Agora é o mundo de esperança do BTS

Todo mundo me segue, meu potencial é retweetado

Que todos conhecem o meu fluxo

Percorrendo seus ouvidos e enchendo seus corpos

Afiei minha espada para amanhã

Voltando para os dias passados

Considerando a minha idade, eu era uma criança que não conhecia rimas

Eu era apenas uma criança comum

De Gwangju que olhou para os ídolos

Agora eu vou te mostrar, no Cypher no topo desta faixa

Vou revelar minhas aspirações, estou acima dos amadores

Sou muito diferente de você, uh

Eu preencho a tela da TV

Fantasia de rapper? Não, tiro e cuspo a espuma

O que eu quiser, onde quer que eu vá, isso se torna um problema

Se você está com inveja, vá ao hospital, duas semanas para curar

Todo mundo que esperava minha derrota está segurando seus pescoços

J-Hope comete uma falta no jogo que segue com

Orgulho do hip-hop"

J-hope relembra que no seu passado ele não sabia rimar. Quando ele entrou para o BTS iria participar da vocal line porém foi trocado para ser da rap line, mas ele não tinha um histórico como rapper como os outros dois membros da rap line, o maior contato que tinha com o hip-hop/rap era nas suas danças. Mas Namjoon e Yoongi que já tinha experiência na área ajudaram Hoseok a desenvolver seu rap, se tornando um dos melhores rappers da Coreia também.


Temos a expressão "배가 아프면" que significa literalmente "Se o estômago dói", porém na música, remete a frase "Se você está com inveja". Pode ser que a expressão leva em conta a cultura coreana que enfatiza como um indivíduo é visto pelos olhos da sociedade, comparação de status social e econômico, sucesso e bem-estar do indivíduo. Portanto a inveja geraria um sentimento de desconforto ou até mesmo de privação relativa.


Na última parte cantada por Hobi, ele admite ter cometido uma falta no jogo, que seria desrespeitar as regras, e nesse caso o jogo é o orgulho hip-hop. Aos olhos dos outros rappers, que criticavam negativamente a rap line, eles estavam quebrando as regras do hip-hop. Mesmo admitindo a falta, j-hope deixa o jogo seguir, ele não está se importando com o orgulho hip-hop.


"[Verso 3: Suga]

Eu ainda nem fui para o exército, mas meu hobby é atirar

"We are bulletproof" foi um grande sucesso

Os trapaceiros desajeitados foram picados e reagiram

Sinta-se um pouco mais inferior, a qualidade da minha pronúncia é 4k

Eu sou o cara, eu sou o Chopin da batida

Eu nunca vou mudar, eu nasci um rapper

Minha atitude é meu mentor

Mesmo se você me insultar, eu sou inesquecível

Mostre seu orgulho do hip-hop, mas você ainda se sentirá impotente

Esconda seu ciúme, eu posso ver seu endereço IP

Eu sou uma caldeira, eu fico quente em um instante

Como um spoiler, você é tão típico

Corrige esses estúpidos perdedores de hip-hop sem nada dentro

É muito difícil durar neste mundo crescente de K-Pop

Então apenas faça rap como um hobby

É o fim do mundo, se você é culpado, tente mais, o que?"


Para quem não conhece Chopin é conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Portanto quando Yoongi diz ser o "Chopin da batida" ele está dizendo que ele é um dos melhores ao produzir batidas, ritmo, rimas, rap.


Muitas das críticas recebidas foram feitas pela internet, por trás das telas de computadores e celulares, por trás das máscaras que as pessoas criam quando estão online (até hoje é assim). Porém há uma falha nesse cenário "perfeito" onde você pode insultar quem você quiser sem ser reconhecido, o endereço de IP.


Assim Yoon usa uma referência a frase de efeito do jogo de esconde-esconde das crianças: "Esconda-se bem, posso ver seu cabelo".


Internet Protocol, ou endereço de IP, é um número de identificação de aparelhos que se conectam à internet, como é o caso de computadores, smartphones e dos roteadores sem fio, que fazem a distribuição do sinal de WiFi na sua casa ou escritório.

Yoongi terminar o cypher destruindo qualquer esperança que tinha sobrado de todos os rappers que criticam eles, diz que a indústria do k-pop cresce muito rápido e é difícil de acompanhar, então ele "aconselha" os rappers à fazer rap só como hobby mesmo. Yoongi se encontra dentro da indústria do k-pop, ele vai continuar crescendo, os outros rappers não.


Na sua última frase é aquele famoso ditado né... "Se a carapuça serviu..." se esforce.



;)



 

Agora fique com uma galeira de fotos dessa rap line maravilhosa que carrega a indústria do kpop nas costas...


Comentarios


© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page