Louder than bombs
- M. N. C.
- 26 de fev. de 2020
- 6 min de leitura
“Louder than bombs” é a 10ª faixa do álbum “Map of the Soul: 7” e foi co-escrita junto com o artista Troye Sivan.

É possível entender na música a dificuldade vivida durante esses 7 anos pelos meninos, e como a dor foi de "Mais alto que bombas" para uma declaração de nunca desistir "Mais alto que bombas".
"[Verso 1: Jungkook, V, Jimin, Jin]
Agora ficou tão claro
A sombra desconhecida entre aqueles aplausos
Talvez eu não fosse capaz de acreditar nas palavras:
"Vamos ver e ouvir apenas coisas boas" não mais
Sua tristeza silenciosa, me abala
No meu mar calmo, as ondas às vezes subiam"
No primeiro verso, o BTS diz como eles passam por um sofrimento significativo, a sombra que existe mesmo com os aplausos, mesmo com todo o amor recebido pelos fãs ainda existe aquela sombra desconhecida, impossibilitando de se crer num mundo só com momentos bons.
BTS cantou essa mesma frase, de modo parecido, em outra música, “2!3!”, porém agora parece que eles estão dirigido a frase para si mesmos, e não para as ARMYs como é cantado na música “2!3!”.
“Vamos apenas andar em trilhas de flores
Eu não posso dizer isso
Vamos ver apenas coisas boas
Eu também não posso dizer isso
Dizer que haverá apenas coisas boas a partir de agora
Dizer que você não vai se machucar
Eu não posso dizer isso
Eu não posso mentir assim”
BTS percebe sempre como as ARMYs estão, do mesmo jeito que percebemos como eles estão, a situação que um está abala o outro. Por isso “Sua tristeza silenciosa, me abala”, como quando Jungkook temporariamente não pôde participar dos shows durante a Love Yourself World Tour 2018 devido a uma lesão acidental na perna antes do show.
Por outro ponto de vista, BTS poderia estar se referindo às sombras nessa parte da música. Quando as sombras estão silenciosas, calmas, quando não surge nenhum obstáculo ou momento ruim, e quando tudo está ocorrendo bem, isso pode abalar uma pessoa, deixa-lá preocupada, apreensiva, com uma sensação de que algo está errado. Remetendo as ondas às sombras, que surgem no mar calmo agitando-o, momentos difíceis são os que aparecem para agitar uma vida calma.
“[Refrão: Jimin, Jungkook]
Mais alto que bombas, eu quebro (Ah)
Toda a dor flui (Ah)
Desde o momento que eu soube
A expressão que você tinha não era essa expressão
Mais alto que bombas, eu quebro (Oh, oh, oh)”
O refrão fala que essa dor, esses medos, os momentos difíceis são mais altos que bombas. Fazem mais estrago que bombas.
Desde o momento que eles resolveram aceitar as suas sombras, não fugir mais do seu lado obscuro e sim aceitar como parte do ‘eu’ completo (ou até mesmo quando eles perceberam lá no começo da carreira que o mundo deles vinha com várias sombras), BTS percebeu que a expressão não era a que eles tinham anteriormente.
Ao se olharem no espelho perceberam que não eram mais os mesmos, assim entraram no processo, que é abordado na série de MOTS, que é se encontrar depois de se perder.
“[Verso 2: RM]
Baby, eu não sou nada além de nada
Mais brilhante que a luz
Você não quer nada de mim
Mas você diz que eu sou mais do que algo
Mais brilhante que a luz
Não desista da sua vida
Aqui eu fico, rezo
Apenas para dias melhores
Todos os dias um labirinto
Gostaria de saber se este é o meu lugar”
Até essa parte da música ficou entendido que eles estão falando sobre o começo de carreira, quando eles perceberam a existências das sombras, a dificuldade que foi de conviver com elas sabendo da sua existência. A dor mais alto que bombas.
O verso do RM parece ser direcionado ao ARMY, meio de carreira, onde o fandom começou a se tornar maior, eram o motivo de sua força. Como já foi abordado em várias músicas do BTS, “Anpanman”, “Intro: Persona”, “Moon”, entre outras, eles não se acham o suficiente, mas mesmo assim nós os consideramos importantes. Não queremos nada deles, queremos ver eles felizes, saudáveis, realizados.
Depois ele direciona um conselho que pode ser tanto para ele (ou para o grupo todo) ou para os fãs, “Não desista da sua vida”, não se abale com os momentos difíceis.
Será que esse labirinto é o lugar que ele deveria estar? Esse lugar cheio de dificuldades, que parece nunca ter uma saída. Labirinto já foi citado em algumas outras músicas do BTS também, “Love Maze” por exemplo,
“À nossa volta há um labirinto, caminhos diferentes
Estamos caminhando neste abismo
Há uma luz fina lá
Espero que estejamos indo para o paraíso”
No MV “Outro: Ego” aparece flashes de um labirinto, que pode significar o Mapa da Alma.

“[Verso 3: j-hope]
Onde está o meu caminho?
O chão continua tremendo
Eu desmoronei sozinho, mudo
Mais alto que bombas, sim
Eu quero te dizer, que escuridão
Existe em toda parte, não tenha medo disso
Qualquer noite que possa me engolir, eu não vou desistir
A luta por você, vamos brilhar”
Como o álbum tem uma cronologia, na última música cantada por j-hope que conclui o Mapa da Alma, “Outro: Ego”, ele fala que não importa o caminho que ele vá, o que importa é que é o caminho dele, já aqui ele ainda se pergunta qual é o seu caminho.
O verso do j-hope é cheio de altos e baixos, recaídas; o caminho é turbulento e terá muitas vezes que eles vão cair novamente, mas não desista, não tenha medo. Você não viverá somente momentos bons, em todo lugar tem escuridão, mas sempre vale a pena viver pelos momento bons que existe.
Ele termina o verso dizendo que não vai desistir por nós, que a luta é por nós, e vamos brilhar juntos.
“[Pré-refrão: Jin, Jimin]
Você e eu, nós sentimos juntos
Tristeza e dor
Não é coincidência
Sim, nós escolhemos este jogo”
Um pouco mais pra frente na carreira, muito mais conectados com o ARMY, sentimos juntos, dores compartilhadas, felicidades compartilhadas.
Eles entendem que escolheram essa vida, aceitaram o jogo.
“[Refrão: Jin, Jungkook, V, Jimin]
Mais alto que bombas, eu digo (Ah)
Eu vou dizer isso na frente do mundo (Ah)
As vezes que eu te ignorei
Os dias em que eu continuava fugindo, não haveria mais
Mais alto que bombas, eu digo (oh, oh, oh)”
Nessa refrão o significado de “Mais alto que bombas” mudou, não são as dores que são mais alto que bombas, agora é a força deles em continuar, a força de continuar lutando. Não haverá mais momentos em que eles ignoraram as sombras, não iram mais fugir delas.
“[Verso 4: Suga]
As pessoas dizem que eles têm inveja de nós
A dor que tenho, eles dizem que é hipocrisia
Não importa o que eu faça, eu sou pego na merda
Se não nós, yeah, quem o fará?
As pessoas dizem que eles têm inveja de nós
A dor que tenho, eles dizem que é hipocrisia
Não importa o que eu faça, eu sou pego na merda
Se não nós, yeah, quem o fará?”
Suga escuta que pessoas têm inveja da posição dele, da fama, do reconhecimento mundial, da quantidade de fãs, shows, conquistas; e com isso a dor que ele sente, as dificuldades ou até mesmo as reclamações são hipocrisias, desmerecedoras.
Com o tempo BTS percebeu que as suas sombras mudavam de característica, as críticas que recebiam era diferentes mas com mesma, ou pior, intensidade. As pessoas pensam que se alguém tem uma vida boa (aos olhos de quem está do lado de fora) não tem o direto de reclamar, mas obvio que não é verdade, todos nós temos as nossas dores.
“Não importa o que eu faça, eu sou pego na merda” (na letra em coreano: “No matter what I do 똥밭에 구르네”) em que “똥밭에 구르네” tem o significado literal de “para rolar em um campo de fezes”, essa parte vem de um ditado coreano que diz “똥밭에 굴러도 이승이 낫다” (“Mesmo se você rolar em um campo de fezes, este mundo é melhor que o outro mundo”) e é utilizado para dizer que é sempre melhor viver do que morrer, não importa o quão difícil for.
Na música poderia significar que não importa o que o BTS faça, mesmo sendo criticado, ainda é melhor continuar fazendo o que eles fazem, defendendo a sua mensagem, lutando pelo o que eles acham que é certo, do que parar de cantar, deixar de ser artistas (que de acordo com “Black Swan”, a pior morte para um artista é não poder fazer a sua arte). “Se não nós, yeah, quem o fará?”
“[Refrão: Jungkook, Jimin, Jin]
Mais alto que bombas, eu canto (Oh, oh, oh)
Faça uma promessa para você e eu (Oh, oh, oh)
Qualquer onda pode varrer sobre nós
Nós cantaremos infinitamente para você
Mais alto que bombas, eu canto (Oh, oh, oh, oh)”
Novamente com um novo significado de “Mais alto que bombas”, eles cantam. Cantam com a promessa de nunca desistir, de nunca parar. Uma promessa entre BTS e ARMY. Uma promessa “Mais alto que bombas”.
Foi percebido por algumas ARMYs, e eu também quando fui pesquisar a música percebi que existia um filme de mesmo nome “Louder than bombs”, ao pesquisar sobre o filme encontrei uma passagem no site Omelete, que fazia uma crítica sobre o filme, que dizia:
“Mais Forte que Bombas trata de acertos com a imagem que projetamos e com o que os outros esperam de nós - na vida adulta, no convívio social [...], no luto que ameaça desfazer certezas antigas.”
Se isso não se encaixa perfeitamente no conceito de MOTS, de aceitar quem você é, o ‘eu’ completo, com todas as suas personas, sombras, e o medo da mudança e de continuar, eu não sei mais o que se encaixa.
As fotos conceituais também ficaram bem sugestivas, parecidas com o pôster do filme.

[Poster do filme Louder than bombs]
*Tendo uma característica de vidro quebrado, nas fotos do BTS e no poster do filme.
**O vidro quebrado, esse efeito de rachadura, pode ser interpretado como a quebra do o que você conhecia, de quem você era, uma imperfeição no que erá perfeito, no o que se era acostumado.
;)
FONTES:
Acho que é minha música favorita do álbum