top of page

N.O (MV)

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 10 de abr. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2021

Após fazer uma análise somente da letra da música que aborda assunto sérios como a educação na Coreia do Sul, essa será uma análise da parte visual de "N.O", veremos como a letra da música também é vista na estética do MV. Referências de filmes, monumentos artísticos, entre outros, iremos analisar cada aspecto presente no video. Portanto, se prepare, e espere várias imagens.


Começando com o próprio MV, para você relembrar essa 2° faixa [maravilhosa] do álbum "O,RUL8?2"...


O MV começa com o BTS em um local que supostamente seria uma sala de aula, mesas e cadeiras enfileiradas, uma estante com livros/cadernos.



Porém na frente deles não se encontra um "professor", mas sim 4 pessoas vestidas como seguranças segurando "escudos", e 1 pessoa atrás de um palanque, indicando ser a pessoa que está ditando as regras na situação apresentada, um superior.




Comparando os personagens mostrado com a letra da música, podemos associar o BTS ao estudantes que sofrem as pressões do estilo esducacional da Coreia do Sul; e 5 adultos representam os adultos criticados na música, os que prendem os jovens nesse estilo de vida, que obrigam, que oprimem.


As expressões em seus rostos mostra um BTS entorpecido, sem expressão na verdade, anestesiados, sem controle de si mesmos.



Ainda analisando um pouco mais o local onde os personagens se encontram, a sala lembra

uma sala de interrogatório, em que geralmente o interrogado senta-se de frente para o interrogador, a pessoa superior (nesse caso os adultos vestidos de segurança, e o outro no papel do "ditador"), e de frente para a janela/espelho.


O fato do comôdo ser todo branco, eu não levei como mera coincidência ou mera estética. Um comôdo branco remete a loucura, onde uma pessoa considerada incomum ou que não está nas condições normais mentalmente falando, é forçada a ficar nesse comôdo, para ser controlada, medicada, é o que vemos logo depois no MV. Os jovens com sonhos, sonhos esses considerados absurdos pelos adultos, são considerados anormais, loucos. Loucos por tentarem seguir esses sonhos.


"Quero comer e me divertir, quero rasgar meu uniforme

Ganhar dinheiro, bom dinheiro, mas eles já me veem torto"


Podemos perceber também que o comôdo tem uma arquitetura um pouco grega, o branco também entra nessa observação, as colunas, as estátuas, a pintura das paredes que parecem ser feitas de mármore. Eu conectei essa observação à cena seguinte.


Logo depois vemos os adultos entregando uma pílula vermelha para cada um dos meninos.



Para quem não conhece a pílula vermelha é uma referência bem conhecida de Matrix, em que quem ingerir a pílula se encontra com a realidade, podendo enxergar a verdade. No filme, Morpheus (Laurence Fishburn) encontra-se com Neo (Keanu Reaves) para lhe explicar que o mundo no qual vive não é o mundo real e verdadeiro. Morpheus é o nome grego (conectando com a arquitetura do local) do Deus dos Sonhos (relacionado com a pílula). Em Matrix existe a possibilidade de escolher entre tomar a pílula azul ou a vermelha, tomando a azul, você voltará à sua ilusória e superficial vida; se optar pela pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. Neo arrisca e opta pela pílula vermelha, conhecendo, finalmente, a complexa verdade por detrás do seu mundo de aparências.



No clipe "N.O" os adultos entregam as pílulas para os meninos com o intuido de tirar eles da ilusória vida que eles sonham em ter. O emprego dos sonhos, a faculdade dos sonhos. Os adultos queriam que os jovens exergassem a vida como ela realmente é, que o sonho deles é impossível, e como diz na música o certo é os jovens estudarem sem parar para entrar numa universidade renomada e conseguir um emprego estável.


Após ingerir as pílulas vemos um cenário ilusório que podemos associar como sendo o interior dos meninos, e começamos a ver a pílula fazendo efeito.



No começo a pílula faz o efeito o que os adultos queria, vemos o BTS sendo controlado, sendo forçados a estudar.





Porém, com o tempo a pílula começa a surtir o efeito realmente, mostrando a verdade por trás do que eles vivem. Vemos o cenário que tomamos como sendo o interior dos meninos ficar mais agitado. Então percebemos que os errados são os adultos, deve-se sim lutar pelo seus sonhos, deve-se viver a SUA própria vida.



E o primeiro a reagir é o Jungkook, o mais novo, provavelmente o fato de ele ser o mais novo tenha a ver com isso, dele não ter sofrido tanto a opressão dos adultos igual o resto dos meninos que viveu desse jeito por mais tempo.



Depois disso é uma reação em cadeia. Todos os outros membros começam a reagir, as pílulas fizeram efeito, eles acordaram e viram a verdade por trás daquela "verdade" ilusória que os adultos contavam, exergaram a realidade.


É visto no MV que quando o efeito da pílula chega à "superfície" do ser, o cenário onde o BTS dançava (que estavamos considerando o interior dos meninos) mudou, eles passam para a "sala de aula". Indicando novamente que eles acordaram para a realidade.





Enquanto BTS enfrentava os adultos (que representa o estilo de vida, acadêmico, imposto pelos adultos), eles ficam chocados, sem saber o que fazer, e ainda tentando conter os jovens.


E é nessa parte que vemos também essa luta representada no refrão da música:


"Todos dizem não!

Isso não vai mais funcionar

Não seja capturado nos sonhos dos outros

We roll (We roll) We roll (We roll) We roll

Todos dizem não!

Tem que ser agora

Ainda não fizemos nada

We roll (We roll) We roll (We roll) We roll"


Com a vitória o cenário da "sala de aula" é quebrado.



O BTS se desloca para fora da sala. O cenário muda novamente e eles se encontram no topo de uma escada. O branco agora representa a paz e realização de terem se libertado, ascenderam para a realidade.



Curiosidade: Atualmente o BTS usou uma sequencia de cenas em que eles aparecem descendo uma escada, e lembra muito essa cena de "N.O", a cena é do VCR da Tour Love Yourself. O significado é o mesmo, a ascessão do ser como um indivíduo que contrala a si mesmo, a realização, porém os motivos saõ diferentes. As realizações são diferentes.



Eles descem as escadas pois eles não devem estar no topo e serem superiores, eles estão ali para alertar outros jovens, para salvar outros jovens que estão nessa mesma situação e incentivar todos os jovens a lutar e dizer NÃO para esse estilo de educação/vida doentio.



O último cenário aparece. Um deserto com monumentos, esculturas de mãos. Primeira vez que eu vi esse MV me deu uma sensação de que eu já tinha visto algo parecido em alguma instalação artística. E depois de pesquisar eu descobri.



No Deserto do Atacama no Chile e na praia de Punta del Este no Uruguai existe uma escultura de mão na areia, dando a sensação de um gigante de pedra tentando escapar da areia quente e chegar a superfície.


As esculturas não tem um significado definido, nada foi dito pelo artista, porém até hoje muitas interpretações foram feitas. A minha interpretação é exatamente a que eu falei à cima. Um ser tentando chegar à superfície, escapar de seu destino e das injustiças.


BTS, junto com a geração jovem, tenta fugir das injustiças e dos destinos que são obrigados à cumprir. A cena final da luta bem representada pela coreografia, combina com o cenário mostra claramente esse significado.


Sempre procurar a superfície, e nunca desistir.



"Everybody say no!"



;)


FONTES:

Коментарі


© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page