NO MORE DREAM
- M. N. C.
- 1 de fev. de 2020
- 6 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2020
Será feita uma análise da letra da música "No More Dream".
Música título do álbum 2 Cool 4 Skool, música de debut do BTS, e pra mim, é uma das músicas que mais aborda um assunto bem presente na vida dos adolescentes, mas que também é um problema que pode ser encontrada na vida de qualquer jovem/adulto pelo mundo. Porém como a música foi escrita no cenário em que os meninos viviam, foi direcionada mais para a geração mais nova, com o intuito de mostrar o que se passa na mente dessa geração, o que eles sentem, o que eles sofrem, e uma mensagem que as pessoas mais velhas precisam entender.

NO MORE DREAM aconselha os jovens a seguir os seus próprios sonhos, em vez de serem vítimas das expectativas da sociedade. “Lançada quando a maioria dos membros do grupo era adolescente, a música se relaciona fortemente com a forma como a cultura jovem sul-coreana gira em torno da ênfase do país na educação, que vê a maioria dos estudantes - tão jovens quanto os pré-escolares - participando de aulas especiais depois da escola com o objetivo de frequentar as prestigiadas universidades SKY: Seoul National, Coréia e Yonsei”
A música inteira é um tapa na cara dos jovens e ao mesmo tempo uma mensagem motivacional, é um apelo por uma mudança em relação ao estado da cultura jovem na moderna Coréia do Sul.
Algumas pessoas não consideram esse primeiro MV parte do Universo BTS. Porém eu considero, pelo fato de ser uma introdução aos personagens, uma apresentação dos indivíduos que serão observados, indivíduos que mostrarão as suas dificuldades, conquistas, superações, os seus erros, sua evolução. Como depois vemos no livro “The Notes” lançado pelo BigHit, a história desses 7 meninos começa no colégio, e o primeiro MV do BTS, No More Dream, tem toda uma temática de ensino médio.
Como é o primeiro MV não tem como fazer uma ligação direta com a história toda, então vamos fazer uma análise individual da letra da música.
A letra da música no geral é muito auto explicativa, são jovens rebeldes que não estão contentes com a situação em que vivem, porém há algumas partes bem interessantes que adiciona bastante detalhe no contexto geral da situação tratada. Então vamos lá, dar uma olhada na música por partes.
“Ei, qual é o seu sonho?”
A música começa com uma pergunta um tanto quanto irritante se você for parar para pensar, é uma pergunta que assombra os jovens que estão na beirada do precipício de decidir o seu futuro, uma pergunta carregada de tensão, pressão e decisões importantes, mas ao mesmo tempo é uma pergunta que deve ser respondida, pois essa pergunta vai definir quem você vai ser, e até mesmo quem você é. Com o decorrer da música o BTS te incentiva a responder essa pergunta.
[Verse 1: Suga, RM, Jungkook]
“Quero casa grande, carros grandes e anéis grandes
Mas, na realidade, não tenho grandes sonhos
Haha eu vivo uma vida fácil
Mesmo que eu não sonhe, ninguém me diz nada
Todo mundo está pensando o mesmo que eu
Quando ainda éramos jovens
Eu disse que vou para uma universidade
Ok, mãe, eu estou indo para a biblioteca”
Nessa parte da música existe alguns conflitos de cenários: SUGA canta que quer coisas grandes, mas os considera apenas sonhos superficiais, vazios, afirmando que não tem grandes sonhos e por isso a sua vida é fácil. RM confessa, que como todo adolescente, dizia que queria ir para uma universidade. Já Jungkook canta, num tom de derrota, que está indo para a biblioteca estudar, dando à entender que o sonho “universidade” é o certo, e ele deve estudar muito e sempre até conseguir realizar esse sonho.
Porém logo na próxima estrofe o foco da música é "você" (no caso nós né porque a música é direcionada para o ouvinte mas vocês entenderam). Qual é o seu sonho? Quem é você no espelho? Siga o seu caminho!. São frases e perguntas de incentivo, pra que você lute por quem você é e pelo o que você quer, nem que seja por um dia.
[Pre-Chorus: V, J-Hope]
“Com o que você sonhou?
Quem você vê no seu espelho, eu tenho que dizer
Siga seu próprio caminho
Mesmo se você vive um dia
Faça alguma coisa
Afaste a fraqueza”
Vamos de reflexão: Quantas vezes os seus pais (ou aqueles responsáveis por você) realmente perguntaram o que você queria? Qual faculdade você queria fazer? Ou até se você queria fazer faculdade ou não? Já perguntaram qual era, ou é, o seu sonho? Quantas vezes eles realmente levaram à sério ou deram importância para o seu sonho?
Pois é né, na maioria das vezes as decisões que deviam ser nossas, são impostas na nossa vida por aquelas pessoas mais velhas que acham que sabem o que é certo.
Mas deixa eu perguntar outra coisa. Quantas vezes você se fez voz? Lutou pelos seus sonhos? Lutou com unhas e dentes por aquilo que era muito importante pra você. Quantas vezes você abaixou a cabeça? Deixou as decisões serem tomadas...
É isso que o BTS aborda nessa música. Essa luta constante que você deve ter pelo o que é seu. O seu sonho.
“Por que você não diz nada?
Você não quer estudar, mas você está com muito medo de sair da escola, certo?
Veja, você está se preparando para ir à escola
Cresça, não apenas fale, você tem uma mente fraca, garoto
(Pare!) Pergunte a si mesmo, quando você se esforçou"
Na segunda vez que o RM pergunta “Ei, qual é o seu sonho?” a sonoridade muda, ele atiça o ouvinte pra saber se esse é realmente o seu sonho, e se for, se esse sonho é tudo o que você tem.
"Ei, qual é o seu sonho?”
[Chorus: Jungkook, Jimin]
“É uma mentira, você é tão mentiroso
Me veja, me veja você, você é hipócrita
Por que você está me dizendo para seguir outro caminho? Faça você mesmo!
Não me pressiona!
La la la la la)
O que você está sonhando? Qual é o seu sonho?
(La la la la la)
Esse é o seu sonho? Esse é o seu sonho? "
No meu ponto de vista essa parte pode ter os seguintes significados:
Primeiro - A hipocrisia da geração mais velha, que empurra muitas vezes os sonhos deles para a geração mais nova, obrigando-os a realizarem esses sonhos.
Segundo - A hipocrisia dos mais novos para com os mais novos, por exemplo: No seu grupo de amigos alguém tem um sonho, só que essa pessoa nunca corre atrás desse sonho, e você vive dando conselhos para o seu amigo, ou as vezes até dizendo para esse amigo correr atrás de um sonhos mais acessíveis, talvez. Mas você mesmo não segue o seu próprio conselho. Hipocrisia.
Agora nessa próxima parte tem uma expressão interessante, e como as músicas do BTS nunca só ficam na superfície, aqui vai uma curiosidade.
[Verse 3: Suga]
“O mesmo dia chato, todos os dias se repete
Adultos e pais nos contam o mesmo sonho
Futuro emprego número um, funcionários públicos?
Não é um sonho forçado, é um arremessador de alívio”
Essa última frase “Não é um sonho forçado, é um arremessador de alívio”, um arremessador de alívio é meio que um expressão de baseball (o esporte vai ser usado como referência novamente na música um pouco mais pra frente), é quando o arremessador principal teve um problema e teve que sair do jogo e assim entra o arremessador de alívio. Na música a expressão significa que esse sonho que estão impondo em você não é forçado e sim um sonho substituto, uma situação “natural”, “normal” de se acontecer, pois acreditam que o seu sonho não é o “ideal” para a sua vida.
Jogo = Vida
Arremessador = Sonho
A parte da música a seguir também usa de referência o esporte baseball.
[Verse 4: J-Hope]
“Jogue uma bola rápida nos estudos depois da escola
Desobedecer ao inferno como a sociedade perdoa o sonho
Pergunte a si mesmo sobre o perfil do seu sonho
Torne-se o assunto de sua própria vida, longe da repressão”
“Jogar uma bola rápida nos estudos depois da escola” significa dificultar a situação. Um arremessador joga uma bola rápida com intenção de dificultar o trabalho do batedor, para que ele não consiga rebater a bola e assim não faça pontos. Na música os meninos usaram a mesma lógica, jogue uma bola rápida nos estudos depois do horário de aula.
Outra ponto que eu achei muito interessante nessa estrofe, e muito inteligente, é a seguinte frase: "Desobedecer ao inferno como a sociedade perdoa o sonho". Essa frase tem que ser explicada utilizando a versão da música em coreano, porque o significado muda com as traduções.
“지옥 같은 사회에 반항해 꿈을 특별사면” Essa é a frase completa em coreano com o termo que vai ser analisado. J-hope utilizou o termo 지옥 (jiok) em vez da versão Anglicizada* da palavra “inferno”, e isso torna essa frase uma declaração carregada por fazer referência ao “Hell Joseon” (“헬조선”), um termo satírico que ficou famoso por volta de 2011 e muito utilizado, mais pela geração jovem, para criticar o estado socioeconômico da Coreia do Sul.
*Versão Anglicizada é a versão inglesa da palavra, no caso, seria mais comum o uso da palavra “hell” na frase citada. Pois no cotidiano as pessoas, no idioma coreano, utiliza-se muitas palavras em inglês ou com sonoridade inglesa.
A música continua com uma mensagem de desafio e incentivo aos jovens à sonhar e lutar pelo o que quer e pelos seus sonhos, terminando com uma dedicatória cantado por RM:
“To all the youngsters without dreams” (“Para todos os jovens sem sonhos”)

NOTA: Me desculpe gente pelo texto grande e se teve muitos erros de gramática T.T
Deixe nos comentários caso eu tenha feito alguma análise errada.
FONTES:
Commentaires