top of page

ON (MV)

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 28 de fev. de 2020
  • 9 min de leitura

Atualizado: 4 de mar. de 2020

Esse vai ser provavelmente um dos maiores post no blog, então já peço desculpas de antemão. E caso sua análise não seja compatível com a minha, essa foi a minha visão pessoal, minha análise não é oficial e não desmereço ou desrespeito nenhuma outra teoria e/ou análise referente ao MV.


O MV foi laçado dia 27 de fevereiro de 2020 às 12:00 pelo horário de Brasília.


Numa primeira análise superficial é possível identificar conexões com passagens bíblicas: Noé; a pomba; a concha; e muitos outros; porém como eu não acredito que BTS iria se basear em somente uma referência, que é a Bíblia, eu vou tentar mostrar o máximo de referências possíveis, ângulos diferentes e conexões diferentes (com MVs antigos, letras de músicas passadas e do álbum novo).


Vale ressaltar que nem sempre a letra da música conta a mesma história que o MV, mas caso haja, irei mostrar.


Começando na ordem que mostra no MV, temos Jin como sendo o primeiro a aparecer, logo de cara percebi uma vibe meio “Fake Love”, ângulo de câmera e movimentos bem parecidos com o começo do MV. A representatividade que a pomba transmite é bem parecida também com a simbologia da flor que aparece em “Fake Love”.


Aparecendo em meio a um campo de batalha onde pessoas estão mortas, uma pomba morta não poderia significar outra coisa a não ser a morte da paz e da esperança de ter um mundo melhor. O significado da pomba branca é tão antigo que apareceu na história de Noé,

“na qual Noé estaria em meio a uma grande tempestade e precisava entender se as águas já permitiam que voltasse a navegar. Para isso, enviou uma pomba que retornou com um ramo de oliveira.” Representando a esperança de poder navegar novamente.

Em outras religiões e culturas, a cor branca representa a pureza, harmonia e ordem no mundo.

Portanto no MV a pomba morta, significaria a morte de todos esses significados, morte da paz, esperança, do amor, ordem e harmonia no mundo.


O próximo a aparecer é o Jungkook, fugindo, algemado, algemas de espinhos.

“o fato de ferir e machucar expressa uma simbologia de obstáculo, dificuldades, ou mesmo coisa desagradável.”, “estar disposto a suportar a dor, os insultos e a vergonha para o nosso benefício.”


Jungkook foge para a floresta. A floresta tem um dos significados mais presentes em contos de fadas, folclores, religiões, e é a parte inconsciente da mente humana, um lugar onde os personagem tem as suas transformações, onde eles descobrem quem eles realmente são,

“Não é por acaso que muitos personagens em tantos contos encontram a si mesmo tendo que atravessar os perigos da floresta” (Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, João e Maria...)

BTS já fez uma referência parecida em “Black Swan”:

Eu vou mergulhar em mim mesmo

Nas profundezas mais profundas

Eu me encontrei

[...]

Olhos bem abertos na minha própria floresta

Jimin aparece próximo de vários tambores; eu não consegui decifrar muito bem essa parte, porém uma coisa que veio a mente foi a banda marcial que tocou no primeiro MV oficial de "ON", talvez os tambores representam a banda, ou representam os anos de música do BTS acumulados num canto, jogados.



A criança sentada em cima do carro, eu assimilei também como um símbolo de esperança, que terá um papel muito importante mais pra frente do clipe.


V aparece acompanhado de uma menina de olhos vendados; a semelhança entre essa cena e a história apresentada na animação da música “Make It Right”, eu não creio ser coincidência. A menina poderia significar o ARMY e o V o BTS.



O fato da menina estar vendada, e depois quem tira as vendas é o V, poderia representar a proteção, o fato do BTS querer nos proteger de tudo que é ruim no mundo, querer somente a nossa felicidade.

O cenário no MV é bem catastrófico, apocalíptico, e a venda nos olhos seria para proteger a inocência da menina para que ela não vivencie a maldade do mundo.A venda nos olhos (ou olhos vendados) já foi usado com esse significado, em filmes (Bird Box) e até no MV “Blood Sweat & Tears”.

V aparece ainda com a mancha no pescoço igual no MV anterior de “ON”, podendo significar que ele realmente tem as sombras dentro dele e estão está se revelando, que é todo o conceito da série MOTS, reconhecer as suas sombras e aceita-las como parte de si mesmo.


RM aparece também com outro símbolo de esperança, a arca de Noé,

“A arca, de maneira alegórica, poderia ser vista como a comunidade, que leva à salvação”,

Namjoon por ser o líder do BTS é o responsável por levar os meninos a realização de seus sonhos, igual Noé. Porém a arca está enferrujada, encalhada, podendo significar a perca dessa esperança, igual a pomba morta no começo do clipe.


A parte cantada por RM “Claro que eu não sou sem medo / Claro que não está tudo bem” mostra Jungkook na floresta, porém mesmo assim ele segue. “Mas eu sei / Desajeitadamente eu fluo


Jin aparece segurando a gaiola com a pomba morte, não abandonando a sua perda, diferente do que ele fez em “Fake Love” após perder a flor. A paleta de cores e filtros usados na gravação dessa cena lembra também a cena do Jin com a flor Smeraldo em “Fake Love”.

Nessa parte da letra da música mostra que nada pode segurar eles, e que eles tem consciência de que essa prisão foi escolhida por eles. Junto com a letra, o MV muda o sentimento, eles vão lutar e não desistir. A pomba revive e o Jungkook começa a correr mais, significando a volta da esperança.

Em todo momento parece que todos eles estão conectados, sabendo e sentindo o que o outro está vivendo, é perceptível nessa cena pois até RM parece sentir que a esperança voltou.

Igual no começo do MV que dá a impressão de que Jin sabe que o Jungkook está fugindo.

Logo após correr mas pra dentro da foresta, Jungkook cai em sinal de derrota, cansado de sua vida, e um corvo aparece em cima dele.

“A ave pode simbolizar a morte, azar, solidão e coisas muito ruins, mas também pode ter como simbologia a cura, sabedoria, astúcia e muitas outras qualidades boas.”

Igual a dualidade da simbologia do corvo, o verso cantado por j-hope mostra a aceitação das sombras e das dores, mas deixa claro que isso não o fará desistir “Mesmo se eu cair, eu vou subir, gritar”. E o corvo voa de cima de Jungkook.


Suga aparece num local que se parece com um templo, e se continuarmos com a mesma linha de pensamento, as meninas presentes no templo representaria o ARMY e o Suga o BTS. “Mesmo se eu cair, eu vou subir, gritar / É assim que nós sempre fomos“, ambos ARMY e BTS, nunca desistiram, mesmo quando derrubados nós sempre levantamos e damos o nosso melhor.

V aparece novamente junto com a menina, e atrás dele é possível ver um violão quebrado e penas brancas e pretas, fazendo conexão com a música “Black Swan” e com todo o conceito da primeira morte de um artista devido a desistência (que é abordado nessa música [ON]).

V e a menina se encontram em frente à muralha, aos portões ainda fechados. O cenário tem muita semelhança com o labirinto do filme 'Maze Runner', e tem um conceito bem parecido também.


Na minha análise eu creio que o motivo do Taehyung ser o primeiro a estar já no portão é por ele ter sido o primeiro a aceitar as sombras, e assim ele estava mais à frente em entende-las e aceitar como parte de seu ‘eu’, podendo chegar ao Ego, ao paraíso, ao autoconhecimento, antes dos outros meninos.


Ao som do tambor o portão se abre e Jungkook abre os olhos, significando que foi aberto o portão do ‘eu’, foi entendido quem você é, o fim do sofrimento maior está próximo.


Agora com os portões abertos, a menina que estava vendada não precisa mais da venda, pois o mundo tem esperança novamente e não é preciso mais desistir, e com isso V tira a venda de seus olhos.

Jungkook após acordar, ainda dentro da floresta, se direciona para um lago pedindo um descanso, pedindo para respirar, “Onde minha dor está / Deixe-me respirar”. Ao entrar na água, JK mergulha as mão presas e se liberta.

“o lago pode representar a transição da vida, morte e ressurreição. Levando em consideração o seu poder de refletir, simboliza um espelho para a auto-contemplação, bem como uma oportunidade para a revelação. A psicologia, muitas vezes, o vê como a fonte do poder criativo; o inconsciente.”

E com isso pode significar a conclusão do Mapa da Alma, eles foram libertos de seu sofrimento ao entende-lo e aceita-lo como parte do consciente.


Nessa parte começa a juntar pessoas no portão da muralha, V ainda se encontra lá esperando com a menina, todos esperando para atravessar. Jin que carregava a gaiola, liberta a pomba em sinal de esperança e paz. Jungkook ao tirar as mãos da agua está segurando uma concha, e ao sopra-la está indicando vitória, conquista, ou início de uma batalha.


Ambos os signifcados se encaixam, pois Namjoon falou numa entrevista nos EUA que mesmo aceitando suas sombras as dificuldades e dúvidas não vão parar de aparecer, a vida é feita de altos e baixos. Eles sempre estarão prontos para a batalha daqui pra frente devido a vitória obtida no autoconhecimento (Era MOTS).

Na bíblia, no livro apocalipse, 7 anjos estão presentes no fim do mundo que conhecemos, ao tocar as trombetas surge o caos, e se tem o fim do mundo. No MV isso também é perceptível, após Jungkook soprar a concha o céu se escurece e vemos todos numa clareira (o dance break poderia significar uma festa de comemoração).


Pessoas estão encapuzadas, pessoas essas que estão representando o ARMY, seus seguidores, a vila a ser salva.

O fato de todos estarem usando capas com capuz próximo ao fim do "mundo" pode ter a mesma a simbologia do capuz que já apareceu várias vezes no Universo BTS, representando a aceitação de seu destino, de quem você é, de suas sombras. Agora todos, BTS e ARMY, aceitaram seus verdadeiros ‘eus’.

A diferença é que em "ON" não é visto ninguém de máscara, contrário do que foi visto frequentemente nos conceitos anteriores, pois agora o foco não são as personas.




“tocou a sua trombeta, e houve saraiva, e fogo... e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte” Apocalipse 8:7

“O céu continua caindo”


É preciso haver destruição para renascer o novo, tome como exemplo a fênix, a passagem do livro Demian citado nos mini filmes da Era Wings, o apocalipse bíblico e entre outros. Assim funciona na nossa vida, é preciso conhecer o caos, suas sombras, compreender suas dores, dificuldades, e erros, para compreender a si mesmo e finalmente ser feliz.


Tenho que ir insano para manter a sanidade”


Após a destruição um novo mundo floresce, após abraçar as sombras um novo ‘eu’ renasce. Com isso as árvores crescem, atrás da muralha tem uma pedra, muito semelhante a pedra do rei de Rei Leão. Com isso Jungkook se junta ao resto do grupo e juntos eles atravessam o portão em direção a pedra.

Em Rei Leão a pedra representava o poder do Rei, e uma cena ícone é no final do filme após derrotar seu tio, Simba sobe a pedra se declarando vitorioso e aceitando seu destino como rei, e o resto dos animais sabia que com ele no controle o reino seria um lugar melhor.

Não é coincidência o fato de ter sido RM à levantar o punho antes deles atravessarem o portão; por ele ser o líder do grupo ele foi o responsável por declarar vitória, ele que levará os meninos em direção ao seus sonhos, em direção ao seus destinos.

“Um punho levantado no ar que pode ser usado como um gesto de comemoração... Às vezes usado como símbolo de resistência ou desafio”

RM que antes representava Noé, agora representa Moisés, levando seus seguidores à salvação, a terra prometida, ao seu destino.

"E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte" - Êxodo 19:17

“Oh, eu estou tomando conta

Você deveria saber yeah

Não pode me segurar porque você sabe que eu sou um lutador”


Enquanto os meninos sobem a pedra localizada do outro lado da muralha, eles estão aceitando o destino deles, aceitando as dores que já se passaram e as que ainda estão por vim, e que eles nunca vão desistir.



Venha, traga a dor, oh yeah

Tudo o que eu sei

Está apenas continuando e continuando


Caso você não tinha percebido, no começo do MV Jungkook estava fugindo da muralha.

O local depois da muralha representa o final do Mapa da Alma, de acordo com a psicologia de Jung, é o final do processo de autoconhecimento, o Ego como foi mostrado no MV "Outro: Ego". Tudo isso é um processo doloroso como foi mostrado nas músicas e MVs desse álbum "Map of the Soul: 7", mas com o decorrer da música (vê a análise da letra aqui) os meninos perceberam que não se deve fugir da muralha, sendo assim o seu destino final.


O clipe termina com a frase “NO MORE DREAM”, a música de mesmo nome fala de como o sonho de outras pessoas era empurrado nos meninos, e na juventude da época, e de como você deve lutar pelos seus sonhos. Porém a frase vai se apagando e só sobra a palavra “DREAM” (sonho), mostrando que agora os meninos estão vivendo o sonho deles finalmente.



OBS: Eu não vi nenhuma conexão com os conceitos anteriores do Universo BTS, como viagem no tempo, pois eu acho que esse MV utiliza mais da metáfora da perda e reconquista da esperança e da vontade de continuar lutando e seguindo em frente, por isso contém muitos altos e baixos.


Qualquer dúvida favor deixar nos comentários, prometo tentar explicar.



;)


FONTES:

Comments


© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page