Recomendações de livros para o Army. Assinado: BTS
- M. N. C.
- 24 de jan. de 2020
- 31 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2021
BTS vem utilizando de inspiração para as suas músicas vários tipos de arte, e uma delas é a literária. Já vimos o nosso querido líder, Namjoon, recomendando livros várias vezes e o mesmo já foi visto várias vezes com um livro na mão.
E como dizia Platão, "Livros dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação, e vida a tudo", com isso seguimos com uma lista de livros utlizados de inspiração para algumas músicas do BTS, e algumas recomendação de leitura.
OBS: Nem todos os livros listados foram confirmados oficialmente pela BigHit ou pelos meninos do grupo, alguns livros foram deduzidos após análises das letras ou MVs das músicas.
LIVRO - ESCRITOR

Foi utilzado como base para a criação e desenvolvimento dos personagens na Era Wings. Várias citações do livro são utilizados nas introduções dos mini filmes lançados para as músicas solos dos membros do álbum Wings, e também é encontrado referências no MV "Blood Sweat & Tears".
Awake: "The realms of day and night, two different worlds coming from two opposite poles mingled during this time"
Tradução: "Os domínios do dia e da noite, dois mundos diferentes vindos de dois pólos opostos, se misturaram durante esse período."
Lie: "My parent's house made up one realm. This realm was familiar to me in almost every way. Mother and Father, Love and Strictness, Model behavior, and School."
Tradução: "A casa dos meus pais constituía um domínio. Esse domíno me era famila em quase todos os aspectos. Mãe e Pai, Amor e Rigos, Comportamento modelo, e Escola."
Stigma: "It was the first fissure in the columns that had upheld my Childhood, which every individual must destroy before he can become Himself."
Tradução: "Foi a primeira fissura nas colunas que sustentou a minha infância, que todo indivíduo deve destruir antes que possa se tornar ele mesmo."
First Love: "There are numerous ways in which God can make us lonely, and lead us back to Ourselves. This was the way He dealt with me at that time."
Tradução: "Existem inúmeras maneiras pelas quais Deus pode nos tornar solitários, e nos levar de volta a nós mesmos. Foi assim que Ele lidou comigo naquele momento."
Reflection: "The other realm, however, overlapping half our house, was completely different. A loud mixture of horrendous, intriguing, frightful, mysterious things, including slaughterhouses and prisons, drunkards and screeching fishwives, calving cows, horses sinking to their death. Tales of robberies, murders, and suicides."
Tradução: "O outro domínio, no entanto, sobrepondo metado da nossa casa, era completamente diferente. Uma mistura de coisas horrendas, intrigante, assustadoras e misteriosas, incluindo matadouros e prisões, bêbados e esposas gritando, vacas parindo, cavalos afundando até a morte. Contos de assaltos, assassinatos, e suicídios."
MAMA: "With a face that resembled her son's, timeless, ageless, and full of inner strength. The beautiful Woman smiled with dignity. Her gaze was fulfillment, her greeting a homecoming. Silently, I stretched my hands out to her."
Tradução: "Com um rosto que lembrava do seu filho, atemporal, eterno, e cheio de força interior. A bela mulher sorriu com dignidade. Seu olhar era de satisfação, seu cumprimento um regresso a casa. Silenciosamente, estendi minhas mãos para ela."
Awake: "The bird fights its way out of the egg. The egg is the world. Who would be born must first destroy a world. The bird flies to God. That God's name... is... Abraxas."
Tradução: "O pássara luta para sair do ovo. O ovo é o mundo. Quem nasceria deve primeiro destruir um mundo. O pássaro voa para Deus. O nome do Deus... é... Abraxas."
Blood Sweat & Tears: "He too was a tempter. He too was a link to the second. The evil world with which I no longer wanted to have anything to do."
Tradução: "Ele também era um tentador. Ele também era um link com o segundo [mundo]. O mundo do mal com o qual eu não queria mais ter nada a ver."
The Ones Who Walk Away From Omelas - Ursula K. Legion (online)

O livro, de título em português "Os que se Afastam de Omelas", foi deduzido do MV "Spring Day" devido o nome "Omelas" que aparece como um letreiro de neon num estabelecimento tipo uma pousada.


Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams (online)

O livro foi descoberto após uma cena no MV "Daydream", música da mixtape do J-Hope, em que aparece a frase "Don't Panic", uma frase bem comum para os que são familiares com a história de Arthur Dent, personagem do livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

O Flautista de Hamelin - Robert Browning (online)

É possível encontrar referências desse livro na música "Pied Piper", do álbum "Love Yourself Her". Abaixo se encontra algumas partes da música referente ao livro.
"Siga o som da flauta
Siga essa música
É um pouco perigoso, mas eu sou tão doce"
"Você sabe que já começou
No momento que você ouve esse som"
Fábulas de Esopo - Russell Ash (online)

Esse livro teve uma das fábulas citadas na música "MIC Drop" da versão japonesa, na seguinte frase da música cantada por RM:
"Once upon a time (time) 이솝우화 fly (fly)"
"Era uma vez As fábulas de Esopo voam"
Vinte Mil Léguas Submarinas - Jules Verne (online)

É possível encontrar referência desse livro na música "Go Go", em que é citado o nome de um personagem, NEMO. A parte da música em que aparece a citação é cantada pelo J-Hope.
"난 원해 cruisin' on the bay 원해 cruisin' like nemo"
"Eu quero navegar na baía Eu quero navegar como o Nemo"
Into the Magic Shop - Dr. James R. Doty (online)

O livro, de título em português "A Maior de Todas as Mágicas", foi utilizado na música "Magic Shop".
Todo o contexto do livro pode ser encontrado na música, desde citação do próprio nome "Magic Shop", quanto a ideia principal da Magic Shop de ajudar quem precisa a transformar uma situação negativa em algo positivo.
Na seguinte parte da música cantada por
"그 문을 열고 들어가면 이 곳이 기다릴 거야
믿어도 괜찮아 널 위로해줄 magic shop"
"Abre a porta, e este lugar vai esperar
Tudo bem em acreditar,
A Loja Mágica que irá confortá-lo"
Kafka on the Shore - Murakami

Na música "Butterfly" é possível encontrar traços desse livro, título em português "Kafka à beira-mar". É citado na frase da música cantada por RM:
"Eu sei se isso é realidade ou um sonho
Meu Kafka à beira-mar
Não vá para aqueles bosques por lá."
O livro inteiro trata sobre a fuga do personagem, que tem medo do seu destino. O livro por si só é uma fuga.
O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger (online)

O livro aparece no MV "Danger", na primeira cena do RM, em cima da mesa, e como nada no Universo BTS é por acaso, vale uma análise mais profunda.

Ápos uma análise da letra da música e do livro, é possível observar certa conexão devido que ambos o personagem do livro e os meninos no MV estão passando por dificuldades, situações em que eles não queriam estar, e tentando entender quem eles são e porque estão na situação que estão.
O livro tem um conceito bem parecido com o livro "Demian", que foi utilizado na Era Wings.
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry (online)

A música "Serendepity" cantada pelo Jimin, tem várias referências desse livro, que é lindo por sinal super recomendo. Toda as estética do MV, a história de amor, algumas partes da letra, tem muitos pontos em comum.
"Quando você me chamou
Eu me tornei sua flor"
A letra da música tem, as vezes, um ponto de vista como o da a Rosa de O Pequeno Príncipe, mas tem também o ponto de vista do Pequeno Príncipe. Muitas vezes Jimin só observa o mundo, no livro o Pequeno Príncipe só obesrva o mundo ao seu redor, até que decide ir atrás do conhecimento, deixando para trás a sua Rosa, que ele tanto amava.




A Flor - Kim Chun-soo [poema]

A Flor
Antes de eu chamar pelo seu nome,
Ela não era nada
Além de um gesto.
Quando eu chamei pelo seu nome,
Ela veio até mim,
E em uma flor se transformou
Da mesma forma que eu chamo pelo seu nome,
Alguém chamará pelo meu nome e
Haverá de convir com a minha luz e minha fragrância?
Eu também desejo chegar até ela,
E transformar-me em sua flor
Todos nós ansiamos nos tornar em algo,
De ti para mim, e de mim para ti, Nós desejamos nos transformar em um olhar, Que não será esquecido
Esse poema também pode ser encontrado como referência na música "Serendepity". Um que se doa completamente enquanto espera que o outro faça o mesmo por ele.
"Quando você me chamou
Eu me tornei sua flor"
"Porque você me ama, e eu te amo"
"Agora venha para mim
Venha e vamos nos tornar um 'nós'"
"Tudo estava destinado"
1Q84 - Haruki Murakami

Um livro que investiga um mundo onde sonhos e fantasias se colidem. A história acontece em Tokyo no ano 1Q84, que é um 1984 ficcional paralelo com o ano "real".
Esse livro é indiretamente recomendado pelo Namjoon por se ligar livremente à música oculta (hidden track), Sea, do álbum "Love Yourself: Her ".
"Eu vejo oceano, eu vejo deserto
Eu vejo o mundo
Tudo, a mesma coisa
Nome diferente"
Esse livro contém várias passagens que se conecta com toda a filosofia apresentada nas músicas do BTS, com a mensagem passada na série Love Yourself. Uma passagem do livro que mostra isso claramente:
"Estou cansado de viver incapaz de amar alguém. Eu não tenho um único amigo - nem um. E, pior de tudo, eu não consigo nem me amar. Por que isso? Por que eu não consigo me amar? É porque eu não consigo amar mais ninguém. Uma pessoas aprender a se amar através dos simples atos de amar e ser amado por outra pessoa. Você entende o quê eu estou dizendo? Uma pessoa que é incapaz de amar o outro não pode amar a si mesma."
Anpanman - Takashi Yanase

Referências encontradas na música de mesmo nome, Anpanman é uma história em quadrinhos que depois se tornou um anime. Um quadrinho bem conhecido no Japão. A música "Anpanman" reflete muito bem o personagem, tanto na letra animada e alto-astral quanto na coreografia divertida.
Anpanman é um super herói que se doa constantemente, pois não consegue ver ninguém sofrendo, e por ser feito de anpan, que é um bolinho com feijão doce dentro, ele direto é visto doando pedaços de sua cabeça como alimento para quem precisa.

Uma parte da música que mostra esse traço do personagem Anpanman:
"Você não está qualificado, basta fazer o que você estava fazendo antes
Mas ainda quero ser um herói
Tudo o que posso lhe dar é anpan
E uma palavra, 'Você trabalhou duro'
Mas eu voarei para você imediatamente se você me chamar
Por favor me chame"
Anpaman não é perfeito, igual todo mundo ele tem as suas fraquezas, mas está lá para ajudar quem precisar, junto com os seus amigos.
Jung's Map of The Soul - Murray Stein (online)

Na música "Intro: Persona" e, até agora, a música "Interlude: Shadow" apresentam muitos traços da psicologia de Jung que é abordada nesse livro "Jung's Map of the Soul".

Jung descreve a sua definição da alma do Ser por meio de divisões:
PERSONA
EGO
SHADOW
E entre consciente e inconsciente.
Persona é encontrado também como referência no MV Boy With Luv, mas é mais discutido na letra da música Intro: Persona, e aparece também no MV do comeback.


"Persona Who the hell am I I just wanna go I just wanna fly I just wanna give you all the voices till I die I just wanna give you all the shoulders when you cry"
"O 'eu' que eu quero que eu seja
O 'eu' que as pessoas querem que eu seja
O 'eu' que você ama
E o 'eu' que eu crio
O eu que às vezes chora"
Na música "Interlude: Shadow" Suga canta sobre a sua sombra, e logo no final da música há o reconhecimento de ambas partes da alma, a sombra e a persona.
"Yeah, Eu sou Você, Você sou Eu, agora você sabe
Yeah, Você sou Eu, Eu sou Você, agora você sabe
Somos um corpo, às vezes colidimos
Você nunca pode me interromper, isso você precisa saber
Yeah, você não pode me interromper, faça o que fizer
Yeah, você ficará mais à vontade se adimitir também
Yeah, tenha sucesso ou falhe, de qualquer maneira que você fluir
Yeah, você não pode escapar independene pra onde vá
Eu sou você, você sou eu, agora você sabe
Você sou Eu, Eu sou Você, agora você sabe
Nós somos um corpo e vamos entrar em choque
Nós somos você, somos eu, isso você sabe."

O Estrangeiro - Albert Camus (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon :)
Conta a história de Mersault, homem de vida aparentemente previsível, funcionário mediano, de pouca conversa, sorumbático (como diria Machado). Camus destila uma narrativa seca em primeira pessoa, e nos revela, desde o primeiro instante, o alheamento do personagem, fixado no desapego à vida, aos valores da sociedade e ao seu próprio cotidiano e destino.
Começa seu relato soltando, de bate pronto, um pontapé no olhar do leitor: (Mamãe morreu hoje. Ou talvez ontem, não sei). Segue sua vida sem sobressaltos: relaciona-se com Marie com certa indiferença, aceita as propostas do patrão sem nenhum questionamento, participa da vida dos vizinhos sem maior emoção.
Um dia, envolvido involuntariamente nas brigas de Raymond, Mersault acaba por cometer uma atrocidade, em plena praia, com sol a pino, no desnorteio do calor, da luz do sol e de sua própria insensibilidade moral. Desse fato, desencadeia-se seu julgamento, no qual ele enfrenta juízes, procuradores, testemunhas; parece que o mundo inteiro quer sua jugular. E no julgamento a pena máxima é a pena de morte.
A história de Mersault é a de uma ligeira autodescoberta, de uma gradual autoconsciência, que não chega a anular, no entanto, a sua condição de estrangeiro aos outros e aos valores sociais em geral. "O Estrangeiro" é um típico romance existencialista onde o vazio do personagem (e a imotivação de suas ações) é o tema principal.
Resnha feita por Arsenio Meira ( https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/1795/mais-gostaram )
Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Bangtan :)
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Norwegian Wood - Haruki Murakami (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon :)
Claro que mais um livro do Haruki Murakami, porque sim!!
O título é baseado em uma canção dos Beatles, uma linda canção para uma história que começa em um aeroporto de Hamburgo, onde essa música está sendo executada por uma banda cover instrumental. E foi a partir daí que Toru (o narrador do livro) começa a refletir sobre sua vida nos anos 60.
“Norwegian Wood” é escrito na perspectiva de primeira pessoa e pontuado por cartas de três personagens: Naoko, Reiko e Midori. O leitor experimenta o isolamento e a dor do narrador. O autor vocaliza Toru Watanabe de 37 anos para contar o período de faculdade, os desapegos emocionais, os tumultos emocionais.
Toru descreve seus anos de faculdade sempre como algo opressivo. Para isso, inventava rotinas para escapar do tédio da universidade. E desde o início, o romance é enquadrado como memória.
Podemos destacar alguns temas de “Norwegian Wood”. Um deles é o equilíbrio entre a vida e a morte. Dois personagens escolhem a morte. Isso força os personagens sobreviventes a examinar suas vidas e as decisões que tomam.
Resenha feita por Luiz Guilherme de Beaurepaire ( http://www.bonslivrosparaler.com.br/livros/resenhas/norwegian-wood/5249 )
O Alquimista - Paulo Coelho (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Yoongi ;)
Este livro narra a história de um jovem que se chama Santiago.
Santiago é um jovem pastor que percorre os vales da Andaluzia, com as suas ovelhas, e numa noite ele sonha com um tesouro localizado próximo das pirâmides do Egipto. Primeiramente, ele ignora este sonho e volta à vida normal até encontrar um velho rei, na cidade de Tarifa. O velho rei fala com ele e diz-lhe para seguir a sua lenda pessoal. E Santiago vende tudo o que tem para ir a procura do seu tesouro.
Ele viaja para Tânger onde é roubado pela sua ingenuidade. Santiago arranja um emprego numa loja de cristais, com a sua presença a loja progrediu. Quando juntou mais dinheiro, o rapaz prosseguiu a sua jornada pelo deserto à procura do seu tesouro.
Ao chegar ao Oásis, conheceu Fátima, por quem se apaixonou. Perto do oásis conhece um alquimista a quem o ajuda a descobrir o seu tesouro.
A obra encerra revelando-nos que o seu tesouro se encontra onde estiver o seu coração, e o tesouro era a jornada em si, as descobertas feitas e a sabedoria adquirida.

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon :)
Autobiografia de Henry D. Thoreau, Walden é a manifestação dos ideais de um dos maiores críticos da civilização industrial na história. Publicada em 1854, a obra passa por temas não superados até hoje pelo homem contemporâneo, como o direito à liberdade e o respeito à natureza. E tudo começa com um intrigante experimento social. Em 1854, buscando apartar- se de uma sociedade cada vez mais complexa, Thoreau retira- se para a propriedade de um amigo às margens do lago Walden. Na pequena cabana na floresta, adapta as suas habitações e constrói seus móveis, planta os alimentos que consome e os prepara, faz descobertas espirituais. Por meio de uma vida simples e autossuficiente, cria sua utopia. Ainda que seja uma crítica à vida urbana do século XIX, Walden ainda é capaz de suscitar importantes reflexões sobre nosso modo de vida. Em mais de um século de existência, tornou-se uma referência para movimentos libertários, ecologistas e todos os que buscam uma vida mais harmônica.
A Metamorfose - Franz Kafka (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon :)
O livro conta a história de Gregor Samsa – um caixeiro viajante que transforma-se em um inseto nojento. A narrativa já começa com a transformação do personagem, deixando todo o contexto para depois.
A partir disso, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor a tudo o que é grotesco, trágico e cruel na condição humana.
Gregor era quem sustentava a família financeiramente, sendo o único que trabalhava. Porém, depois da transformação, Gregor não é mais uma salvação, mas torna-se um problema e uma vergonha para a família. É a partir desses conflitos que a narrativa começa a ficar cada vez mais tensa. Não apenas Gregor sofreu a metamorfose, mas toda a sua família. O espaço físico em que habita mudou tragicamente, assim como a rotina dentro de sua casa.
Mais que um livro, A Metamorfose é como um retrato do ser humano. A obra de Kafka cutuca a ferida, com temas como a solidão, conformismo, inadequação, vergonha e, principalmente, a humilhação de um personagem que aceita passivamente a sua transformação em algo que não gostaria de ser.
A tentativa frustante da família de Gregor em se adaptar à sua mudança é de gerar desgosto. Sem contar a tensão que só aumenta! Kafka buscava retratar a hipocrisia dos homens e da sociedade da época, mas não muda muito em relação aos dias de hoje.
A Metamorfose é pura angústia!
Romeu e Julieta - William Shakespeare (online)

A clássica história de amor entre dois jovens de famílias rivais é representada na música "Let Me Know", que conta os esforços de tentar resistir ao fim inevitável de um relacionamento. Apesar de tudo que os dois viveram juntos o relacionamente estava fadado a não ter progresso e continuação, sendo comparado por um momento com o relacionamento de Romeu e Julieta.
"Os dominós caíram com a nossa separação
Como Julieta e Romeu
Eu gostei muito de você?"
Justiça: O Que É Fazer a Coisa Certa? - Michael J. Sandel

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon
A abordagem feita no livro nos leva a desenvolver um senso crítico-analítico no que concerne aos valores morais e éticos – imperativos cruciais em toda sociedade civil organizada.
Ao longo do primeiro capítulo o autor aborda diversos casos ocorridos nos EUA com extrema repercussão nacional. Tais casos são dotados de extrema controvérsia moral, e, ética. Condutas deveras conflitantes e desafiadoras para aqueles que buscam uma harmonização do conceito de moral.
O que podemos retirar de tal obra são lições que merecem total apreço e debates fervorosos. Os valores morais vão mudar conforme a sociedade que se observa. Os valores éticos-sociais, também.

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon
*Namjoon citou esse livro numa live que ele fez no VLive, em que ele falava sobre a música "Singularity", mas comentou que a música não tem ligação com o livro, só que ele estava interressado no livro mesmo.
A tese de Ray Kurzweil é que na primeira metade deste século XXI a inteligência artificial superará, de longe, a humana — e a singularidade terá acontecido. Essa inteligência superior será indistinguível da humana: conversando (sem aspas) com um interlocutor situado no lado de lá de uma parede, um humano não saberá se fala com outro humano ou com uma máquina.
As consequências desse desenvolvimento exponencial da computação são aterrorizantes ou significaram o paraíso na terra, conforme a perspectiva. Kurzweil é, claro, um “integrado”: tudo que resultar da cultura computacional será positivo — como a abolição a morte. Os “apocalípticos” falam em caos e sujeição do ser humano à máquina. Como indica o subtítulo deste livro, Kurzweil prevê o momento em que a humanidade superará as limitações da biologia: ser humano e máquina comporão uma mesma entidade na qual, é legítimo supor, o maquínico será cada vez mais potente e eliminará o que nessa entidade antes havia de humano. Um novo conceito de ser humano surgiria.
Para Kurzweil, o resultado será apenas uma nova forma de humanidade. Se a teoria da evolução estiver correta, não há motivo, ele argumenta, para considerar o atual estágio do ser humano como último e definitivo. A utopia positiva (até hoje, uma contradição nos termos: as utopias sempre foram negativas mesmo quando se achavam positivas) pintada por Kurzweil encontra diversos tipos de opositores, entre eles E. M. Forster em seu A máquina parou, publicado nesta mesma coleção. A leitura deste livro, com sua ampla e argumentada antevisão do que pode ser a cultura computacional, a ninguém deixa indiferente.
A Arte de Amar - Erich Fromm (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Kim Namjoon
Neste livro admiravelmente franco e claro, o renomado psicanalista Erich Fromm aborda o amor sob todos os aspectos, não apenas o amor romântico, tão cercado de conceitos errôneos, mas também o amor dos pais pelos filhos, o amor entre irmãos, o amor erótico, o amor-próprio e o amor por Deus.
Highly Sensitive People in an Insensitive World - Ilse Sand (online)

Recomendação de leitura.
Na sociedade atual, cada vez mais dinâmica e em ritmo acelerado de hoje, espera-se que seja resiliente, tenha energia para gerenciar um horário de trabalho lotado, um calendário social e uma grande rede de amigos, online e offline, dia e noite. Se você se esforça para cumprir essas expectativas sociais ininterruptas, ou mesmo aproveitar, esse livro é para você.
Escrito para pessoas altamente sensíveis, o livro explica as características de ser altamente sensível e como superar dificuldades comuns, como baixa auto-estima e os efeitos desgastantes da socialização. Ilse Sand também incentiva você a explorar e apreciar as vantagens da alta sensibilidade, incluindo sua aptidão para profundidade, intensidade e presença, e sugere atividades para acalmar e inspirar.

Recomendação de leitura.
Este livro aborda a socialização coletiva da masculinidade e fornece uma visão aprofundada das experiências de meninos e homens. Em um esforço para entender os muitos aspectos do “o que significa ser homem”, Porter sugere que o tópico é digno de ser repensado, desafiado e até redefinido. Este livro ajudará homens - pais, maridos, irmãos, colegas de trabalho etc. - a desempacotar e corrigir essas realidades.
Romper com a “caixa do homem” expõe corajosamente a conexão entre a socialização masculina e a busca pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Porter fornece uma experiência honesta e transformadora, capacitando os homens a criar um mundo onde homens e meninos sejam amorosos e respeitosos - e uma raça humana em que mulheres e meninas são valorizadas e seguras. No seguimento de movimentos e iniciativas nacionais, como o NoMore.org da NFL, este livro fornece aos homens o conhecimento e o entendimento para explorar como criar esse mundo.
Living, Loving & Learning - Leo F. Buscaglia (online)

Recomendação de leitura.
Este livro reúne conferências e artigos do professor Leo Buscaglia, primeiro a ministrar aulas de amor na universidade. O autor defende a exuberância da vida e da capacidade de transformação do homem. Vivendo, amando e aprendendo é um dos livros de maior sucesso do autor, tendo conquistado mais de 250.000 exemplares vendidos no Brasil.
Vivendo, amando e aprendendo se tornou um guia essencial para a arte de amar e ensinar
O Demónio da Depressão: Um Atlas da Doença - Andrew Solomon

Recomendação de leitura.
O grande tratado sobre a depressão, numa leitura
envolvente e acessível a todos os leitores. Um relato pessoal
da batalha de um homem contra a depressão crónica.
Partindo da sua própria batalha contra a depressão, Andrew
Salomon constrói um monumental retrato da doença que
assola os nossos tempos. As medicações, os tratamentos
alternativos, o impacto deste distúrbio nas várias populações,
as implicações históricas, sociais, biológicas, químicas e
médicas da depressão: um dos maiores tratados já escritos
sobre o tema.
Atos Humanos - Han Kang

Recomendaçãode leitura.
Comovente e traumático, este romance confirma Han Kang como uma enorme escritora.
Em 1980, por toda a Coreia do Sul, os estudantes revoltaram-se contra o fecho de universidades e a falta de liberdade de expressão. Porém, na região de Gwangju, a repressão foi tão violenta que a população acabou por se juntar ao protesto, dando origem a um dos piores massacres na história do país. Os mortos e desaparecidos ainda estão, de resto, por contabilizar.
Como lidar com a morte de alguém quando o seu corpo não aparece? Esta é a história de Dong-ho, um rapaz que não resistiu a seguir o melhor amigo até à manifestação, mas, quando ouviu os tiros, largou-lhe a mão, procurando-o agora entre os cadáveres de uma morgue improvisada.
E é também a história dos que cruzaram o caminho de Dong-ho antes e depois dessa noite infame – os que caíram por terra desarmados e os que foram levados para a prisão e torturados; os que sobreviveram ao terror mas nunca mais conseguiram falar do assunto e os que, tantos anos passados, sabem, tal como Han Kang, que a história pode repetir-se a qualquer momento e que é preciso lembrar os atos brutais de que os humanos são capazes.
Este é um romance universal e moderno sobre a batalha que os fracos travam contra os fortes na luta pela justiça.
Life Lessons: Two Experts on Death and Dying Teach Us About the Mysteries of Life and Living - Elisabeth Kübler-Ross

Recomendação de leitura.
É realmente assim que eu quero viver minha vida?
Cada um de nós em algum momento faz essa pergunta. A tragédia não é que a vida seja curta, mas que muitas vezes vemos apenas em retrospectiva o que realmente importa.
Neste, seu primeiro livro sobre vida e vida, Elisabeth Kubler-Ross se une a David Kessler para nos guiar pelas lições práticas e espirituais que precisamos aprender, para que possamos viver a vida ao máximo em todos os momentos.
Muitos anos de trabalho com os moribundos mostraram aos autores que certas lições surgem repetidas vezes. Algumas dessas lições são extremamente difíceis de dominar, mas mesmo as tentativas de entendê-las podem ser profundamente gratificantes. Aqui, em catorze capítulos acessíveis, da Lição de Amor à Lição de Felicidade, os autores revelam a verdade sobre nossos medos, nossas esperanças, nossos relacionamentos e, acima de tudo, sobre a grandeza de quem realmente somos.
Uma Mensagem Maior: Conversas com David Hockney - Martin Gayford

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon

Brilhante, esclarecedora e divertida; uma década de conversas entre David Hockney e o crítico Martin Gayford, explorando a natureza da criatividade por meio de reflexões, anedotas, paixão e humor.
Music: A Very Short Introduction - Nicholas Cook (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Olha eu aqui de novo, ei, Namjoon aqui
O que é música? Como é construído? Como é consumido? Por que você gosta disso? No Music: A Very Short plays Introduction Nicholas Cook nos convida a pensar realmente sobre a música e o papel que ela desempenha em nossas vidas e ouvidos.
Com base em vários exemplos acessíveis, o autor solicita que convoquemos nossas próprias experiências musicais, a fim de pensar mais criticamente sobre os papéis dos intérpretes e dos ouvintes, sobre a música como mercadoria e experiência, o que significa entender a música, e os valores que atribuímos a ele.
Escrito com humor e talento, começa com uma amostra de música como atividade humana e depois passa a considerar o fenômeno escorregadio de como a música se tornou um objeto de pensamento. Cobrindo não apenas a música ocidental e clássica, Cook toca em todos os tipos, do rock à música indonésia e além. Incorporando formas musicais de todos os continentes, o Music fará uma leitura agradável para iniciantes e especialistas.
Almost Transparent Blue - Ryū Murakami (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon





Almost Transparent Blue é uma mescla muito bem dosada de alienismo e depravação, nas palavras de um artigo da Newsweek, “Almost Transparent Blue é uma mistura de Laranja-mecânica e O Estrangeiro”. Narrado pelo personagem principal Ryū, o romance se concentra em seu pequeno grupo de jovens amigos em meados da década de 1970. Vivendo em uma cidade japonesa com uma base da força aérea americana, suas vidas giram em torno de sexo, drogas e rock 'n roll.
A história quase sem trama tece uma jornada intensamente crua e intensiva em imagens, através da monotonia diária de alucinações induzidas por drogas, atos cruéis de violência, overdoses, suicídio e sexo em grupo.
O personagem principal um rapaz bissexual de 19 anos, por exemplo, tem raros momentos de diálogo interno ou de reflexão profunda. Ele é um mero espectador, muito bem, mas o que ele poderia estar pensando ou esperando do que ele presencia, fica a cargo do leitor. A experiência é válida.
Senhor das Moscas - William Golding (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Bangtan
Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos em idade escolar. Eles descobrem os encantos desse refúgio tropical e, liderados por Ralph, procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos — e por seus próprios desígnios — esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade, que mantinham como uma lembrança remota da vida em sociedade. Ao narrar a história de meninos perdidos numa ilha paradisíaca, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma história eletrizante, ao mesmo tempo uma reflexão sobre a natureza do mal e a tênue linha entre o poder e a violência desmedida.
A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Estante de livros do Namjoon
O livro, publicado originalmente em 1982, conta com quatro protagonistas: Tereza, Tomas, Sabina e Franz. Cada um deles experimenta, de certa forma, o “peso insustentável” da vida. O livro é uma viagem pela história e filosofia, com reflexões profundas sobre as escolhas que fazemos ao longo de nossas trajetórias. É aquele tipo de livro tão intenso que pode mudar sua concepção de mundo e que apenas uma leitura não é o suficiente.
O livro é mais um ensaio filosófico do que um romance convencional. Apesar da trama envolvendo os quatro personagens e seus relacionamentos conturbados, o autor mergulha no íntimo das personagens, inserindo frases, pensamentos e reflexões riquíssimas no meio da narrativa. No entanto, um contexto histórico bem opressivo – a invasão da Rússia na Tchecoslováquia em 1968 – também permeia a história, interferindo nas escolhas, pensamentos e atitudes dos personagens.
A narrativa da obra é dividida em sete partes, cada uma com capítulos curtos e que oferecem uma facilidade de leitura.
Por Favor Cuide da Mamãe - Shin Kyung-Sook (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Namjoon ;)
Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu.
Kitchen - Banana Yoshimoto

O livro reúne duas novelas: Kitchen, dividida em duas partes, e Moonlight Shadow. Ambas têm como tema lutos múltiplos e solidão. Na primeira novela, a jovem Mikage Sakurai acaba de perder a avó, que a criou depois de seus pais morrerem. Ela é acolhida por um conhecido, Yuichi Tanabe, criado pela mãe – e depois Mikage descobre que a mãe, Eriko é, na verdade, o pai.
A morte e a solidão são os temas principais de Kitchen. Mas, há também, contrapontos de vitalidade, como a gastronomia japonesa e a transexualidade. A cozinha moderna de Yuichi é o lugar de sua casa em que Mikage mais se sente à vontade. É um lugar de acolhimento familiar e reconhecimento para enfrentar a solidão.
A segunda narrativa do livro, Moonlight Shadow, tem o título retirado de uma obra da cantora Momoko Kikuchi, citada na primeira novela. Também aborda um luto múltiplo, o de Satsuki, que perde o namorado, Hitoshi, num acidente de automóvel. O irmão do namorado, Hiiragi, perde a namorada, Yumiko, no mesmo acidente.
Para enfrentar o luto, Satsuki resolve correr à noite, ao longo de um rio. Uma noite, conhece uma misteriosa jovem, Urara, que a conduzirá à cerimônia de adeus de seu amado. Uma história da tradição japonesa, a lenda de Tanabata, que narra o reencontro de um casal separado em pontos distantes da Via Láctea, uma vez por ano, é que inspira a narrativa de Banana.
As duas novelas são extremamente banais. A linguagem delicada e a estratégia de inserir referências culturais japonesas de modo acidental na trama as salva do melodrama. É esta miscelânea, aliada ao tempero forte da transsexualidade, o fator do sucesso de Kitchen no mundo todo.
O Amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Bangtan :)
Poucos meses depois de seu casamento, Constance Chatterley, uma garota criada numa família burguesa e liberal, vê seu marido partir rumo à guerra. O homem que ela recebe de volta está paralisado da cintura para baixo, e eles se recolhem na vasta propriedade rural dos Chatterley. Inteiramente devotado à sua carreira literária e depois aos negócios da família, Clifford vai aos poucos se distanciando da mulher. Isolada, Constance encontra companhia no guarda-caças Oliver Mellors, um ex-soldado que resolveu viver no isolamento após sucessivos fracassos amorosos.

Peter Pan conta a história de um menino que mora numa ilha onde criança alguma cresce. História de um menino travesso, mas inocente, que pode voar e ter muitas aventuras na ilha da Terra do Nunca que é habitada por criaturas místicas.
O ponto mais abordado na hstória é o medo dos personagens em crescer e perder a sua infância.
Na música "Cypher pt.2 Triptych" é citado o Peter Pan como representação de que RM (membro do BTS que canta a parte da música onde é citado o Peter Pan) nunca vai parar de fazer rap e vai estar sempre desafiando os haters com força, disposição, confiança e energia que só os jovens são considerados que têm.
"Paraquedas na minha Terra do Nunca
Eu sou Peter Pan
Então isso nunca vai acabar"
As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift (online)

O personagem Gulliver é citado na música "Spiner Breaker". Gulliver numa de suas viagens encontra um país chamado Lilipute onde a população são 15 centímetros de altura, levando ele a uma reflexão de o quão superior é a raça humana, que com um tapa uma população inteira poderia ser destruída pela enormidade do homem. Sendo então Gulliver considerado um ser arrogante por se achar superior aos outros.
A música "Spiner Breaker" critica o sistema educacional da Coreia do Sul e os adolecentes, que exijem de seus pais tudo que é tendência sem se importarem com os custos.
"O sistema de classes do século XXI é dividido em dois
Quem tem e quem não tem
Aqueles que usam sapatos e aqueles que não usam
Aqueles que têm roupas e aqueles que não têm
E aqueles que se esforçam para conseguir essas coisas"
Os adolecêntes com essas tendências se sentem superiores àqueles que não o tem.
"Vestindo roupas caras e andando na rua, se sentindo bem consigo mesmo
Todo mundo parece menor do que eu como se eu fosse Gulliver"
A Maldição da Coruja - Alan Garner

Esse livro foi descoberto após Armys observarem as fotos feitas para o álbum "You Never Walk Alone", onde apareceu as palavras "owl service".

No livro A Maldição da Coruja, de título em inglês The Owl Service, os personagens se encontram num ciclo sem fim igual pode ser visto no MV "I Need U" em que os meninos vivem várias versões de suas hstórias.
Alice no Pais das Maravilhas - Lewis Carroll (online)

Novamente a música "Daydream" do nosso querido Hobi aparecendo com mais referências maravilhosas, agora uma referência de Alice no País das Maravilihas na letra da música.
"Como o buraco que Alice caiu
Como a estrada que leva a Hogwarts
Será um mundo de miragens
E vai ser tudo meu"
Harry Potter - J. K. Rowling

Também na música "Daydream", logo após citar Alice, J-Hope cita Hogwarts também como um lugar mágico, sendo tudo que ele sonho mas que infelizmente não dura para sempre.
"Como a estrada que leva a Hogwarts
Será um mundo de miragens
E vai ser todo meu
Será exatamente como eu imaginei
Mas não vai durar para sempre"
As Aventuras de Pinoquio - Carlo Collodi

Pinóquio foi citado numa música da mixtape do Namjoon, Mono, e a música é "Tokyo". RM canta:
"Eu vejo Pinóquio usando um poncho
Esse sou eu há algum tempo atrás"
Um Gosto e Seis Vinténs - W. Somerset Maugham (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Estante de livros do Namjoon.
O livro é narrado pelo escritor, que conta a história de Charles Strickland, um homem comum, com emprego, mulher e filhos, e abandona tudo para se tornar pintor. Já com 40 anos, considerado velho para começar essa arte. O narrador fala dos fatos, através de outras pessoas que conviveram com Charles, e de seus poucos encontros com ele. Charles é claramente baseado em Gauguin, ele é um personagem intrigante, nem nós leitores, nem o narrador, o compreende, ele é intratável no seu convívio com as pessoas, abre mão do conforto, de comida, e não se interessa pelo o que as pessoas acham dele, mas é um gênio na arte. Pintar é sua vida, ele muda para o Taiti e vive sua melhor fase como artista, criando suas obras mais bonitas. Infelizmente só é reconhecido após sua morte, mas isso não importava para ele, ele só queria pintar e chegar a perfeição. O personagem me provocou várias reações, como pena e raiva. Somerset tem uma escrita sensível.
Os Irmãos Karamazov - Fiódor Dostoiévski (online)

Recomendação de leitura.
Assinado: Kim Namjoon.
“Os Irmãos Karamázov” é o último romance publicado de Dostoiévski. E considero, entre todos que li, o mais complexo. Muitas discussões estão embutidas nesse romance, muitas facetas diferentes da vida.
“Os Irmãos Karamazov” explora diversas questões, como o livre-arbítrio, apresentando e contestando diferentes explicações do comportamento humano. O romance desafia a noção de que, na ausência de leis morais, o homem é livre para fazer o que ele escolhe, ou seja, tudo é permitido: personagens que defendem uma liberdade amoral tendem a ser mais ansiosos e autodestrutivos no romance. Mas o romance também desafia o determinismo psicológico e social, isto é, a ideia de que tanto nossa composição psicológica como nossa posição na sociedade controla o modo como agimos.
O livro conta a história de uma família absolutamente disfuncional. Fiódor Pavlovitch Karamázov, o pai, é um devasso asqueroso. Não possui nenhuma qualidade redentora. Um homem egocêntrico, corrupto, imoral e que tem uma enorme devoção pelo cumprimento dos seus desejos bestiais. Foi casado duas vezes por razões egoístas e tratou todas as suas mulheres com o máximo desrespeito. Não possui respeito por si mesmo. É considerado um palhaço, um bufão vulgar. Suas preocupações centrais estão em ganhar dinheiro e seduzir mulheres jovens. Ele teve três filhos. Dimitri é o filho da primeira esposa, Adelaída Ivanovna, uma mulher bonita e inteligente, que veio de uma família aristocrática.
Os Irmãos Karamazov são muito diferentes uns dos outros, como se pode imaginar. Dimitri, Alyosha e Ivan. Cada irmão é impulsionado por diferentes filosofias ou visões de mundo, e todas essas diferentes filosofias disputavam a preeminência na Rússia do tempo de Dostoievski.
A História da Arte - E. H. Gombrich (online)

Recomendação de leitura.
- Namjoon
A História da Arte é um dos mais famosos e populares livros sobre arte já publicados. Durante 45 anos, permaneceu incomparável como uma introdução a todo o assunto, das mais antigas pinturas em cavernas à arte experimental de hoje. Leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram em Ernst Gombrich um verdadeiro mestre, que combina o conhecimento e a sabedoria a um talento excepcional para comunicar seu profundo amor pelas obras de arte que descreve. A História da Arte deve sua duradoura popularidade à objetividade e simplicidade do texto, sem mencionar a habilidade do autor para apresentar uma narrativa fluente. Ele descreve como sendo seu objetivo trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas com as obras mais ambiciosas. Além disso, Gombrich usa sua percepção da psicologia das artes visuais para nos fazer ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro. Trata-se de uma corrente viva, que ainda liga o nosso tempo à era das Pirâmides.
Cosmos - Carl Sagan

Recomendação de leitura.
Livro que se transformou num documentário com 13 episódios, produzido por Carl Sagan e sua esposa em 1978/1979.
Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo — e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.
Os Homens São de Marte, as Mulheres São de Vênus - John Gray (online)

Recomendação de leitura.
Era uma vez um marciano e uma venusiana que se encontraram, se apaixonaram e viveram bem, porque respeitavam suas peculiaridades. Um belo dia, eles desembarcaram na Terra e foram acometidos de forte amnésia: esqueceram que vinham de planetas diferentes e começaram a se desentender. Usando essa metáfora para ilustrar os conflitos que normalmente ocorrem entre homens e mulheres, John Gray explica como as divergências podem surgir entre os sexos, impedindo o florescimento de relações saudáveis e duradouras. Apoiando-se em muitos anos de bem-sucedido aconselhamento a casais, Gray mostra como se deve agir para neutralizar a discrepância nos estilos de comunicação, necessidades emocionais e formas de comportamento. Como fazer, enfim, quando se tem como meta promover um maior entendimento entre parceiros amorosos. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus é um requisito indispensável para quem queira atingir um grau mais profundo de intimidade e uma compreensão mais plena de seu companheiro. Um guia que aposta realmente no final feliz.
Breve Historia Do Mundo - Ernst Gombrich (online)

Recomendação de leitura.
A história da humanidade contada em trezentas páginas? Por mais audacioso que possa parecer, este foi o desafio que Ernst Gombrich fez a si mesmo - e conseguiu vencer brilhantemente. Escolheu falar diretamente ao leitor, como um irmão mais velho falando ao caçula, mas considerando que este é capaz de refletir por si mesmo e recusando, assim, oferecer explicações simplistas.
Francis Bacon: Books and Painting - Didier Ottinger, Chris Stephens, Miguel Egaña, Michael Peppiatt, Catherine Howe

Recomendação de leitura.
- Namjoon
Incluindo doze dos famosos trípticos de Bacon, esta publicação luxuosa apresenta onze dobras e algumas sessenta pinturas criadas por Bacon entre 1971 e sua morte em 1992. Reproduzida aqui com análises das pinturas de Bacon à luz de alguns de seus autores mais admirados, esses textos especialmente encomendados revelam novas maneiras de entender algumas das obras mais poderosas do cânone moderno.
Invasion Los Angeles 2.1 - Invader

Jeanneret Chandigarh

Wipe Out in Hong Kong - Invader

The American Century: Art and Culture 1900-1950 - Barbara Haskell

Recomendação de leitura.
"The America Century" é o tema de uma exposição de um ano no Whitney Museum - a exibição mais abrangente de arte americana do século XX já montada, incorporando uma ampla gama de obras-primas de todas as seções do país, por familiares e menos conhecidos artistas. Este volume, cobrindo a primeira metade do século, é uma história da arte americana, além de um registro permanente do show de Whitney. Aqui, as realizações das artes plásticas são vistas como parte da cultura maior que as ajudou a moldá-las - as formas de arte do cinema, dança, música, literatura, fotografia, artes decorativas, arquitetura, moda e design industrial. Todos são descritos e definidos no contexto das correntes políticas e sociais da época no rico e informativo texto de Barbara Haskell. Os ensaios de especialistas notados em muitos campos iluminam os desenvolvimentos em diferentes áreas do empreendimento artístico, enquanto mais de 750 ilustrações coloridas e duotônicas dão testemunho visual do papel dominante da América nas artes. Mais de 750 ilustrações coloridas e duotônicas.
Armas, Germes e Aço - Os Destinos das Sociedades Humanas - Jared Diamond (online)

Recomendação de leitura.
Um filme documentário baseado no livro foi produzido pela National Geographic Society e transmitido em julho de 2005.
O homem é fruto do meio? Para o vencedor do Prêmio Pulitzer. o fisiologista americano Jared Diamond. é óbvio que fatores ambientais e geográficos moldaram o mundo moderno. Em Armas, Germes e Aço. Jared reúne um cruzamento de descobertas conjugando arqueologia e epidemiologia com história e geografia. Com isso esclarece como e porque as sociedades humanas dos diferentes continentes seguiram caminhos de desenvolvimento diversos nos últimos 13 mil anos e explora as razões da dominação e submissão. Armas, Germes e Aço - considerado pela crítica especializada como o mais importante livro de não-ficção dos últimos três anos - derruba teorias racistas e mostra que a superioridade da Europa e da Ásia se deve às suas respectivas geografias. mais propícias ao cultivo da terra. à domesticação de animais e ao trânsito de informações. O livro mostra. ainda. como a história e a biologia podem dar suporte uma à outra para produzir um profundo entendimento da condição humana. Um sumário da trajetória dos homens comparável à obra deixada por Darwin.
Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém - Friedrich Nietzsche (online)

“Assim falava Zaratustra” é um dos pontos altos da obra de Nietzsche e ele sabia disso: não faltam referências à obra nas páginas de outros livros do autor, assim como outras obras-primas do pensamento filosófico. Prova disto é que mais de um século depois de sua publicação, o sucesso se mantém e o texto continua desafiando interpretações redutoras. Mas esta tradução traz algo especial e singular: Feita diretamente do alemão pelo filósofo Mário Ferreira dos Santos (1907-1968) preserva a beleza das imagens poéticas de Nietzsche sem deixar de lado o rigor e a seriedade da obra.
Casa Wabi - Bosco Sodi, Carla Sodi

Sapiens: Uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari (online)

O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente, mas em vez de apenas “inventariar” os fatos históricos ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Além disso, para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes. Yuval Noah Harari é professor do departamento de história da Universidade Hebraica de Jerusalém. É especialista em história mundial, medieval e militar.
Então é isso... aqui está uma pequena lista de livros, comparado com a quantidade de livros que provavelmente o Namjoon já leu, de livros que foram supostamente usados como referências de músicas, MVs ou outro tipo de conteúdo do BTS.

Fonte: Weverse. Foto postar pelo Namjoon
Tentei colocar o máximo de links possíveis, de onde comprar, onde ler online, e as fontes que eu usei para escrever os resumos dos livros, e também onde eu encontrei os livros dessa lista.
Provavelmente eu vou precisar ir atualizando essa lista com o tempo, mas por enquanto é só isso :)
Fontes:
Soompi
Amino
Eu acessei esse artigo tantas vezes que perdi a conta kkkkkkk
Eu tô usando (há vários meses, na verdade) esse artigo como guia de leituras, e vou riscando os livros conforme vou lendo. Achei que você pudesse ficar feliz em saber, sei lá. Eu vim aqui mais para agradecer mesmo, depois de ter usando seu artigo tanto e nunca ter dito nada.
Enfim, valeu. E continue atualizando, por favor!!