SAVE ME
- M. N. C.
- 15 de fev. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de fev. de 2020
Dedico esse post a minha melhor amiga, foi a primeira música do BTS que ela viciou (graças a mim, de nada), ela só ouvia essa kkkkk e toda vez que ela assistia o MV ela fazia questão de falar que o Tae era o mais dramático na coreografia kkkkk
Alerta: Cenas do MV "I Need U"
"Save Me" é uma das músicas mais autodepreciativas que o BTS já escreveu, na minha opinião, na música um indivíduo que não encontra a felicidade em si próprio, que precisa de alguém para ser salvo. Porém uma música extremamente necessária, pois todo mundo já passou por isso.
BTS veio para falar de tudo, falar para todos e por todos, por isso "Save Me" é uma música que atinge num nível pessoal todos que a escutam. Mas eles não deixaram por ai, porque não adianta somente mostrar que há pessoas que precisam ser salvas por alguém ou que só são felizes devido à outras pessoas, sem falar que isso passa, que você vai ser feliz consigo mesmo. E assim eles nos presentearam com a música "I’m Fine", que é o oposto da música "Save Me".

O clipe de Save Me foi gravado todo numa tomada só e tem um ar melancólico; um dia nublado que transmite nostalgia, saudade, tristeza; uma coreografia dramática pra representar bem a letra da música.
“[Verso 1: Jimin, Jungkook]
Eu quero respirar, eu odeio essa noite
Quero acordar, odeio esse sonho
Estou preso dentro de mim e estou morto
Não quero ficar sozinho
Só quero ser seu
Por que está tão escuro quando você não está aqui
É perigoso como eu estou destruído
Salve-me porque não consigo me controlar”

Todo mundo tem esse “sonho”, esse pesadelo, melhor dizendo, ele vem de tempos em tempos, múltiplas vezes para algumas pessoas, mas sempre vem. Você vai se sentir triste, pra baixo, sozinho, com medo, querendo alguém pra te salvar. Acontece com todos. É normal, é humano, se sentir no escuro após a perda de alguém, uma traição, um término, pois aquela pessoa era a sua lanterna na escuridão. Você se sente destruído, sem chão, sem saber o que fazer ou quem você é, podendo até ser perigoso a si mesmo.
Nos MVs anteriores a esse, os meninos foram vistos fazendo coisas perigosas por estarem destruídos, perdidos, por estarem na escuridão. No entanto, esse tipo de ação nos videoclipes também sentimos e experimentamos na vida real, BTS quis mostrar a realidade. Quando as pessoas estão sofrendo - seja de desgosto, perda, etc., tendemos a ter mudanças de humor, onde nos jogamos em situações perigosas.







Nós gritamos por alguém, imploramos por ajuda, pois não sabemos nos controlar, por não sabermos ainda nos amar. BTS quando escreveu essa música não tinham entrado ainda no processo de se amar totalmente, não se encontravam na independência, estavam ainda estacionados na vaga de que “Amar a mim mesmo pode ser mais difícil, do que amar outra pessoa”, então sempre optamos pelo mais fácil.

“[Pré refrão: V, Jin]
Ouça meus batimentos cardíacos
Ele chama-lhe sempre que quiser
Porque dentro deste campo de negra escuridão
Você está brilhando tão intensamente”
Nosso coração no momento de desespero, e solidão, sempre bate chamando aquela pessoa especial para nos salvar, para ser a nossa luz nesse momento tão escuro e caótico.
“[Refrão: V, Jin, Jungkook]
Me dê sua mão, me salve me salve
Eu preciso do seu amor antes de cair, cair
Me dê sua mão, me salve, me salve
Eu preciso do seu amor antes de cair, cair
Me dê sua mão, me salve, me salve
Me dê sua mão, me salve, me salve
Me salve, me salve”

Eu acho que o ato de cair é o mais sério e mais preocupante para alguém que se encontra nessa situação, pois ao cair há o medo de nunca conseguir se reerguer, nunca conseguir voltar à superfície, continuar no chão. Cair em si mesmo num nível perigoso e preocupante. Por isso é implorado ajuda, uma mão para segurar, antes de cair.
“[Verso 2: Suga, j-hope]
Hoje a lua brilha mais no espaço em branco de minhas memórias
Isso me engoliu, esse lunático, por favor me salve esta noite
(Por favor, me salve esta noite, por favor, me salve esta noite)
Dentro dessa loucura louca, você me salvará esta noite
Eu sabia que sua salvação
É uma parte da minha vida e a única mão amiga que abraçará minha dor
O melhor de mim, você é a única coisa que tenho
Por favor, me levante para que eu possa rir novamente
Tirar proveito”



“[Verso 3: RM]
Obrigado por me deixar ser eu
Por me ajudar a voar
Por me dar asas
Por me endireitar
Por me acordar de ser sufocado
Por me acordar de um sonho que era tudo o que eu vivia
Quando penso em você, o sol sai
Então eu dei minha tristeza ao cachorro
(Obrigado. Por ser 'nós')”
Esse verso do RM mostra claramente a dependência de um para com o outro, nada foi feito por si só, o outro que o ajudou a voar, que o deu as asas, que o acordou e que o tirou do sonho onde ele vivia.
Dar sua tristeza para os cachorros, seria como dar algo para ser tratado como algo sem importância. Algo que os cachorros comem mas o ser humano não pensa duas vezes.
Por fim RM termina agradecendo por eles serem ‘nós’, nós e não eu e você, nós, como um ser só, unificado, dependentes.
“[Outro: Jimin, Jungkook]
Me dê sua mão, me salve, me salve
Eu preciso do seu amor antes de cair, cair
Me dê sua mão, me salve, me salve
Eu preciso do seu amor antes de cair, cair”

;)
OBS: "Save Me" e "I’m Fine", por serem músicas complementares, foram encontrados referências em vários outros MVs, e em outros conteúdos.



Comentário feito pela Billboard sobre a música:
“O single final lançado como parte da trilogia, The Most Beautiful Moment In Life, "Save Me" solidificou a dedicação do grupo a uma marca emotiva de música que combina tendências populares da eletrônica com suas tendências de hip-hop. Há uma sensação avassaladora de desespero e ansiedade que permeia essa faixa expressiva do Young Forever, mas sua natureza incongruente impede que ela se torne inundada por uma melancolia total. Depois de decolar com sintetizadores agitados, uma batida tiquetaqueada e o verso desamparado de abertura de Jimin, a música constrói sutilmente em direção ao seu clímax arrebatador. E então a batida começa no meio do verso para liderar o refrão frenético, que por sua vez desce para uma seção de rap angustiada. É poderosamente sutil e uma das produções mais ambiciosas do grupo até hoje.”
Amei a descrição e achei muito complexa todas as observações!! Obrigada!!