SESSÃO DE FILMES COM BTS
- M. N. C.
- 23 de mar. de 2020
- 7 min de leitura
Como é mostrado no post anterior, BTS já utilizou livros como referência para suas músicas, MVs e conteúdo diversos, e vários livros também já foram indicados pelos membros em entrevistas ou em outros momentos.
Nesse post irei mostrar que além de muito talentosos e dedicados, os meninos também são apaixonados por cinema e sempre buscam inserir referências cinematográficas em seus clipes e que também indicam filmes para outros cinéfilos.
OBS: nenhum título apresentado aqui foi confirmado com 100% de certeza pela BigHit, apenas análises feitas observando o conteúdo (se foi, irei apresentar a fonte)
- BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
(nota pessoal da dona do blog: esse filme é muito bom até eu indico)
Indicado por RM
Namjoon que é um grande fã da produção cujo título foi inspirado no poema Eloisa to Abelard, de Alexander Pope.
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa. (AdoroCinema)
- PRINCESA MONONOKE
Indicado por Jin
Kim Seokjin gosta dos filmes do Estúdio Ghibli, popular estúdio de animação do Japão responsável pela produção de sucessos como Meu Amigo Totoro (1988) e A Viagem de Chihiro (2001), mas seu preferido é Princesa Mononoke, lançado em 1997 e conhecido por ter sido o primeiro filme do estúdio a ter um tom mais adulto e violento.
O tema principal do filme é, mais uma vez, o embate entre o homem versus a natureza. Se passando durante o Período Muromachi, o primeiro momento na história do Japão onde as pessoas pararam de venerar a natureza, ao invés, tentando controlá-la, e usá-la para benefício próprio, para que assim pudessem progredir.
Apesar do título, quem começa esta grande saga é o último príncipe guerreiro Emishi, conhecido como Ashitaka. Após a invasão de sua aldeia por um javali possuído pelo demônio, o corajoso rapaz mata a criatura e recebe uma maldição em seu braço direito: ao mesmo tempo em que lhe dá força sobre-humana, este poder o matará aos poucos. Para entender mais sobre isto e tentar uma cura, o jovem viaja até o clã Tatara. No meio do caminho, se depara com uma guerra entre os humanos e os deuses da floresta. Estes são representados por San, a Princesa Mononoke do título, guerreira criada pela deusa loba Moro.
- CHATROOM
Filme utilizado de referência no MV “Blood Sweat & Tears”. O filme trata de William que é um jovem de 17 anos que resolve criar um chat para adolescentes de sua idade. Lá, eles podem conversar sobre traumas, problemas e frustrações, porém os jovens entram literalmente na “sala de bate-papo”. Mas o que esses jovens não sabem é que William pode estar manipulando todos eles, e o resultado pode ser fatal.
A cena recriada do filme é a cena em que ambos Suga e Jimin estão numa sala. E na transição de um cenário para o outro é possível ver uma placa escrito “chatroom 2,3”.






- TAZZA: THE HIGH ROLLERS
Indicado por Suga
É um popular filme sul-coreano de comédia e ação. Lançado em 2006 e dirigido por Choi Dong Hoon, conhecido por trabalhar com personagens mafiosos e vigaristas, sempre voltados para o crime.
Dae-gil, um jovem com talentos naturalmente nascidos no jogo de azar, faz uma estréia deslumbrante como um jogador e reúne-se com seu primeiro amor, Mi-na. No entanto, Dae-gil logo se torna o bode expiatório de uma traição e conspiração e é forçado a fugir. Ele planeja se vingar e se prepara para um grande e predestinado jogo com Mi-na, que tem o ajudado a cada passo de seu caminho. (Wikipédia)
- MATRIX
Utilizado de referência no MV “N.O”. Essa referência é muito utilizada em vários outros lugares por ser muito famosa, a cena da pílula vermelha e da pílula azul. A pílula vermelha tem a função de acordar a pessoa para o que seria a realidade e a verdade por trás de tudo, enquanto que a pílula azul levaria a pessoa a continuar vivendo sua vida “falsa” dentro de uma bolha. No filme, Neo, protagonista de Matrix, ao escolher a pílula vermelha escolhe "entrar na toca do coelho" e conhecer a matrix, o que também é uma referência a “Alice no País das Maravilhas”.
No MV “N.O”, BTS recebe as pílulas vermelhas no começo do clipe.





- ANTES QUE TERMINE O DIA
Indicado por j-hope
Também conhecido por seu título original em inglês, If Only é uma drama/comédia fantástica lançada em 2004, com direção de Gil Junger.
Ian (Paul Nicholls) e Samantha (Jennifer Love Hewitt) formam um casal feliz e cheio de planos para o futuro. Enquanto Samantha busca demonstrar seu amor a todo momento, Ian procura voltar sua atenção para a carreira e os amigos. Após um dia em que tudo deu errado, eles terminam o namoro. Entretanto um acidente faz com que a vida deles mude de rumo. No dia seguinte Ian percebe que acordou novamente no dia anterior, tendo a chance de refazer tudo o que tinha feito antes, só que agora da forma correta. (Filmow)
- RIO PERDIDO (LOST RIVER)
A cena da bicicleta pegando fogo foi recriada do filme Rio Perdido. Esse filme quando foi lançado sofreu um massacre das críticas sendo totalmente incompreendido.
Vaiado no Festival de Cannes e trucidado pela crítica, o filme de estreia na direção do ator Ryan Gosling, “Lost River” (2014), teve um destino injusto.
Quando a cidade em que mora está prestes a desaparecer, Billy (Christina Hendricks), mãe de dois filhos, envolve-se em um submundo fantástico e macabro, enquanto seu filho adolescente descobre uma estrada secreta que leva a uma cidade subaquática. Tanto Billy quanto seu filho devem mergulhar neste mistério, se quiserem sobreviver.
BTS utilizou a referência do filme como um meio de falar que eles também foram criticados e incompreendidos após seu debut.


Perceba no portão de metal no lado esquedo no MV, onde está escrito "LOST RIVER".
- PETER PAN
A história do filme foi muito utilizada na Era HYYH, com todo o conceito de não querer crescer, permanecer jovem para sempre e medo das dificuldades da vida adulta. A BigHit já postou algumas fotos nesse período com a hashtag #NEVERLAND e várias referências ao nome Wendy e Peter já apareceram nas photoshoots dos álbuns. A música “Young Forever” retrata todo o conceito e temática do filme Peter Pan.

-DIÁRIO DE UMA PAIXÃO
Indicado por Jimin
Lançado em 2004, Duke conta a história de romance entre Allie e Noah, dois jovens apaixonados que foram separados nos anos 40 por desavenças com a família da moça, que desaprovava o relacionamento, mas reunidos pelo destino anos mais tarde para que sua linda e promissora história de romance tivesse um final feliz.
- MAZE RUNNER
Essa referência é recente e aparece no MV “ON” lançado em 2020. No clipe é possível ver uma muralha bem parecida com a que divide o labirinto dos habitantes da centro, no filme. Todo o conceito do filme é meio parecido com o tema abordado também no MV.
A trilogia de filmes é uma ficção inspirada no livro homônimo de James Dashner. Nele, um grupo de meninos é confinado, sem memória, num espaço cercado por um labirinto onde vivem criaturas terríveis. Tudo começa a mudar com a chegada da primeira menina.


- DERAILED
Indicado por V
Um filme de ação também chamado de Two Man. Quando dois executivos de negócios casados que estão tendo um caso são chantageados por um criminoso violento, os dois devem virar a mesa contra ele para salvar suas famílias. (IMDb)
- REI LEÃO
A pedra do rei foi reconhecida no MV de “ON” e os fãs da Disney enlouqueceram (eu mesma).
O filme mostra as aventuras de um leão jovem de nome Simba, o herdeiro de seu pai, Mufasa. O tio malvado de Simba, Oscar, planeja roubar o trono de Mufasa atraindo pai e filho para uma emboscada, fazendo com que Simba fuja. Após um tempo com a ajuda de seus amigos, Timon e Pumba, ele reaparece como adulto para recuperar sua terra, que foi roubada por seu tio Oscar.


- I GIVE MY FIRST LOVE TO YOU
Indicado por Jungkook
Um doce romance lançado em 2009 e protagonizado por Mao Inoue (Hana Yori Dango) e Masaki Okada (Mirai Nikki).
Takuma, um garoto que lhe disse que morrerá antes dos 20 anos, e Mayu, uma garota apaixonada por ele ... A história começa quando são crianças. Eles desenvolvem sentimentos um pelo outro, mas Mayu descobre a grave doença de Takuma e que ele morrerá antes de completar 20 anos. As crianças perturbadas fazem uma promessa por um futuro incerto.
O tempo passa, e a menina se torna uma jovem mulher, e o menino, um jovem. Mayu continua a apoiar e amar Takuma. Por outro lado, Takuma, que sabe que seus dias estão contados, afasta seus sentimentos por Mayu e se distancia dela. Então Mayu conhece outro homem que tem sentimentos por ela, e Takuma conhece uma mulher que tem a mesma doença, e seus sentimentos um pelo outro começam a vacilar.
Mal-entendidos, pensamentos não ditos, frustrações e desgosto da juventude ... O que será do amor deles enquanto o relógio continua correndo na vida de Takuma? (AsianWiki)
- CANTANDO NA CHUVA
Uma referência bem na cara, se me perguntarem, aparece no “Boy With Luv” e é possível ver também uma pequena referência no MV da “Intro: Persona”.
Cantando na chuva (1952), dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly. Apesar de ser pouco inovador em termos técnicos, praticamente sem grande novidade para a cinematografia, esse filme já nasceu clássico e tornou-se sem dúvida uma das películas mais conhecidas e cultuadas da história do cinema.
Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso e as revistas apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe. Porém o cinema falado chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.
As referências no MV vão das obvias, posters do filme “Singin’ in the Rain” nas paredes do cinema ‘Persona’, para as sutis do sofá aparecendo algumas vezes...
No MV “Intro: Persona” na jaqueta de RM mostra uma frase muito importante pois reflete toda a análise feita no filme “Cantando na Chuva”.


Poster do filme nas paredes do cinema.
O sofá... cena icónica no filme e que aparece algumas vezes no MV "Boy With Luv"


A outra famosa cena dos postes de luz na rua, onde Don Lockwood canta na chuva.



Em "Intro: Persona" a referência parece da seguinte forma...
Com a frase "Pay no attention to the man behind the curtain" (não preste atenção ao homem atrás da cortina) fez toda uma referência ao filme "Cantando na Chuva" e trouxe à tona toda a análise, de esconder a verdade e mostrar só o que o público quer ver, abordada no filme e na música cantada por RM.

Cenas do filme...



FONTES:
Comments