top of page

Recomendações de Livros para o ARMY - Lista atualizada Pt 2

  • Foto do escritor: Avaloney
    Avaloney
  • 29 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 31 de mar. de 2022

BTS vem utilizando de inspiração para as suas músicas vários tipos de arte, e uma delas é a literária. Já vimos o nosso querido líder, Namjoon, recomendando livros várias vezes e o mesmo já foi visto várias vezes com um livro na mão.


"Acredito que não há melhor forma para se aprender algo rápido e adquirir um conhecimento mais profundo do que os livros. Ainda hoje, eu mesmo converso com muitos artistas através deles e, às vezes, tenho a sensação de que eles moram mais perto de mim." - Namjoon

Com isso, seguimos com uma lista *super enorme* atualizada, feita pela adm (M.N.C.) e pela autora *maravilhosa* Avaloney (responsável pelas resenhas do Wiki atualmente), de livros utlizados de inspiração para algumas músicas/MVs do BTS, e recomendados direta e/ou indiretamente pelos meninos.



⚠️ Nem todos os livros listados foram confirmados oficialmente pela BigHit ou pelos meninos do grupo, alguns livros foram deduzidos após análises das letras ou MVs das músicas. No final do post se encontra os links para leitura online. As referências e fontes se encontram aqui.



Uma Mensagem Maior: Conversas com David Hockney (2011) - Martin Gayford


ree

Título original: A Bigger Message: Conversations with David Hockney

Título em coreano: 다시, 그림이다


Sinopse: Brilhante, esclarecedora e divertida; uma década de conversas entre David Hockney e o crítico Martin Gayford, explorando a natureza da criatividade por meio de reflexões, anedotas, paixão e humor.


Esse é um livro para quem gosta de arte e/ou quer entender o que é a arte e seus aspectos sob o olhar de alguém que vive disso. Está cheio de reflexões e oferece respostas para perguntas que você já teve ou que nunca pensou ter.


ree
ree

Music: A Very Short Introduction (1998) - Nicholas Cook


ree

O que é música? Como é construído? Como é consumido? Por que você gosta disso? No Music: A Very Short Introduction Nicholas Cook nos convida a pensar realmente sobre a música e o papel que ela desempenha em nossas vidas e ouvidos. Com base em vários exemplos acessíveis, o autor solicita que convoquemos nossas próprias experiências musicais, a fim de pensar mais criticamente sobre os papéis dos intérpretes e dos ouvintes, sobre a música como mercadoria e experiência, o que significa entender a música, e os valores que atribuímos a ele.


Escrito com humor e talento, começa com uma amostra de música como atividade humana e depois passa a considerar o fenômeno escorregadio de como a música se tornou um objeto de pensamento. Cobrindo não apenas a música ocidental e clássica, Cook toca em todos os tipos, do rock à música indonésia e além. Incorporando formas musicais de todos os continentes, o Music fará uma leitura agradável para iniciantes e especialistas.


O livro apareceu no meio das coisas da estante do estúdio do Namjoon durante o 2019 Rkive studio tour.



Azul Quase Transparente (1976) - Ryū Murakami


ree

Título original: 限りなく透明に近いブルー

Título em coreano: 한없이 투명에 가까운 블루

Título em inglês: Almost Transparent Blue


Sinopse: Narrada pelo protagonista Ryū o romance se foca em um pequeno grupo de jovens amigos nos anos setenta. Vivendo em cidade japonesa que sedia uma base da Força Aérea americana, suas vidas giram em torno de sexo, drogas e rock 'n roll. O romance traz uma imagem vivida da monotonia diária de viagens induzidas por drogas, violência, sexo grupal, overdoses e suicídios.


ree
ree
ree
ree

Almost Transparent Blue é uma mescla muito bem dosada de alienismo e depravação, nas palavras de um artigo da Newsweek, “Almost Transparent Blue é uma mistura de Laranja-mecânica e O Estrangeiro”. Narrado pelo personagem principal Ryū, o romance se concentra em seu pequeno grupo de jovens amigos em meados da década de 1970. Vivendo em uma cidade japonesa com uma base da força aérea americana, suas vidas giram em torno de sexo, drogas e rock 'n roll.


A história quase sem trama tece uma jornada intensamente crua e intensiva em imagens, através da monotonia diária de alucinações induzidas por drogas, atos cruéis de violência, overdoses, suicídio e sexo em grupo.


O personagem principal um rapaz bissexual de 19 anos, por exemplo, tem raros momentos de diálogo interno ou de reflexão profunda. Ele é um mero espectador, muito bem, mas o que ele poderia estar pensando ou esperando do que ele presencia, fica a cargo do leitor. A experiência é válida.


O Senhor das Moscas (1954) - William Golding


ree

Título original: Lord of the Flies

Título em coreano: 파리 대왕


Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos em idade escolar. Eles descobrem os encantos desse refúgio tropical e, liderados por Ralph, procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos — e por seus próprios desígnios — esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade, que mantinham como uma lembrança remota da vida em sociedade. Ao narrar a história de meninos perdidos numa ilha paradisíaca, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma história eletrizante, ao mesmo tempo uma reflexão sobre a natureza do mal e a tênue linha entre o poder e a violência desmedida.


ree

Temos uma referência muito boa ao livro no MV de ON. Ao cair na água, Jungkook submerge sem mais a coroa-de-cristo que prendia suas mãos e com uma concha entre elas, ele a sopra. Para quem já leu o livro ou pelo menos o primeiro capítulo a cena talvez soe familiar.

A Insustentável Leveza do Ser (1984) - Milan Kundera


ree

Título original: Nesnesitelná lehkost bytí

Título em coreano: 참을 수 없는 존재의 가벼움

Título em inglês: The Unbearable Lightness of Being


Sinopse: Neste que é sem dúvida um dos romances mais importantes do século XX, ficção e filosofia se entrelaçam por meio da história de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Como limite, encontram um tempo histórico politicamente opressivo e o caráter enigmático da existência humana.


Infidelidade, amor, compaixão, eterno retorno, acaso e arbítrio são alguns dos grandes temas que Kundera articula num romance de ideias e paixões, em que o leitor percorre conceitos filosóficos de braços dados com cada um dos personagens — Tereza, Tomas, Sabina e Franz — e acompanha suas histórias de vida com a profundidade de um estudo. O resultado é uma obra em tudo original, um clássico da literatura contemporânea.


O livro, publicado originalmente em 1982, conta com quatro protagonistas: Tereza, Tomas, Sabina e Franz. Cada um deles experimenta, de certa forma, o “peso insustentável” da vida. O livro é uma viagem pela história e filosofia, com reflexões profundas sobre as escolhas que fazemos ao longo de nossas trajetórias. É aquele tipo de livro tão intenso que pode mudar sua concepção de mundo e que apenas uma leitura não é o suficiente.


ree

O livro é mais um ensaio filosófico do que um romance convencional. Apesar da trama envolvendo os quatro personagens e seus relacionamentos conturbados, o autor mergulha no íntimo das personagens, inserindo frases, pensamentos e reflexões riquíssimas no meio da narrativa. No entanto, um contexto histórico bem opressivo – a invasão da Rússia na Tchecoslováquia em 1968 – também permeia a história, interferindo nas escolhas, pensamentos e atitudes dos personagens.


A narrativa da obra é dividida em sete partes, cada uma com capítulos curtos e que oferecem uma facilidade de leitura.

Por Favor, Cuide da Mamãe (2008) - Shin Kyung-Sook


ree

Título original: 엄마를 부탁해

Título em inglês: Please Look After Mom


Sinopse: Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu.


O livro foi mencionado pelo Namjoon numa live que ele fez com o Taehyung em 15 de novembro de 2017.


⚠️ Me vejo obrigada a avisar do perigo de crise de choro e quadro depressivo construtivo que permeia o livro inteiro

Kitchen (1988) - Banana Yoshimoto


ree

Título original: キッチン

Título em coreano: 키친


Sinopse: Quando a jovem Mikage se vê sozinha após a morte de sua avó, ela se refugia na cozinha da grande casa. Um dia, um amável rapaz bate em sua porta e propõe que ela vá viver com ele e com sua mãe, Eriko. Porém, essa bela e acolhedora mulher não é quem parece ser. Uma fábula em que a solidão e a aridez emocional são mitigadas pela imensa sabedoria de outro mundo antigo.


O livro reúne duas novelas: Kitchen, dividida em duas partes, e Moonlight Shadow. Ambas têm como tema lutos múltiplos e solidão. Na primeira novela, a jovem Mikage Sakurai acaba de perder a avó, que a criou depois de seus pais morrerem. Ela é acolhida por um conhecido, Yuichi Tanabe, criado pela mãe – e depois Mikage descobre que a mãe, Eriko é, na verdade, o pai.


A morte e a solidão são os temas principais de Kitchen. Mas, há também, contrapontos de vitalidade, como a gastronomia japonesa e a transexualidade. A cozinha moderna de Yuichi é o lugar de sua casa em que Mikage mais se sente à vontade. É um lugar de acolhimento familiar e reconhecimento para enfrentar a solidão.


A segunda narrativa do livro, Moonlight Shadow, tem o título retirado de uma obra da cantora Momoko Kikuchi, citada na primeira novela. Também aborda um luto múltiplo, o de Satsuki, que perde o namorado, Hitoshi, num acidente de automóvel. O irmão do namorado, Hiiragi, perde a namorada, Yumiko, no mesmo acidente. Para enfrentar o luto, Satsuki resolve correr à noite, ao longo de um rio. Uma noite, conhece uma misteriosa jovem, Urara, que a conduzirá à cerimônia de adeus de seu amado. Uma história da tradição japonesa, a lenda de Tanabata, que narra o reencontro de um casal separado em pontos distantes da Via Láctea, uma vez por ano, é que inspira a narrativa de Banana.


As duas novelas são extremamente banais. A linguagem delicada e a estratégia de inserir referências culturais japonesas de modo acidental na trama as salva do melodrama. É esta miscelânea, aliada ao tempero forte da transsexualidade, o fator do sucesso de Kitchen no mundo todo.


Fonte: http://www.aescotilha.com.br/literatura/ponto-virgula/kitchen-banana-yoshimoto-nova-fronteira-resenha/




ree
ree

Namjoon foi visto com esse livro no Mnet Comeback Show de 24/05/2018. Ele já tinha comentado em janeiro daquele ano que estava lendo o livro.

O Amante de Lady Chatterley (1928) - D. H. Lawrence


ree

Título original: Lady Chatterley's Lover

Título em coreano: 채털리 부인의 연인


Sinopse: Poucos meses depois de seu casamento, Constance Chatterley, uma garota criada numa família burguesa e liberal, vê seu marido partir rumo à guerra. O homem que ela recebe de volta está paralisado da cintura para baixo, e eles se recolhem na vasta propriedade rural dos Chatterley. Inteiramente devotado à sua carreira literária e depois aos negócios da família, Clifford vai aos poucos se distanciando da mulher. Isolada, Constance encontra companhia no guarda-caças Oliver Mellors, um ex-soldado que resolveu viver no isolamento após sucessivos fracassos amorosos.



ree
ree

Peter Pan (1904) - J. M. Barrie


ree

Título original: Peter Pan/Peter and Wendy

Título em coreano: 피터와 웬디


Sinopse: Peter Pan conta a história de um menino que mora numa ilha onde criança alguma cresce. História de um menino travesso, mas inocente, que pode voar e ter muitas aventuras na ilha da Terra do Nunca que é habitada por criaturas místicas.


O ponto mais abordado na história é o medo dos personagens em crescer e perder a sua infância.


Na música "Cypher pt.2 Triptych" é citado o Peter Pan como representação de que RM (membro do BTS que canta a parte da música onde é citado o Peter Pan) nunca vai parar de fazer rap e vai estar sempre desafiando os haters com força, disposição, confiança e energia que só os jovens são considerados que têm.


"Paraquedas na minha Terra do Nunca

Eu sou Peter Pan

Então isso nunca vai acabar"


ree

Numa das caixas do Army Zip vieram photocards dos meninos fantasiados como os personagens de seus contos de fadas favoritos. O personagem de Jungkook era Peter Pan e, segundo ele, o motivo é que ele sente que cresceu rápido demais por causa da carreira como idol.


Há também uma teoria da época de The Most Beautiful Moment in Life que diz que os meninos seriam a representação dos meninos perdidos da história — são seis garotos perdidos, seis membros perdidos; dois dos garotos perdidos são gêmeos, no BU eles seriam o Yoongi e o Jungkook; entre outras congruências entre as histórias.


As Viagens de Gulliver (1726) - Jonathan Swift


ree

Título original: Gulliver's Travels

Título em coreano: 걸리버 여행기


Sinopse: Gulliver vive diversas aventuras depois de ser chamado para trabalhar como médico no navio Swallow. Conhece terras distantes, habitadas por homens gigantes, outra por homens minúsculos, até chegar à ilha dos houyhnhnm, habitada por cavalos que falam e por um povo chamado yahoo. Encantado com essas novas descobertas, ao voltar para Europa só consegue pensar em como a sociedade européia vive de forma desprezível, refletindo sobre a própria condição humana.


O personagem Gulliver é citado na música "Spiner Breaker". Gulliver numa de suas viagens encontra um país chamado Lilipute onde a população são 15 centímetros de altura, levando ele a uma reflexão de o quão superior é a raça humana, que com um tapa uma população inteira poderia ser destruída pela enormidade do homem. Sendo então Gulliver considerado um ser arrogante por se achar superior aos outros.


A música "Spiner Breaker" critica o sistema educacional da Coreia do Sul e os adolescentes, que exigem de seus pais tudo que é tendência sem se importarem com os custos.


"O sistema de classes do século XXI é dividido em dois

Quem tem e quem não tem

Aqueles que usam sapatos e aqueles que não usam

Aqueles que têm roupas e aqueles que não têm

E aqueles que se esforçam para conseguir essas coisas"


Os adolescentes com essas tendências se sentem superiores àqueles que não o tem.


"Vestindo roupas caras e andando na rua, se sentindo bem consigo mesmo

Todo mundo parece menor do que eu como se eu fosse Gulliver"


A Maldição da Coruja (1967) - Alan Garner


ree

Título original: The Owl Service

Título em coreano: 올빼미 접시


Sinopse: Gwyn ouviu um barulho às suas costas e se voltou. Um bloco de argamassa e cascalho tinha se desprendido da parede. E logo caiu outro. E no lugar deles, na parede, dois olhos o vigiavam. O mundo nebuloso das antigas lendas se derrama sobre a realidade atual e Garner lhe dá uma nova profundidade, criando uma beleza infestada de terror e ainda mais compulsiva.


ree

Esse livro foi descoberto após Armys observarem as fotos feitas para o álbum "You Never Walk Alone", onde apareceram as palavras "owl service".


No livro A Maldição da Coruja, de título em inglês The Owl Service, os personagens se encontram num ciclo sem fim igual pode ser visto no MV "I Need U" em que os meninos vivem várias versões de suas histórias.

Alice no País das Maravilhas (1865) - Lewis Carroll


ree

Título original: Alice in Wonderland

Título em coreano: 이상한 나라의 앨리스


Sinopse: A garota Alice vê um coelho branco entrar em uma toca. Vai atrás dele e chega ao País das Maravilhas. Ela muda de tamanho muitas vezes e conhece criaturas esquisitas, como a Lagarta, a Duquesa, o Gato de Cheshire, a Lebre de Março, o Chapeleiro Maluco e o Rei e a Rainha de Copas. Tradução de Ligia Cademartori para o clássico de Lewis Carroll.


Novamente a música "Daydream" do nosso querido Hobi aparecendo com mais referências maravilhosas, agora uma referência de Alice no País das Maravilhas na letra da música.


"Como o buraco que Alice caiu

Como a estrada que leva a Hogwarts

Será um mundo de miragens

E vai ser tudo meu"


Harry Potter (1997) - J.K. Rowling


ree

Título em coreano: 해리 포터


Sinopse: Harry Potter é um garoto órfão que vive infeliz com seus tios, os Dursleys. Ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente, Harry é impedido de ler a carta por seu tio, mas logo recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega para levá-lo até a escola. Harry adentra um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo diversas aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.


Também na música "Daydream", logo após citar Alice, J-Hope cita Hogwarts também como um lugar mágico, sendo tudo que ele sonhou mas que infelizmente não dura para sempre.


"Como a estrada que leva a Hogwarts

Será um mundo de miragens

E vai ser todo meu

Será exatamente como eu imaginei

Mas não vai durar para sempre"


Jungkook e Seokjin são fãs dos filmes, e Jin disse que gostaria de conhecer Hogwarts um dia.

As Aventuras de Pinóquio (1883) - Carlo Collodi


ree

Título original: Un burattino di nome Pinocchio

Título em coreano: 피노키오의 모험

Título em inglês: The Adventures of Pinocchio


Sinopse: Quem não conhece a história do boneco de madeira que ganhou vida, dono de um nariz que crescia cada vez que contava uma mentira? As várias confusões de Pinóquio, seu desejo de aventuras e a incansável determinação de Gepeto em transformar sua criatura em um garoto comportado têm encantado os leitores desde 1881, quando o escritor italiano Carlo Collodi começou a publicar os episódios de “Storia di un burattino” (História de um boneco) em um jornal voltado para crianças, o Giornale dei Bambini. Dois anos depois, a história foi publicada na forma de livro, As aventuras de Pinóquio, futura inspiração para a animação produzida pela Disney em 1940 e um clássico até hoje.


Pinóquio foi citado numa música da mixtape do Namjoon, Mono, e a música é "Tokyo". RM canta:


"Eu vejo Pinóquio usando um poncho

Esse sou eu há algum tempo atrás"

Um Gosto e Seis Vinténs (1919) - W. Somerset Maugham


ree

Título original: The Moon And Sixpence

Título em coreano: 달과 6펜스


O livro é narrado pelo escritor, que conta a história de Charles Strickland, um homem comum, com emprego, mulher e filhos, e que abandona tudo para se tornar pintor. Já com 40 anos, é considerado velho para começar essa arte. O narrador fala dos fatos, através de outras pessoas que conviveram com Charles, e de seus poucos encontros com ele. Charles é claramente baseado em Gauguin, ele é um personagem intrigante, nem nós leitores, nem o narrador, o compreende, ele é intratável no seu convívio com as pessoas, abre mão do conforto, de comida, e não se interessa pelo o que as pessoas acham dele, mas é um gênio na arte. Pintar é sua vida, ele muda para o Taiti e vive sua melhor fase como artista, criando suas obras mais bonitas. Infelizmente só é reconhecido após sua morte, mas isso não importava para ele, ele só queria pintar e chegar a perfeição. O personagem me provocou várias reações, como pena e raiva. Somerset tem uma escrita sensível.


O livro foi encontrado na estante do Namjoon.


ree
ree

Os Irmãos Karamazov (1879) - Fiódor Dostoiévski


ree

Título original: Братья Карамазовы

Título em coreano: 카라마조프의 형제

Título em inglês: The Brothers Karamazov



“Os Irmãos Karamázov” é o último romance publicado de Dostoiévski. E considero, entre todos que li, o mais complexo. Muitas discussões estão embutidas nesse romance, muitas facetas diferentes da vida.


“Os Irmãos Karamazov” explora diversas questões, como o livre-arbítrio, apresentando e contestando diferentes explicações do comportamento humano. O romance desafia a noção de que, na ausência de leis morais, o homem é livre para fazer o que ele escolhe, ou seja, tudo é permitido: personagens que defendem uma liberdade amoral tendem a ser mais ansiosos e autodestrutivos no romance. Mas o romance também desafia o determinismo psicológico e social, isto é, a ideia de que tanto nossa composição psicológica como nossa posição na sociedade controla o modo como agimos.


O livro conta a história de uma família absolutamente disfuncional. Fiódor Pavlovitch Karamázov, o pai, é um devasso asqueroso. Não possui nenhuma qualidade redentora. Um homem egocêntrico, corrupto, imoral e que tem uma enorme devoção pelo cumprimento dos seus desejos bestiais. Foi casado duas vezes por razões egoístas e tratou todas as suas mulheres com o máximo desrespeito. Não possui respeito por si mesmo. É considerado um palhaço, um bufão vulgar. Suas preocupações centrais estão em ganhar dinheiro e seduzir mulheres jovens. Ele teve três filhos. Dimitri é o filho da primeira esposa, Adelaída Ivanovna, uma mulher bonita e inteligente, que veio de uma família aristocrática.


Os Irmãos Karamazov são muito diferentes uns dos outros, como se pode imaginar. Dimitri, Alyosha e Ivan. Cada irmão é impulsionado por diferentes filosofias ou visões de mundo, e todas essas diferentes filosofias disputavam a preeminência na Rússia do tempo de Dostoievski.


FONTE: Resenha (https://www.bonslivrosparaler.com.br/livros/resenhas/os-irmaos-karamazov/4920)



O livro também estava na estante do Namjoon, dividido em três volumes.


ree
ree

A História da Arte (1950) - E. H. Gombrich


ree

Título original: The Story of Art

Título em coreano: 서양미술사


A História da Arte é um dos mais famosos e populares livros sobre arte já publicados. Durante 45 anos, permaneceu incomparável como uma introdução a todo o assunto, das mais antigas pinturas em cavernas à arte experimental de hoje. Leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram em Ernst Gombrich um verdadeiro mestre, que combina o conhecimento e a sabedoria a um talento excepcional para comunicar seu profundo amor pelas obras de arte que descreve. A História da Arte deve sua duradoura popularidade à objetividade e simplicidade do texto, sem mencionar a habilidade do autor para apresentar uma narrativa fluente. Ele descreve como sendo seu objetivo trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas com as obras mais ambiciosas. Além disso, Gombrich usa sua percepção da psicologia das artes visuais para nos fazer ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro. Trata-se de uma corrente viva, que ainda liga o nosso tempo à era das Pirâmides.


Também encontrado na estante.


ree
ree

Cosmos (1980) - Carl Sagan


ree

Título original: Cosmos

Título em coreano: 코스모스


Sinopse: Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo — e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.



ree

É inerente aos nativos deste ponto pálido no universo se interessarem em contemplar sua grandiosidade e procurar por tudo o que ainda não vimos. A obra foi encontrada tanto na estante do Namjoon quanto na lista de leituras do Namjoon de BU (as atividades do personagem na Biblioteca Municipal de Songju), no celular dele no The Notes (HYYH Notes 2).


ree
ree

Os Homens São de Marte, As Mulheres São de Vênus (1992) - John Gray


ree

Título original: Men Are from Mars, Women Are from Venus

Título em coreano: 화성에서 온 남자 금성에서 온 여자


Sinopse: Era uma vez um marciano e uma venusiana que se encontraram, se apaixonaram e viveram bem, porque respeitavam suas peculiaridades. Um belo dia, eles desembarcaram na Terra e foram acometidos de forte amnésia: esqueceram que vinham de planetas diferentes e começaram a se desentender. Usando essa metáfora para ilustrar os conflitos que normalmente ocorrem entre homens e mulheres, John Gray explica como as divergências podem surgir entre os sexos, impedindo o florescimento de relações saudáveis e duradouras.


ree
ree

Apoiando-se em muitos anos de bem-sucedido aconselhamento a casais, Gray mostra como se deve agir para neutralizar a discrepância nos estilos de comunicação, necessidades emocionais e formas de comportamento. Como fazer, enfim, quando se tem como meta promover um maior entendimento entre parceiros amorosos. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus é um requisito indispensável para quem queira atingir um grau mais profundo de intimidade e uma compreensão mais plena de seu companheiro. Um guia que aposta realmente no final feliz.

Breve História Do Mundo (1936) - E. H. Gombrich


ree

Título original: A Little History of the World

Título em coreano: 곰브리치 세계사


Sinopse: A história da humanidade contada em trezentas páginas? Por mais audacioso que possa parecer, este foi o desafio que Ernst Gombrich fez a si mesmo - e conseguiu vencer brilhantemente. Escolheu falar diretamente ao leitor, como um irmão mais velho falando ao caçula, mas considerando que este é capaz de refletir por si mesmo e recusando, assim, oferecer explicações simplistas.


ree
ree

Francis Bacon: Books and Painting (2019) - Didier Ottinger; Chris Stephens; Miguel Egaña; Michael Peppiatt; Catherine Howe


ree

Sinopse: Incluindo doze dos famosos trípticos de Bacon, esta publicação luxuosa apresenta onze obras e algumas sessenta pinturas criadas por Bacon entre 1971 e sua morte em 1992. Reproduzida aqui com análises das pinturas de Bacon à luz de alguns de seus autores mais admirados, esses textos especialmente encomendados revelam novas maneiras de entender algumas das obras mais poderosas do cânone moderno.



ree

Invasion Los Angeles 2.1 (2018) - Invader


ree

Sinopse: Publicado em outubro de 2018, "Invasion Los Angeles 2.1" fala sobre a invasão de um artista francês anônimo a Los Angeles com figuras de cerâmica de Space Invaders (dos jogos de videogame de 1978) em mosaico, inicialmente exibidas apenas pelas ruas de Paris.


ree
ree

Jeanneret Chandigarh: Catalogue Raisonné Du Mobilier (2018)


ree

Sinopse: Quando o arquiteto suíço Pierre Jeanneret criou uma cadeira de teca e cana na década de 1950, seu raciocínio era simples: as pessoas precisavam de assentos. O projeto era apenas um dos vários de Jeanneret que seriam produzidos aos milhares para Chandigarh, na Índia, a cidade utópica criada por seu primo Le Corbusier.


Um de seus catálogos foi encontrado na estante do Namjoon.


ree

The American Century: Art and Culture 1900-1950 (1999) - Barbara Haskell


ree

Sinopse: "The America Century" é o tema de uma exposição de um ano no Whitney Museum — a exibição mais abrangente de arte americana do século XX já montada, incorporando uma ampla gama de obras-primas de todas as seções do país, por familiares e menos conhecidos artistas. Este volume, cobrindo a primeira metade do século, é uma história da arte americana, além de um registro permanente do show de Whitney. Aqui, as realizações das artes plásticas são vistas como parte da cultura maior que as ajudou a moldá-las — as formas de arte do cinema, dança, música, literatura, fotografia, artes decorativas, arquitetura, moda e design industrial. Todos são descritos e definidos no contexto das correntes políticas e sociais da época no rico e informativo texto de Barbara Haskell. Os ensaios de especialistas notados em muitos campos iluminam os desenvolvimentos em diferentes áreas do empreendimento artístico, enquanto mais de 750 ilustrações coloridas e duotônicas dão testemunho visual do papel dominante da América nas artes. Mais de 750 ilustrações coloridas e duotônicas.


ree

Armas, Germes e Aço - Os Destinos das Sociedades Humanas (1997) - Jared Diamond


ree

Título original: Guns, Germs, and Steel: The Fates of Human Societies

Título em coreano: 총, 균, 쇠


Sinopse: O homem é fruto do meio? Para o vencedor do Prêmio Pulitzer, o fisiologista americano Jared Diamond, é óbvio que fatores ambientais e geográficos moldaram o mundo moderno. Em Armas, Germes e Aço. Jared reúne um cruzamento de descobertas conjugando arqueologia e epidemiologia com história e geografia. Com isso esclarece como e porque as sociedades humanas dos diferentes continentes seguiram caminhos de desenvolvimento diversos nos últimos 13 mil anos e explora as razões da dominação e submissão. Armas, Germes e Aço - considerado pela crítica especializada como o mais importante livro de não-ficção dos últimos três anos - derruba teorias racistas e mostra que a superioridade da Europa e da Ásia se deve às suas respectivas geografias. mais propícias ao cultivo da terra. à domesticação de animais e ao trânsito de informações. O livro mostra ainda como a história e a biologia podem dar suporte uma à outra para produzir um profundo entendimento da condição humana. Um sumário da trajetória dos homens comparável à obra deixada por Darwin.


Um filme documentário baseado no livro foi produzido pela National Geographic Society e transmitido em julho de 2005.


ree
ree

Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém (1883) - Friedrich Nietzsche


ree

Título original: Ein Buch für Alle und Keinen

Título em coreano: 차라투스트라는 이렇게 말했다

Título em inglês: Thus Spoke Zarathustra


Sinopse: “Assim falava Zaratustra” é um dos pontos altos da obra de Nietzsche e ele sabia disso: não faltam referências à obra nas páginas de outros livros do autor, assim como outras obras-primas do pensamento filosófico. Prova disto é que mais de um século depois de sua publicação, o sucesso se mantém e o texto continua desafiando interpretações redutoras. Mas esta tradução traz algo especial e singular: Feita diretamente do alemão pelo filósofo Mário Ferreira dos Santos (1907-1968) preserva a beleza das imagens poéticas de Nietzsche sem deixar de lado o rigor e a seriedade da obra.


ree
ree

Casa Wabi: Tadao Ando (2019) - Bosco Sodi; Carla Sodi


ree

Sinopse: Casa Wabi, um centro de artes sem fins lucrativos localizado em Puerto Escondido, México, é um palco para artistas contemporâneos mundialmente reconhecidos e arquitetos para envolver com artistas locais.


A notável Casa Wabi de Tadao Ando pontilha a costa do Pacífico do México com estruturas de Alberto Kalach, Alvaro Siza, Kengo Kuma, Gloria Cabral, Solano Benitez, Jorge Ambrosi e Gabriela Etchegaray. Fundado em 2013 pelo renomado artista mexicano Bosco Sodi, ela combina residências de artistas, uma galeria e aposentos com salas de aula, jardins e espaço público.


ree

Sapiens: Uma breve história da humanidade (2011) - Yuval Noah Harari


ree

Título original: קיצור תולדות האנושות

Título em coreano: 사피엔스: 유인원에서 사이보그까지

Título em inglês: Sapiens: A Brief History of Humankind


Sinopse: O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente, mas em vez de apenas “inventariar” os fatos históricos ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Além disso, para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes. Yuval Noah Harari é professor do departamento de história da Universidade Hebraica de Jerusalém. É especialista em história mundial, medieval e militar.


ree
ree

O Mito de Sísifo (1942) - Albert Camus


ree

Título original: Le mythe de Sisyphe

Título em coreano: 시지프 신화

Título em inglês: The Myth of Sisyphus


Sinopse: Um homem carrega uma pedra enorme até ao cimo de uma montanha, com grande esforço e sofrimento físico. Aí chegado, deixa que a pedra se solte das mãos e role pela encosta abaixo. E novamente todo o processo se inicia, repetindo-se por toda a eternidade. Não há castigo mais terrível do que o trabalho inútil e sem esperança, terão pensado os deuses que assim condenaram Sísifo.


ree

"Ou não somos livres e o responsável pelo mal é Deus Todo-Poderoso, ou somos livres e responsáveis, mas Deus não é Todo-Poderoso.” Essa é uma leitura recomendada principalmente se você já leu O Estrangeiro (não é exatamente uma continuação, mas complementa e "explica" melhor o que o autor quis passar com esse primeiro livro). Conhecido por sua contribuição na filosofia do absurdo e no existencialismo, Camus traz neste ensaio sua própria interpretação do mito grego e elege este como a personificação de sua filosofia. O livro está na lista de leituras do personagem do Namjoon no BTS Universe (The Notes 2).


Ressurreição (1899) - Liev Tolstoi


ree

Título original: Воскресение

Título em coreano: 부활

Título em inglês: Resurrection


Sinopse: No tribunal para compor o júri que vai definir o futuro de Máslova ― prostituta acusada de roubar e envenenar um cliente ―, o príncipe Nekhliúdov reconhece a serva por quem, no passado, se apaixonou. Depois de seduzi-la e abandoná-la, ele agora se vê às voltas com a difícil decisão de definir sua sentença. Ao abordar a tensão social, os privilégios da justiça e a situação carcerária, o autor de Guerra e paz e Anna Kariênina narra uma trama fascinante que tem como pano de fundo a Rússia às vésperas da revolução.


ree

Para Natalia Ginzburg, que assina o prefácio desta edição, “nos romances de Tolstói, descoberta e compreensão se desenvolvem e crescem quase sob nossos olhos, num ritmo de festa solene; e cada romance, cada destino de cada personagem se encerra numa festiva e solene celebração da realidade”.


Esse foi o último romance publicado pelo autor de Guerra e Paz. Também está na lista da biblioteca do Namjoon do BU.


LEITURA ONLINE/DOWNLOAD

Uma Mensagem Maior: Conversas com David Hockney - Link 1

Music: A Very Short Intoduction - Link 1 | Link 2 | Link 3

Azul Quase Transparente - Link 1 (inglês)

O Senhor das Moscas - Link 1 | Link 2 | Link 3

A Insustentável Leveza do Ser - Link 1 | Link 2 | Link 3

Por Favor, Cuide da Mamãe - Link 1 | Link 2 | Link 3

O Amante de Lady Chatterley - Link 1 | Link 2 | Link 3

Peter Pan - Link 1 | Link 2 | Link 3

As Viagens de Gulliver - Link 1 | Link 2 | Link 3

A Maldição da Coruja - Link 1 | Link 2 | Link 3

Alice no País das Maravilhas - Link 1 | Link 2 | Link 3

Harry Potter: A Pedra Filosofal - Link 1

Harry Potter: A Câmara Secreta - Link 1

Harry Potter: O Prisioneiro de Azkaban - Link 1

Harry Potter: O Cálice de Fogo - Link 1

Harry Potter: A Ordem da Fênix - Link 1

Harry Potter: O Enigma do Príncipe - Link 1

Harry Potter: As Relíquias da Morte - Link 1

Harry Potter Saga Completa - Link 1

As Aventuras de Pinóquio - Link 1 | Link 2 | Link 3

Um Gosto e Seis Vinténs - Link 1 | Link 2 | Link 3

Os Irmãos Karamazov - Link 1 | Link 2 | Link 3

A Históriada Arte - Link 1 | Link 2 | Link 3

Cosmos - Link 1 | Link 2 | Link 3

Os Homens são de Marte, as Mulheres são de Vênus - Link 1 | Link 2 | Link 3

Breve História do Mundo - Link 1 | Link 2 | Link 3

Armas, Germes e Aço - Os Destinos das Sociedades Humanas - Link 1 | Link 2 | Link 3

Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém - Link 1 | Link 2 | Link 3

Sapiens: Uma breve história da humanidade - Link 1 | Link 2 | Link 3

O Mito de Sísifo - Link 1 | Link 2 | Link 3

Ressurreição - Link 1 | Link 2 | Link 3

Comentários


© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page