top of page

Reflection

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 13 de out. de 2021
  • 9 min de leitura

re·fle·xão


1 Ação ou efeito de refletir(-se); repercussão.

2 Ato de pensar o próprio pensamento; ato do conhecimento que se volta sobre si mesmo, tendo como objeto seu próprio ato.

3 Observação atenta e profunda, oral ou escrita, sobre alguma coisa, resultado de intensa meditação e entendimento.

4 Ação de pensar demorada e ponderadamente para melhor compreender as causas ou razões de um fato, evitando juízo precipitado e comportamento impulsivo.


A música "Reflection" cantada por Namjoon, mostra exatamente esse processo de se analisar, uma autoreflexão. É uma música que passa um sentimento complexo, espelhando bem esse processo. Uma música que 'reflete' bastante a personalidade conhecida do Namjoon, de 'refletir' sobre a vida, sobre quem ele é, e sobre quem ele é para o mundo e para as pessoas ao seu redor.



[Verso 1]

Eu sei

Cada vida é um filme

Temos estrelas e histórias diferentes

Temos noites e manhãs diferentes

Nossos cenários não são apenas enfadonhos

Eu acho esse filme muito divertido

Todos os dias, eu quero filmar bem

Eu quero me congratular

Eu quero me congratular


O primeiro verso já começa com um sentimento de entendimento e aceitação de que cada vida é única para cada indivíduo; sua vida é diferente da minha, que é diferente do seu vizinho, que é diferente do seu colega. Muitas vezes as diferenças são enormes e até tangíveis, outras vezes as diferenças são imperceptíveis. Mas são sempre, e 100%, diferentes. Você pode até ter vivido um "mesmo" acontecimento que outras pessoas, mas não foi 100% igual; como você sentiu, interpretou e absorveu o acontecimento não foi 100% igual.


Dizer que a vida é como um filme é um meio fácil de compreender. Um filme muitas vezes reflete a vida, em alguns filmes vemos cenas, cenários, momentos, que talvez já vimos. Muitos filmes nos representam. Um filme tem começo, meio e fim, sucessos, fracassos, altos e baixos, como a vida. E como a vida, todos os filmes são únicos, diferentes.


"Eu acho esse filme muito divertido/Todos os dias, eu quero filmar bem"


Namjoon diz que acha esse filme divertido, interessante, querendo dizer que acha a sua vida como um todo interessante, desejando poder dar o melhor de si, ser o melhor de si, filmar bem durante cada dia de gravação. E ainda congratular-se após fazer um ótimo trabalho. Porém analisando um pouco mais a utilização dessa comparação entre a vida e um filme, dá a entender que ele ver a vida como uma mera ficção, onde em sua maioria é composta por roteiros e encenação.


Se levarmos a análise dessa música para os dias atuais onde conhecemos a utilização das 'personas' nas músicas recentes do BTS, podemos dizer que a vida é muito mais parecida com um filme do que queremos admitir. Incoscientemente atuamos a nossa vida inteira, onde formamos diferentes personas que compõe a nossa personalidade. Algumas vezes nos escondendo atrás de máscaras, como atores se escondem atrás de personagens.


Mas você sabe, às vezes

Eu realmente me odeio

Para ser honesto, muitas vezes

Eu realmente me odeio


Aqui no meio do verso 1, Namjoon passa por outro momento de aceitação e entendimento sobre a sua vida, e sobre como ele se sente. Nessa parte do verso 1 para frente mostra a complexidade da vida, cheio de altos e baixos, e muitas vezes podemos amar esse filme que é a nossa vida, mas ao mesmo tempo odiar.


A frase "Eu realmente me odeio" foi colocada de maneira tão repentina no verso 1, ainda mais logo após a frase "Eu quero me congratular", criando um contraste absurdo, mostrando bem claro essa complexidade da autoreflexão e de como a vida funciona. A frase dita de maneira tão casual mostra que o eu lírico já está acostumado com esse sentimento, é algo que passa pela sua cabeça com frequência no seu dia a dia, se tornando algo já familiar.


RM já comentou que como o ARMY tem grandes expectativas sobre si (algo comum na vida de artistas, e sua relação com os fãs), ele se pressiona para cumprir essas expectativas. Quando as coisas não saem do jeito que ele queria, ele acaba colocando toda a culpa em si mesmo. Ele já expressou esses sentimentos de auto-ódio e dúvida em outra música sua intitulada "Always".


Quando eu realmente me odeio, vou para Ttukseom

Eu apenas fico lá com a escuridão que já é familiar

Com as pessoas que estão sorrindo

E a cerveja, me faz sorrir

Vindo para mim suavemente

O medo que segura minha mão

Está tudo bem porque todos estão em duplas ou trios

É bom que eu também tenha um amigo


Ttukseom Hangang Park, mais conhecido só como Ttukseom, é um parque que fica ao longo do Rio Han e é uma área bem frequentada pelo Namjoon por ser um lugar onde ele vai quando precisa pensar em algo ou quando as coisas estão complicadas. Tal que até a letra dessa música foi escrita em Ttukseom, e a intro da música, onde ouvimos barulhos de pessoas, e barulho do metrô (Estação Ttukseom Park), foi gravado lá também.



No final do verso 1 continua com a conotação casual e depressiva, insinuando que o eu lírico basea sua felicidade nas felicidades dos outros e nos copos de cerveja ("Com as pessoas que estão sorrindo/E a cerveja"). Personificando o 'medo' e a 'escuridão' como um amigo próximo, e se contentando que essas são as suas únicas companhias verdadeira, o eu lírico iguala o seu nível de intimidade com a escuridão, às pessoas andando de mãos dadas ou em trio no Ttukseom ("É bom que eu também tenha um amigo").


[Verso 2]

O mundo é apenas outro nome para desespero

Minha altura é apenas outro diâmetro para a terra

Eu sou todo a minha alegria e ansiedade

Isso se repete todos os dias, o amor e o ódio dirigidos a mim


No começo do verso 2 fica mais claro ainda esse conflito da autoreflexão, o quão complexo é o ser humano que vive uma mistura de sentimentos constantes de altos e baixos. Também é possível ver a aceitação por parte do eu lírico de que ele é feito de alegrias e ansiedades, mostrando que ele já tem um auto conhecimento. Esse autoconhecimento é mais elaborado nas Eras seguintes do BTS, onde vemos que deve-se aceitar tudo que somos, até os nossos "demônios", para que possamos viver totalmente.


Numa entrevista para a Yonhap News, os meninos falam sobre suas ansiedades, e Namjoon diz:

"Os seres humanos parecem estar programados para se sentir ambivalentes. Penso que esse é o poder de condução que levou a humanidade a ser a criação suprema, a dominar os outros"

Tal que 'ambivalência' significa: existência simultânea, e com a mesma intensidade, de dois sentimentos ou duas ideias com relação a uma mesma coisa e que se opõem mutuamente. Portanto Namjoon quis dizer que é como estar profundamente imerso no amor, ainda pensando no fim, e ter a visão de queda e fracasso. Com isso ser ambivalente faz com que o ser humano seja humano, é algo que nos faz crescer, evoluir, aprender. Namjoon então continua falando sobre a sua ansiedade, e fica bem mais claro os sentimentos dele espalhados pelas letras de Reflection.

"A ansiedade é como uma sombra, então você não pode realmente dizer que você supera totalmente seu lado ruim. Uma vez que a solidão e a escuridão são inevitáveis ​​para todos, é preciso um lugar para descansar a mente. A música foi o meu primeiro refúgio. Felizmente, a música me deu grandes amigos, um levantamento na minha carreira e renda financeira. Então, eu fiz vários outros paraísos, para me tornar "amiga" da minha ansiedade. Coletando figuras de ação, comprando roupas de minha escolha, indo para uma rua estranha para mim e vendo como as pessoas vivem. Quando eu subo no ônibus, passeio por um bairro desconhecido e abraço novos cenários, tudo se torna uma oportunidade para eu estar mais perto das pessoas e me dar uma sensação de pertencer a esse mundo. Desta forma, posso aliviar minhas ansiedades".

A segunda frase tem dois significados: "Minha altura é apenas outro diâmetro para a terra" ou "Minha nota musical é outro grito da terra", ambos os significados tem a mesma mensagem. Passa a sensação de que o ser humano é tão pequeno comparado com o mundo que pode até se sentir insignificante, por ser apenas mais um nesse mar de pessoas. Somos todos engrenagens nessa máquina gigante da sociedade.


Ei você, que está olhando para o Rio Han

Se nos esbarrarmos durante a passagem, seria o destino?

Ou talvez nós nos encontramos em nossa vida passada

Talvez nos tenhamos esbarrado inúmeras vezes

Na escuridão


O Rio Han é um lugar comum para suicídios na Coréia. As pessoas vão se jogar da ponte (Ponta Mapo, também conhecida como Ponta de Seul) que atravessa o rio. Por ter um alto índice de suicídios na ponte, em 2012 Samgung Life Insurance adicionou fotos, palavras e uma estátua para encorajar as pessoas a não pular. Com isso os corrimãos da ponte foram equipados com sensores de movimento para detectar o movimento, iluminando-se com frases curtas, e as mensagens que apareciam no parapeito da Ponte Mapo foram escolhidas por psiquiatras e têm como objetivo diminuir a tensão e até mesmo fazer as pessoas relaxarem com humor.

"Você sabia que todos os gorilas têm sangue tipo B?"
Outro traz uma frase coreana padrão: "Você já comeu?"
"Não é bom estar do lado de fora caminhando em uma ponte?"
"As preocupações não são nada"

Porém em 9 de outubro de 2019, todos os seus slogans e luzes de prevenção de suicídio foram removidos, e a ponte foi equipada com barreira de proteção para saltadores em potencial.



Essa pessoa à quem RM se direciona na música, que está olhando para o Rio Han, pode estar pensando em suicídio ou lidando com pensamentos deprimentes, e assim como Namjoon, também foi à Ttukseom para espairecer. Se ao esbarrar com essa pessoa pode significar que eles estão tendo pensamentos semelhantes, será que RM (o escritor e intérprete da música) e essa outra pessoa estão conectados de alguma forma? Pela letra é perceptível que RM está se sentindo solitário e perdido em seus pensamentos. E esse sentimento comum de solidão e de vazio, em que sabemos que todo ser humano sente, faz com que nos sentimos conectados de alguma forma. Assim "Talvez nos tenhamos esbarrado inúmeras vezes na escuridão".


Na escuridão

As pessoas parecem mais felizes do que no dia

Todo mundo sabe onde deveria estar

Mas só eu ando sem propósito

Mesmo assim, misturar-se a eles é mais confortável

Ttukseom, que engoliu a noite

Me dá um mundo totalmente diferente

Eu quero ser livre

Eu quero ser livre da liberdade

Porque agora estou feliz, mas estou infeliz

Estou olhando para mim mesmo

Em Ttukseom


Como foi falado durante a entrevista na Yonhap News, RM gosta de estar rodeado por pessoas, numa tentativa de sentir menos solitário e de se conectar com a vida, com as pessoas, com o mundo. Ao se colocar rodeado por estranhos em Ttukseom, Namjoon se permite a autoreflexão, por estar confortavél com o anonimato.


E é na escuridão que esse conforto vem mais para todos. Na noite escura, onde os detalhes não são vistos com clareza, onde as sombras se escondem, o ser humano se permite ser mais ele mesmo. "As pessoas parecem mais felizes do que no dia".


A frase "Eu quero ser livre/Eu quero ser livre da liberdade" remete à uma frase bem conhecida: "Você é livre para escolher, mas não está livre das consequências de suas escolhas". Pode-se inferir que ele sabe que é livre para escolher o caminho de sua vida como um ídolo de kpop, mas quer se livrar das consequências de escolher esse caminho. Um exemplo disso é como a ascensão de sua fama também emergiu críticas, sua privacidade está sendo violada, cobranças vindas de vários lados, o hate, etc. Gerando essa complexa sensação de estar feliz e infeliz ao mesmo tempo, por querer algo e ao mesmo tempo não querer.


[Outro]

Eu gostaria de poder me amar

Eu gostaria de poder me amar

Eu gostaria de poder me amar

Eu gostaria de poder me amar

Eu gostaria de poder me amar

Eu gostaria de poder me amar

Eu gostaria de poder me amar

Eu gostaria de poder me amar


A música termina com uma frase bem autoexplicativa, em que Namjoon diz querer poder se amar. Ao por para fora essas palavras ele quer dizer que gostaria de estar mais satisfeito consigo mesmo, com todas as suas sombras e personas (Ler a análise de Intro: Persona para ler mais sobre), e a repetição dessas palavras soa como um mantra, dito varias vezes como um incentivo, para que mesmo sendo algo difícil (pois o ser humano naturalmente pesa mais o lado negativo, e seu defeitos), ele nunca deve desistir.


Concluindo, a música como eu disse lá no começo passa muito bem esse sentimento complexo do processo de autoreflexão, e de como o ser humano é complexo por si só. Podemos deduzir que Namjoon passou por muita turbulência interna, muitos questionamentos e altos e baixos, tal que na música mostra ele lutando para aceitar quem ele é e como ele se sente.


Mais para frente, principalmente na Era MOTS, é visto com mais clareza a importância desse autoconhecimento pela psicologia de Jung, em que essa autoreflexão leva à evolução do ser humano como um todo, pois é nela que aprendemos os nossos limites, nossos defeitos, e cada canto de nossa personalidade. Aprendemos a entender melhor quem somos depois de aceitarmos tudo que somos, e isso possibilita uma autonomia para controlarmos a nossa vida.

.

.

.

CURIOSIDADES


Nos bastidores da música no Vlive, RM revelou que a música tinha sido originalmente planejada para sua próxima mixtape e tinha o título “뚝섬 에서 (At Ttukseom)”. O áudio no início da música, onde dá para ouvir som de pessoas passando, foi gravado por RM na Ttukseom enquanto ele escrevia a letra da música.

A música “Uhgood”, da mixtape mono de RM, originalmente seria intitulado “Reflection” e incluído no Wings ao invés desta música.


Durante a Wings Concert Tour em 2017, os b-armys criaram seu próprio fanchant para a música. O ponto alto era gritar "we love you - nós te amamos" após cada repetição de "I wish I could love myself - Eu gostaria de poder me amar". Tocado pelo apoio dos fãs, RM começou a mudar a letra de encerramento da música, primeiro para “Yes, I do love myself - Sim, eu me amo” e depois para a mais inclusiva, “I wish we could love ourselves - Eu gostaria que pudéssemos nos amar”.



O fanchant ficou tão popular que armys em todos os shows após o primeiro brasileiro continuaram com a tradição, alguns shows substituindo pelo coreano “사랑해”.

 

FONTES:

Ponte Mapo - Link 1, Link 2

Tradução Entrevista Yonhap News - Amino

Reflexão - Significado : Michaelis

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page