top of page

Reflection - Short Film

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 14 de out. de 2021
  • 10 min de leitura

Atualizado: 16 de nov. de 2021


re·fle·xão


1 Ação ou efeito de refletir(-se); repercussão.

2 Ato de pensar o próprio pensamento; ato do conhecimento que se volta sobre si mesmo, tendo como objeto seu próprio ato.

3 Observação atenta e profunda, oral ou escrita, sobre alguma coisa, resultado de intensa meditação e entendimento.

4 Ação de pensar demorada e ponderadamente para melhor compreender as causas ou razões de um fato, evitando juízo precipitado e comportamento impulsivo.


Antes de começar a análise do Short Film Reflection é bom lembrar que toda a Era Wings, principalmente os Short Films, foram baseados no livro Demian de Hermann Hesse. Então para um melhor entendimento, eu aconselho a você à ler a nossa resenha desse livro (se você não leu esse livro) que tem aqui no Wiki mesmo, ou até mesmo ler o post de Referências de Livros, onde eu falo logo no começo do post um pouco mais dessa referência em cada Short Film.



 

WINGS Short Film #5 REFLECTION, quinto curta lançado da série de Short Films da Era Wings. Mostra um sonho abstrato baseado na história do personagem Kim Namjoon do Universo BTS, com o título referente à música solo do membro RM.


A Era Wings veio como consequência dos acontecimentos que vimos na Era HYYH, em que entramos no interior psicológico de cada personagem após perderem a sua inocência devido aos eventos anteriores. Fazendo uma retrospectiva sobre o personagem Kim Namjoon e o que aconteceu da Era HYYH e Wings, temos:


Kim Namjoon apesar de não ser o mais velho do grupo de amigos, sempre foi considerado o adulto do grupo, pois já trabalhava para poder se sustentar. Com isso Namjoon sempre vivia em conflito com esses dois mundos, tentando conciliar a vida de adolescente/jovem, com a vida de adulto que já trabalha e tem responsabilidades.


Família:

Pai, mãe e irmão mais novo


Trabalho:

Posto de gasolina


Algumas simbologias presente na vida de Namjoon:

- Frase "Deve sobreviver";

- Pirulito;

- Predendor de cabelo;

- Reflexo - espelho.



Falando um pouco resumido de algumas das simbologias do Namjoon, temos o pirulito que vira um cigarro no MV de I Need U, representando essa ponte entre a infância e a vida adulta, e todo o conflito vivido por ele em não saber em qual das vidas viver e também de não querer escolher uma das duas. O famoso limbo que muitos de nós vivemos, tendo que viver com as responsabilidades e consequências de uma vida adulta, mas ainda com um pé na vida adolescente/infantil.


Seu reflexo. Namjoon desde que começou o Universo BTS é um personagem que sempre fez análises internas, levando ao autoconhecimento. A percepção de que existe várias personas aparece desde o começo (o pirulito/cigarro é uma das cenas que mostra isso, como se fosse duas pessoas separadas, duas cenas distintas), e sempre vemos essa luta e percepção de várias personas no Namjoon. O reflexo em Fake Love, os reflexos em Reflection, a músicia toda de Intro: Persona, e até no show online MOTS ONE.



Já o prendedor de cabelo, ele aparece na Era Love Yourself e está ligado à menina que faz par com Namjoon, não irei fazer uma análise muito grande dessa parte pois já irei falar quando fizer a análise do LOVE YOURSELF Highlight Reel. De maneira geral as meninas, seguindo a psicologia de Jung, são as amina (um arquétipo da cosciência masculina para o mundo interior). O Amina (as meninas) têm o papel de guia para o inconsciente, conduzindo todos os meninos a uma compreensão mais aprofundade de seu mundo inconsciente. Com isso, resumindo, as meninas foram guias para que todos eles começassem o caminho do Mapa da Alma, para o autoconhecimento, por isso elas desaparecem após o Highlight Reel.


De acordo com umas pesquisas que fiz, em sonho, um prendedor de cabelo pode significar submissão e que a pessoa deve confrontar seus problemas e questões. E é exatamente isso que vemos na Era LY, os meninos sairam da fase em que são tentados pelas suas sombras e passam para a fase de aceitação, onde eles tem que confrontar todas as suas sombras e se reerguer. A conexão entre Namjoon > prendedor de cabelo > garota, mostra a conexão entre ele e seu amina, mostrando a submissão do Namjoon à ela, e como ela entraria na sua vida para guia-lo para um desenvolvimento de si mesmo.


Vamos lembrar também do esquema que foi a Era Wings. Durante essa Era tivemos duplas que tinham suas histórias interligadas, e essas duplas eram:

  • Namjoon com Jungkook (antes - na Era HYYH - sendo Namjoon com o Taehyung)


  • Yoongi com Jimin

  • Hoseok com Taehyung

Sendo que o Seokjin não tinha dupla nenhuma por ele ser o centro da história, como o principal observador e protagonista, responsável por salvar todos os personagens após ver seus amigos caírem em tragédias. É bom lembrar dessas duplas (e eu vou relembrar elas para você em casa análise) pois os curtas de cada personagem estão interligados.


O curta Reflection começa da seguinte forma:


"The other realm, however, overlapping half our house, was completely different. A loud mixture of horrendous, intriguing, frightful, mysterious things, including slaughterhouses and prisons, drunkards and screeching fishwives, calving cows, horses sinking to their death. Tales of robberies, murders, and suicides."
"O outro domínio, no entanto, sobrepondo metade da nossa casa, era completamente diferente. Uma mistura de coisas horrendas, intrigantes, assustadoras e misteriosas, incluindo matadouros e prisões, bêbados e esposas gritando, vacas parindo, cavalos afundando até a morte. Contos de assaltos, assassinatos, e suicídios."

A parte foi tirada do livro Demian, no exato momento em que Sinclair (protagonista do livro) percebe a existência dos dois mundos, o mundo "perfeito", limpo, respeitoso, comportado, e o mundo sombrio.


Na primeira cena do curta mostra um container, e vemos os números "20219" pintado em uma das paredes do container, que é o mesmo que vemos no MV de Run.


Acredito que os números mudam do container devido as várias linhas do tempo que existe como consequência das várias tentativas de Seokjin em salvar seus amigos, assim como os container sempre parecem ser diferentes uns dos outros.



Namjoon recebe o corvo do Jungkook (personagem que é a sua dupla na Era Wings). Tal que existe então um paralelo com o livro Demian, onde aqui Sinclair é representado por Jungkook, e Demian por Namjoon, pois como no livro, Sinclair também decide enviar o desenho do Corvo a Demian, seu mentor. Podemos até levar essa análise para a vida real, fora do BU, porque sabemos que Jungkook tem um apreço muito grande por Namjoon, a ponto de considerar ele como um mentor.


Vemos em seu braço uma tatuagem, e assim podemos fazer uma conexão com o MV de Danger, onde foi a primeira vez que vimos Namjoon fazendo uma tatuagem em si mesmo. A tatuagem é "B0612+RMS", e minha interpretação da tatuagem seria a seguinte: 'B' representando a primeira letra do grupo (BTS) e também o começo de tudo (por isso só tem a primeira letra), e também porque os números 0612 = 12 de Junho, marca o começo de tudo. 12 de Junho foi quando 2 Cool 4 Skool foi oficialmente lançado, e o debut oficial do grupo em 13 de Junho.


RM sabemos que atualmente significa "Real Me" mas na época seria também a sigla de Rap Monster, e com o 'S' no final, poderia ser um questionamento de quem, ou o que, seria o seu verdadeiro "eu", por acreditar que existe vários 'dele' ao mesmo tempo, como se ele estivesse vivendo várias vidas, que é o questionamento e autoreflexão que vemos na letra de Reflection e também mais no futuro na letra de Intro: Persona.


Continuando então vemos a seguinte imagem, que também aparece WINGS Short Film #1 BEGIN:


Sabendo que um dos significados do vermelho são: raiva, ira, energia; pode estar mostrando essa ira que surge da autoreflexão, ou a raiva de si mesmo por se sentir tão complexo. O que também vemos bastante na vida do personagem Namjoon e Jungkook.

Logo depois vemos então Namjoon tatuando o desenho do corvo de Jungkook em seu braço, intencificando o link entre eles, e também como um meio de se rebelar. Tatuagem na Coreia do Sul são vistas como algo negativo, errado, rebelde, então ao se tatuar Namjoon está mostrando o seu lado rebelde, querendo se rebelar contra a sociedade. Depois disso ele queima o desenho, depositando as cinzas em sua bebida.


O fogo é algo com bastante significados, pode significar destruição, purificação, energia, pode até passar um sentimento de intensidade. Ao queimar o desenho, Namjoon pode estar querendo intensificar a ação de ter tatuado o corvo em seu corpo, como uma confirmação de um novo começo da sua conexão com Jungkook, ou talvez significa purificação de si mesmo, se formos seguir o caminho sombrio da Era Wings em que eles estão se sucumbindo as tentações.


E eu vi nessa parte uma conexão também com o MV de Blood Sweat & Tears:


Ele fecha os olhos e adormece, enquanto as cores sobem pelo seu braço. A brincadeira com as cores acontece durante toda a Era Wings, vemos no quadro que Jungkook estava pintando, vemos durante todo o MV de Blood Sweat & Tears, tanto a versão em coreano quando a japonesa, aparece com mais intensidade durante o curta de MAMA, etc. Essa brincadeira com as cores mostra como a perca da inocência e a aceitação das tentações gera um sentimento de êxtase, e também diferencia o mundo psicológico interior, da realidade; o sonho, do real.


Ele abre os olhos e vemos um vidro se quebrando, assim daqui pra frente vemos o seu link com o Taehyung, da Era HYYH. Aparecem logo depois suas próprias palavras ("Deve sobreviver" - 살아남아야 한다) escritas no espelho. Ele fica então rodeado de espelhos, mas parece ter medo de seu próprio reflexo.


A cena em que ele se olha nos espelhos é muito importante. Referindo-se ao título do seu solo "Reflection", que mostra o medo de Namjoon de si mesmo. Ele está realmente assustado, arrependido, confuso, como é visto na letra da música. O espelho está destruído, por sua raiva e falta de coragem: ele não aguenta se ver assim.


O seu arrependimento pode estar relacionado ao Taehyung, e como ele não pode fazer nada para ajudar o amigo e sua situação, dos eventos anteriores. O medo de fracassar novamente com mais outro amigo (Jungkook). Cansado de tantas responsabilidades, de ter que crescer (mensagem principal das Eras HYYH, Wings e LY), de ter que virar adulto. Confuso em saber o que é certo e o que é errado. E ele só quer que tudo pare, por isso ele tenta abafar o mundo ao ser redor tampando os ouvidos.


Entre a quebra dos vidros vemos fogos de artifícios, tendo mais uma ligação com Taehyung, no MV de I Need U, onde vemos fogos de artifício em contraste com a cena trágica com o pai de Taehyung.


E novamente percebemos esse contraste muito visto e bem representado na Era HYYH, de momentos bons intercalando com momentos ruins. Como se estivessem vivendo duas vidas totalmente diferentes.


O zumbido ouvido durante a quebra dos vidros, no momento que Namjoon tampa os ouvidos parece ser uma referência de algo que RM disse numa entrevista para Yonhap News sobre o seu pai:

"A ansiedade é como uma sombra. No meu caso, meu pai sofria de tinnitus (doença que tem como característica principal ruídos experimentados na cabeça ou ouvidos) após 25 anos de trabalho. Tudo bem quando ele estava no trabalho ou fazendo algo que ele gostava, mas quando ele estava sob estresse o zumbido começou a agir, afetando sua vida diária. A ansiedade, para alguns, aparece sob a forma de zumbido".

Podendo indicar que esse momento é um momento de bastante estresse para Namjoon, tendo que se enfrentar ao se olhar no espelho, fazendo com que eles se quebrem. Depois que todos os vidros/espelhos se quebram, ele está livre desse confronto consigo mesmo. Logo ouvimos também um barulho de água, como se fosse uma gota caindo, e aqui eu fiz outra ligação, outra referência ao filme A Origem (eu já vi outras referências desse filme durante a Era HYYH). Um filme que brinca com a realidade e sonhos, em que a água é um fator importante para mostra a diferença de sonho e realidade.


E então o zumbido se transforma no barulho de um telefone tocando, da cabine telefônica que vimos em "Stigma", então Namjoon sai correndo com a intenção de atender o telefone, mas, novamente, ele está trancado, e ele tenta desesperadamente entrar. Ele sabe que Taehyung precisa de ajuda, que presumivelmente Taehyung estaria ligando da delegacia, mas ele não pode fazer nada, quebrando assim a ligação entre Namjoon e Taehyung.


A palavra "mentiroso" aparece escrito em vermelho na cabine enquanto no fundoo toca "I wish I could love myself" (Eu gostaria de poder me amar), mostrando talvez que essa frase é uma mentira ou pelo menos está sendo dita seguindo aquela frase "Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade" com o intuito de fazer a si mesmo acreditar que é isso que ele quer, mesmo que no atual momento não seja. Namjoon também não conseguiu proteger ninguém, quebrando sua promessa de estar sempre presente para ajudar, se tornando um mentiroso. Ele está se condenando por não ser capaz de interferir. A sociedade o condena e o proíbe de fazer o que quiser. Ele anseia por liberdade, assim como o pássaro, e quer proteger seus amigos que também estão sofrendo.


No final vemos o símbolo que representa o Namjoon. O círculo, indicando algo constante, sem começo e fim, algo infinito (como se a sua autoreflexão, seu auto-ódio, fossem algo constante), com um brilho indicando o reflexo como um espelho. Porém logo em seguida ele quebra em vários pedaços igual vemos no curta, e também nas fotos conceito do Namjoon.



O seu símbolo quebrado indica também como o seu 'eu' se encontra em pedaços, em várias partes, como se fosse vários e não um só. Várias Personas talvez? E depois o símbolo se une ao de Jungkook, indicando mais uma vez a conexão entre os dois.



Concluindo, o curta Reflection mostra de modo abstrato esse sentimento complexo de lutar consigo mesmo e as suas várias realidades. Mostra o medo de Namjoon de si mesmo, de quem ele é ou de quem ele pode se tornar ao se sucumbir as tentações vistas na Era Wings, como ele quer ter a liberdade mas ao mesmo tempo tem medo das consequências dessa liberdade (como visto na letra da música). Vemos ele se rebelando ao fazer a tatuagem. E vemos principalmente ele fugindo de sua realidade para tentar fazer a única coisa que ele achava que conseguiria, que era atender o telefone e salvar o seu amigo, coisa que no final ele não consegue.


Durante todo o curta também vemos vários contrastes ente sombra e luz, mostrando que a Era Wings significa esse ponto chave dos personagens de ficar entre o mundo sombrio e o mundo irreal sem defeitos. A luta que acontece dentro de cada personagem com as suas sombras. Em Reflection vemos a autoreflexão de Namjoon como personagem do Universo BTS, mas principalmente de RM como idol, rapper, artista, pessoa, e mais importante, como Kim Namjoon.


 


FONTES:

Sigificado - Prendedor de cabelo

Entrevista - Yonhap News

Significado - Vermelho

Significado - Fogo

Posts Relacionados

Ver tudo

2 Comments


tete
tete
Nov 17, 2021

Por mais doido que possa ser, acho que a principal coisa que eles querem passar com isso, é a dualidade sabe? De saber qual lado seu você tem que ser, de qual lado você é, e de qual lado seu você é! A principal coisa q eu amei nessa resenha foi o fato de conseguir explicar muito bem isso, toda a dualidade e negação dela, amei <3

Like
M. N. C.
M. N. C.
Nov 17, 2021
Replying to

Eu também acho que o foco principal de todo o Universo BTS na verdade, é mostrar a dualidade e também a existência dos dois (ou mais) lados em união. A gente não vive no 8 ou 80, ou branco ou preto, na realidade é uma mistura de tudo. Muito obrigada e fico felliz que gostou :)

Like

© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page