top of page

Resenha - Into the Magic Shop

  • Foto do escritor: M. N. C.
    M. N. C.
  • 27 de ago. de 2021
  • 5 min de leitura

Dentro da Loja Mágica: Um neurocirurgião à descoberta dos caminhos secretos para a alma

Livro de James R. Doty

Publicado em 2017

Resenha de Mariana N. C.



James Doty cresceu pobre, numa terreola no deserto da Califórnia. O pai era alcoólico e a mãe, com depressão crónica, tentara suicidar-se várias vezes. Certo dia, quando tinha doze anos, entrou numa velha loja de magia. Queria comprar um polegar de plástico, para ensaiar um número. A senhora por trás do balcão simpatizou com aquele miúdo franzino. E propôs-lhe ensinar-lhe a verdadeira magia. Não os truques de circo, mas sim a capacidade de olhar para dentro e perceber a linguagem do coração…O miúdo aceitou. Durante seis semanas, todos os dias, ia religiosamente bater-lhe à porta. E todos os dias aprendia uma nova lição. Estávamos em 1968. Pouco se falava de meditação ou mindfulness, pensamento positivo ou visualizações. Mas era essa a magia que o rapaz de 12 anos começou a aprender. Passadas três décadas, o Dr. James Doty era já um dos mais respeitados neurocirurgiões americanos. E rico, muito rico. Conseguira lá chegar cumprindo os ensinamentos da misteriosa professora. Mas, algures a meio do caminho, começou a negligenciar o poder da verdadeira magia. E pagou um preço elevado. A história de James Doty - hoje professor catedrático de Neurocirurgia na Universidade de Stanford - é absolutamente real. É a história de um homem que tudo teve e tudo perdeu. E que soube reencontrar o caminho recuperando a memória de infância e as lições inesquecíveis daquela mulher.

 

RESENHA

Um livro lindo, amoroso e de escrita muito simples. Sendo um livro com foco na vida do escritor, algo que não estava acostumada à ler na época pois nunca gostei muito de livros de autobiografia, Into the Magic Shop está sem sombra de dúvidas entre os meus livros favoritos.

Como diz a sinopse, maior parte do livro a gente acompanha o pequeno James em seus encontros com Ruth, mulher que ensinou a verdadeira mágica para a criança e consequentemente também ensina ao leitor. O livro já é extremamente cativante logo no começo, pois já começa com a ideia da promesa de aprender como fazer a verdadeira mágica; e quem não gosta de mágica né? Propõem também alcançar todos os seus desejos e ter tudo que quer.


A ideia era prender a atenção da criança, mas acabou prendendo a minha mais ainda. Ao mostrar o período díficil que James estava passando e depois a possibilidade de uma melhora monstruosa foi bastante atrativa. Eu espelhei a minha vida na dele.


Acredito que todo mundo passa por momentos difíceis, uns vivem esse período por mais tempo que outros. E esse livro vai te ajudar e te prender bastante, acredite. Eu entrei na vibe do livro, e quando estava lendo decidi seguir o ritmo de James. Até porque não queria engolir os ensinamentos de uma vez só, sem saborear e digerir corretamente. À cada página você aprende algo novo e super profundo, você se simpatiza muuuito com a Ruth e deseja para que James nunca cresça e nunca saia da Loja de Mágica.


O livro tem a temática de 'A Lei da Atração' e quebra de bloqueios, as famosas paredes que criamos dentro de nós. No começo do livro eu fui bastante cética e com as minhas paredes bem firmes kkkk mas como eu também estava desesperada e muito curiosa, com o tempo e com cada lição da Ruth eu fui quebrando as minhas paredes e até fazendo os meus próprios deveres de casa. Pois o livro não foi escrito somente para nos mostrar a evolução de James, mas também foi escrito como um manual para o leitor.


Vou deixar um link com os ensinamentos da Ruth e o livro inteiro para você ler, aconselho muuuuito a ler. Vá com a mente aberta, querendo aprender e pular de cabeça na mudança. Talvez você leve para o futuro o que aprendeu e passe pra frente igual James fez. E lembre-se, tudo no livro são assuntos e tópicos sérios, nada é fictício. A mente e o coração são orgões enigmáticos, interessantes e sérios. O livro trata bastante disso, e os ensinamentos mostrados ali tem um preço alto se não forem aplicado e aprendidos corretamente.


A Magic Shop sempre está ali de portas abertas para quem precisar; ela apareceu no momento certo para James, apareceu no momento certo para mim, e talvez esse seja o momento certo pra você. Mas lembre-se de manter a promessa feita no começo do livro.


No VCR do 5º Muster, que teve a temática Magic Shop, vemos várias referências indicando que o livro Into the Magic Shop foi uma das inspirações para essa era. No VCR vemos JK como sendo a criança perdida, representando o James.


A Loja de Mágicas só apareceu depois que os meninos entraram em estado de meditação, que é algo bem recorrente no livro pois a meditação é a base para quase todos os ensinamentos de Ruth.



A Magic Shop aparece e lá dentro encontra-se vários mentores, os meninos representando a Ruth. Cada membro do BTS tenta mostrar coisas características de si mesmo para o JK como meio de opções para ele descobrir quem ele é (Seguindo a cronologia das Eras, em que o Jungkook é o último dos meninos à aceitar a idade adulta, a entender quem ele é). A ideia do VCR é mostrar o JK tentando encontrar nos meninos sua própria personalidade, algo com que ele se identifica.


O legal do VCR é que cada membro mostrou uma caracterísca que o ARMY usa bastante para reconhecer cada um. Namjoon com a sua vibe zen meio desastrada, Jin com o seu famoso Eat Jin, Yoongi na sua vibe mais relaxar e dormir, Jhope o Dance Machine super animado, Tae o amante de fotografia carismático e também super fotogênico, e Jimin como sendo o responsável por organizar e manter a ordem, o que 'cuida'.


Outro ponto legal é que sabendo que na vida real todos os meninos foram responsáveis por moldar a personalidade de Jungkook e quem ele é hoje, o VCR fica muito mais significativo e emocionante, mesmo vendo essa mensagem de maneira descontraída e divertida. No final do VCR a gente vê o JK entrando numa sala toda roxa e encontrando um tênis dentro de uma caixa, mas não qualquer tênis, O Tênis, o tênis que todo mundo sabe que é do JK. E vemos imagens dele dançando com o tênis.



O VCR termina com os meninos todos juntos se divertindo na Magic Shop. A mensagem é bem legal, fala sobre se encontrar, saber quem você realmente é, mas também mostra que você não está sozinho nessa jornada, sempre terá pessoas que se importam tentando te ajudar. Você tem ao seu lado o ARMY e o BTS.


"Se você abrir essa porta e entrar

Este lugar estará lá, esperando por você

Tudo bem acreditar, essa loja mágica vai te confortar"




2 Comments


Avaloney
Avaloney
Nov 05, 2021

Esse é o único dos livros resenhados que eu não tenho físico, mas está no meu carrinho da Amazon kkkk


Eu também cheguei bem cética e, sinceramente, não muito animada. Não é o tipo de livro que eu escolheria sozinha, mas ele praticamente nomeava sozinho uma música dos meninos então fiquei curiosa. Eu peguei a ideia da Lei da Atração logo de início e isso me desmotivou bastante, eu realmente tenho uma rixa com a ideia de que "o universo dá a quem pede", mas eram os meninos então eu ia encarar essa.


O livro me pegou no "O dia em que notei que meu polegar havia sumido começou como qualquer outro, no verão antes de eu iniciar o nono…


Like
M. N. C.
M. N. C.
Nov 05, 2021
Replying to

Kkkkkkkkk eu não vim ao mundo para facilitar pra ninguém kkkk eu já li esse livro umas 3 vezes, e me senti exatamente desse jeito, bem cética no começo, mas ao mesmo tempo eu AMO esses estudos da mente e ver por outros ângulos. A ideia do inconsciente me atrái mais ainda. O nosso cérebro é algo bem interessante, e esse livro foi umas das provas também. Ele realmente me marcou, e fico feliz que gostou da resenha :)

Like

© 2020 WIKI BANGTAN. Orgulhosamente criado por @M_NCRR

bottom of page